Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martinez, Marcia Lorena Saurin
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Novello, Tanise Paula
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841
Resumo: O presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats.
id RCAP_25762263a6e788427ef3373a3bef9308
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de AprendizagemO presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 27-521646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841/1675Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Marcia Lorena SaurinNovello, Tanise Paula2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:22.787392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
spellingShingle Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Martinez, Marcia Lorena Saurin
title_short Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_fullStr Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_full_unstemmed Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
title_sort Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
author Martinez, Marcia Lorena Saurin
author_facet Martinez, Marcia Lorena Saurin
Novello, Tanise Paula
author_role author
author2 Novello, Tanise Paula
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martinez, Marcia Lorena Saurin
Novello, Tanise Paula
description O presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-03-25T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841
url https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841
identifier_str_mv oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841/1675
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
publisher.none.fl_str_mv PRISMA.COM
dc.source.none.fl_str_mv PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 27-52
1646-3153
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130170752237568