Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Victor, João Duarte
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/5655
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação
id RCAP_e544485e9dc24ee7b959b34341225e84
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5655
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz altaLeitura em voz altaLeitor públicoCompetências leitorasTécnicas teatraisOut loud readingTarget audienceReading competencesTheatre techniquesDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na EducaçãoEste estudo tem como tema e linha orientadora a análise dos benefícios das técnicas do teatro para a qualidade da leitura em voz alta, em contextos de educação não formal. A problemática deste estudo emerge do interesse em perceber e descrever o impacto que as técnicas teatrais têm no desenvolvimento da leitura partilhada, a partir de um estudo de caso centrado nas práticas da pequena comunidade de leitores que constitui a amostra da investigação: o Clube de Leitura em Voz Alta de Alcochete (CLEVA). Os objetivos definidos para esta investigação foram: compreender a existência e a ação de uma comunidade leitora no desenvolvimento da leitura em voz alta; estudar o impacto do teatro e das técnicas teatrais no desenvolvimento da leitura em voz alta. Esta dissertação enquadra-se numa metodologia qualitativa considerada no paradigma interpretativo. Os instrumentos e técnicas de recolha de dados utilizadas foram a observação naturalista e os inquéritos por questionário e por entrevista semidiretiva, tratados através de análise de conteúdo e tratamento estatístico. Os resultados obtidos permitem confirmar, entre outras conclusões, que o Clube, no período de recolha de dados (que compreendeu a totalidade das sessões, dezanove, realizadas entre 30/09/14 e 04/07/15), promoveu e desenvolveu, além da socialização da leitura, um conjunto de saberes e de competências no âmbito da leitura partilhada através das técnicas teatrais O estudo permitiu concluir, ainda, na linha do que é defendido por vários autores (Jean, 1999; Castro, 1999; Cintra 2002), que a comunicação com o público nas leituras em voz alta – no que diz respeito às palavras que adquirem significado pela enunciação – foi idêntica à que o ator estabelece com o espetador. Em síntese, podemos afirmar que a relação privilegiada entre a leitura em voz alta e o teatro no CLEVA teve um impacto relevante na formação dos leitores públicos participantes.ABSTRACT This thesis analyses and focus on the benefits of theatre techniques when applied to reading out loud on a non formal training context. The subject of this study emerges from the relevance of understanding and describing the impact of theatre techniques in the development of shared reading, based upon another study focused on the practices of a small community of readers that it leveraged on as its research sample: the Clube de Leitura em Voz Alta de Alcochete (CLEVA - “The Out Loud Reading Club of Alcochete”). The research objectives were: Understanding the existence and action of a reading community on the development of out loud reading; studying the impact of theatre and theatre techniques on the development of out loud reading. This dissertation is framed on an interpretative paradigm recognised qualitative methodology. The data collecting instruments and techniques were the naturalistic observation and surveys conducted either by questionnaires and/or semi-structured interviews, then treated through content analysis and statistical treatment. The obtained results hereby confirm, amongst other conclusions, that CLEVA, during the time when the data was collected (which comprises all the nineteen sessions occurred between the 30/09/14 and 04/07/15), promoted and developed, apart from the socialisation inherent to reading, a set of shared reading know-how and knowledge through theatre techniques. The study also concluded, as sustained by several authors (Jean, 1999; Castro, 1999; Cintra, 2002), that the communication with an audience through out loud reading is identical to that of an actor with the spectator - on what concerns words that acquire meaning through enunciation. In synthesis, we can affirm that the privileged relationship between out loud reading and theatre at CLEVA had a relevant impact on the participating out loud readers´ training.Falcão, MiguelRCIPLVictor, João Duarte2016-02-08T15:08:30Z2015-122015-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5655TID:201345234porVictor, J. D. (2015). Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:49:22Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:54.617542Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta
title Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta
spellingShingle Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta
Victor, João Duarte
Leitura em voz alta
Leitor público
Competências leitoras
Técnicas teatrais
Out loud reading
Target audience
Reading competences
Theatre techniques
title_short Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta
title_full Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta
title_fullStr Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta
title_full_unstemmed Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta
title_sort Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta
author Victor, João Duarte
author_facet Victor, João Duarte
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Falcão, Miguel
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Victor, João Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura em voz alta
Leitor público
Competências leitoras
Técnicas teatrais
Out loud reading
Target audience
Reading competences
Theatre techniques
topic Leitura em voz alta
Leitor público
Competências leitoras
Técnicas teatrais
Out loud reading
Target audience
Reading competences
Theatre techniques
description Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística, na especialização de Teatro na Educação
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12
2015-12-01T00:00:00Z
2016-02-08T15:08:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/5655
TID:201345234
url http://hdl.handle.net/10400.21/5655
identifier_str_mv TID:201345234
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Victor, J. D. (2015). Formar o “leitor público”: contributos do teatro para o desenvolvimento da leitura em voz alta [Dissertação de mestrado] Escola Superior de Educação de Lisboa/Instituto Politécnico de Lisboa, Lisboa
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133407144312832