Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vargas, Pedro Modesto da Palma
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/9524
Resumo: A surgir no final da formação inicial do professor de Educação Física, o estágio apresenta-se como um ano determinante para o contacto com a prática letiva e o meio escolar. Numa primeira parte, o objetivo do presente relatório passa por descrever como foi a experiência do estágio em Educação Física, realizado na Escola Secundária Campos Melo da Covilhã, tendo como principais referências a intervenção do professor nos diferentes ciclos de ensino, as dificuldades sentidas a cada abordagem diferente pelas características dos alunos, a perceção dos erros e da evolução em relação à operacionalização dos conteúdos anteriormente adquiridos na primeira fase da formação inicial. O relatório, para além de descrever as vivências a nível escolar também vai de encontro a uma reflexão crítica, devidamente acompanhada pela literatura, sobre as atividades letivas e não letivas e sobretudo de aprendizagens em contacto direto com um meio no qual futuramente irá estar integrado. Numa segunda parte, o relatório apresenta uma investigação realizada no âmbito escolar onde ocorreu o estágio, mais concretamente, verificar se existe uma relação direta entre os níveis de atividade física dos alunos e o seu sucesso escolar utilizando como amostra, alunos do ensino secundário da Escola Secundária Campos Melo.
id RCAP_38b5ebb65df269b27c79cf64bf09525e
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9524
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos MeloAtividade FísicaEducação FísicaEstágio CurricularIntervenção PedagógicaSucesso Escolar.Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do DesportoA surgir no final da formação inicial do professor de Educação Física, o estágio apresenta-se como um ano determinante para o contacto com a prática letiva e o meio escolar. Numa primeira parte, o objetivo do presente relatório passa por descrever como foi a experiência do estágio em Educação Física, realizado na Escola Secundária Campos Melo da Covilhã, tendo como principais referências a intervenção do professor nos diferentes ciclos de ensino, as dificuldades sentidas a cada abordagem diferente pelas características dos alunos, a perceção dos erros e da evolução em relação à operacionalização dos conteúdos anteriormente adquiridos na primeira fase da formação inicial. O relatório, para além de descrever as vivências a nível escolar também vai de encontro a uma reflexão crítica, devidamente acompanhada pela literatura, sobre as atividades letivas e não letivas e sobretudo de aprendizagens em contacto direto com um meio no qual futuramente irá estar integrado. Numa segunda parte, o relatório apresenta uma investigação realizada no âmbito escolar onde ocorreu o estágio, mais concretamente, verificar se existe uma relação direta entre os níveis de atividade física dos alunos e o seu sucesso escolar utilizando como amostra, alunos do ensino secundário da Escola Secundária Campos Melo.To emerge at the end of the initial formation of the teacher of Physical Education, the stage presents itself as a determining year for the contact with the school practice and the school environment. In the first part, the purpose of this report is to describe the experience of the Physical Education Internship, held at Campos Melo High School in Covilhã, with the main references being the teacher's intervention in the different teaching cycles, the difficulties experienced by each a different approach to the characteristics of the students, the perception of the errors and the evolution in relation to the operationalization of the contents previously acquired in the first phase of the initial formation. The report, besides describing the experiences at the school level, also goes against a critical reflection, duly accompanied by literature, on learner and non-learner activities and above all on learning in direct contact with a medium in which it will be integrated in the future. In a second part, the report presents an investigation carried out in the school context where the internship took place, more specifically, to verify if there is a direct relation between the levels of physical activity of the students and their school success using as sample, students of the secondary education of the School Secondary Campos Melo.Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho dauBibliorumVargas, Pedro Modesto da Palma2020-02-24T16:59:05Z2017-11-132017-10-32017-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/9524TID:202337049porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:50:49Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/9524Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:44.296194Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo
title Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo
spellingShingle Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo
Vargas, Pedro Modesto da Palma
Atividade Física
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção Pedagógica
Sucesso Escolar.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
title_short Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo
title_full Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo
title_fullStr Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo
title_full_unstemmed Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo
title_sort Relatório de Estágio de Educação Física para os Ensinos Básico e Secundário na Escola Secundária Campos Melo
author Vargas, Pedro Modesto da Palma
author_facet Vargas, Pedro Modesto da Palma
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Costa, Aldo Filipe Matos Moreira Carvalho da
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vargas, Pedro Modesto da Palma
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade Física
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção Pedagógica
Sucesso Escolar.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
topic Atividade Física
Educação Física
Estágio Curricular
Intervenção Pedagógica
Sucesso Escolar.
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências do Desporto
description A surgir no final da formação inicial do professor de Educação Física, o estágio apresenta-se como um ano determinante para o contacto com a prática letiva e o meio escolar. Numa primeira parte, o objetivo do presente relatório passa por descrever como foi a experiência do estágio em Educação Física, realizado na Escola Secundária Campos Melo da Covilhã, tendo como principais referências a intervenção do professor nos diferentes ciclos de ensino, as dificuldades sentidas a cada abordagem diferente pelas características dos alunos, a perceção dos erros e da evolução em relação à operacionalização dos conteúdos anteriormente adquiridos na primeira fase da formação inicial. O relatório, para além de descrever as vivências a nível escolar também vai de encontro a uma reflexão crítica, devidamente acompanhada pela literatura, sobre as atividades letivas e não letivas e sobretudo de aprendizagens em contacto direto com um meio no qual futuramente irá estar integrado. Numa segunda parte, o relatório apresenta uma investigação realizada no âmbito escolar onde ocorreu o estágio, mais concretamente, verificar se existe uma relação direta entre os níveis de atividade física dos alunos e o seu sucesso escolar utilizando como amostra, alunos do ensino secundário da Escola Secundária Campos Melo.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13
2017-10-3
2017-11-13T00:00:00Z
2020-02-24T16:59:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/9524
TID:202337049
url http://hdl.handle.net/10400.6/9524
identifier_str_mv TID:202337049
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136388813160448