Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841 |
Resumo: | O presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats. |
id |
RCAP_25762263a6e788427ef3373a3bef9308 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de AprendizagemO presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats.PRISMA.COM2015-03-25T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 27-521646-3153reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841/1675Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COMinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartinez, Marcia Lorena SaurinNovello, Tanise Paula2022-09-06T09:23:16Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:30:22.787392Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
spellingShingle |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem Martinez, Marcia Lorena Saurin |
title_short |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_fullStr |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
title_sort |
Laços Interdisciplinares em Ambiente Virtual de Aprendizagem |
author |
Martinez, Marcia Lorena Saurin |
author_facet |
Martinez, Marcia Lorena Saurin Novello, Tanise Paula |
author_role |
author |
author2 |
Novello, Tanise Paula |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martinez, Marcia Lorena Saurin Novello, Tanise Paula |
description |
O presente artigo problematiza o Curso de Licenciatura em Ciências na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande - FURG/Brasil o qual se caracteriza por apresentar uma proposta pedagógica que se diferencia pela organização curricular constituída por interdisciplinas. O referido curso tem a intenção de formar docentes para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental de forma integrada e contextualizada, assim como possibilitar o problematizar coletivo da prática docente. Nesse estudo busca-se investigar como se produzem os laços interdisciplinares a partir dos relatos dos docentes sobre a dinâmica das aulas elaboradas e disponibilizadas no ambiente virtual Moodle. Utiliza-se a cartografia como estratégia metodológica, uma vez que, a intenção é evitar a predisposição de uma resposta, mas acompanhar um processo em transformação. Para cartografar o território existencial definido pelo curso operou-se com os quatro gestos da atenção cartográfica: rastreio, toque, pouso e reconhecimento atento. A partir desse operar percebeu-se que os laços produzidos potencializaram o replanejar das atividades e o aprimorar das estratégias metodológicas a partir do compartilhamento e discussão no coletivo, potencializadas por meio da utilização de ferramentas digitais como fóruns e chats. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-03-25T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841 oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841 |
url |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841 https://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/1841/1675 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2015 Revista PRISMA.COM |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
publisher.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM |
dc.source.none.fl_str_mv |
PRISMA.COM; N.º 28 (2015): Especial (Pesquisa e Formação no Território Hipermediatizado); 27-52 1646-3153 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130170752237568 |