Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toucinho, Pedro José Rufino Mendes
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2954
Resumo: Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto.
id RCAP_257754e1ace926c3c306dd8cb0548b66
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2954
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do FundãoAcademia de Música e Dança do FundãoBronfenbrennerEnsino ArticuladoAlunosPaisProfessoresRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto.O presente relatório está organizado em duas partes, a primeira consta de uma reflexão sobre a experiência e prática profissional adquirida durante aproximadamente dezassete anos de serviço a lecionar uma prática instrumental (guitarra). A segunda parte é composta por um projeto de investigação com a denominação de Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner. As políticas educativas, o contributo do projeto educativo da escola, o papel da família e dos seus educandos, são questões que podem contribuir para uma melhor compreensão da realidade e desta forma ajudar a que o processo educativo seja o mais globalizante possível, capaz de ajudar as nossas crianças a tornarem-se cidadãos críticos e responsáveis. O trabalho de investigação desenvolvido pretende assim clarificar e compreender a função atual do ensino da música em regime articulado na Academia de Música e Dança do Fundão. A metodologia utilizada inseriu-se num paradigma predominantemente qualitativo, apesar de, com o intuito de adquirir uma visão global mais completa e precisa, termos recorrido a alguns procedimentos de estatística descritiva. O estudo assumiu um design investigativo de estudo de caso, tendo-se adotado como instrumento principal de recolha de dados o questionário, aplicado a alunos, pais e professores. A interpretação dos dados baseou-se em técnicas de análise de conteúdo, o que implicou a definição de categorias e subcategorias de análise. O estudo permitiu estabelecer algumas conclusões à luz da teoria do ambiente ecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner. Como o autor defende na sua tese, a pessoa em desenvolvimento conta com muitas e variadas influências sendo um produto de uma interação entre a natureza e o ambiente, provando-se através dos resultados obtidos, que as relações da família com a escola estão bastante presentes, sendo assim, possível estabelecer uma ligação com a teoria de Bronfenbrenner, principalmente ao nível do seu conjunto de estruturas. Em relação à Academia de Música e Dança do Fundão, foi considerada sem qualquer dúvida, uma escola do ensino artístico especializado da música com todas as condições para proporcionar uma boa formação artística, mas também com um papel muito importante no desenvolvimento social através de uma dupla importância assente na formação geral, independentemente do futuro profissional de cada um. O gosto pela música, de uma forma geral, a possibilidade de aprender um instrumento e a importância que a música ocupa na formação geral do indivíduo são, precisamente, a razão, a escolha e a motivação para a matrícula no ensino articulado.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaJorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoToucinho, Pedro José Rufino Mendes2015-09-10T12:07:52Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2954TID:201097362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:09.368159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
title Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
spellingShingle Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
Toucinho, Pedro José Rufino Mendes
Academia de Música e Dança do Fundão
Bronfenbrenner
Ensino Articulado
Alunos
Pais
Professores
title_short Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
title_full Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
title_fullStr Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
title_full_unstemmed Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
title_sort Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
author Toucinho, Pedro José Rufino Mendes
author_facet Toucinho, Pedro José Rufino Mendes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia
Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Toucinho, Pedro José Rufino Mendes
dc.subject.por.fl_str_mv Academia de Música e Dança do Fundão
Bronfenbrenner
Ensino Articulado
Alunos
Pais
Professores
topic Academia de Música e Dança do Fundão
Bronfenbrenner
Ensino Articulado
Alunos
Pais
Professores
description Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-10T12:07:52Z
2015
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2954
TID:201097362
url http://hdl.handle.net/10400.11/2954
identifier_str_mv TID:201097362
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130802962825216