Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2954 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto. |
id |
RCAP_257754e1ace926c3c306dd8cb0548b66 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2954 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do FundãoAcademia de Música e Dança do FundãoBronfenbrennerEnsino ArticuladoAlunosPaisProfessoresRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto.O presente relatório está organizado em duas partes, a primeira consta de uma reflexão sobre a experiência e prática profissional adquirida durante aproximadamente dezassete anos de serviço a lecionar uma prática instrumental (guitarra). A segunda parte é composta por um projeto de investigação com a denominação de Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner. As políticas educativas, o contributo do projeto educativo da escola, o papel da família e dos seus educandos, são questões que podem contribuir para uma melhor compreensão da realidade e desta forma ajudar a que o processo educativo seja o mais globalizante possível, capaz de ajudar as nossas crianças a tornarem-se cidadãos críticos e responsáveis. O trabalho de investigação desenvolvido pretende assim clarificar e compreender a função atual do ensino da música em regime articulado na Academia de Música e Dança do Fundão. A metodologia utilizada inseriu-se num paradigma predominantemente qualitativo, apesar de, com o intuito de adquirir uma visão global mais completa e precisa, termos recorrido a alguns procedimentos de estatística descritiva. O estudo assumiu um design investigativo de estudo de caso, tendo-se adotado como instrumento principal de recolha de dados o questionário, aplicado a alunos, pais e professores. A interpretação dos dados baseou-se em técnicas de análise de conteúdo, o que implicou a definição de categorias e subcategorias de análise. O estudo permitiu estabelecer algumas conclusões à luz da teoria do ambiente ecológico do desenvolvimento de Bronfenbrenner. Como o autor defende na sua tese, a pessoa em desenvolvimento conta com muitas e variadas influências sendo um produto de uma interação entre a natureza e o ambiente, provando-se através dos resultados obtidos, que as relações da família com a escola estão bastante presentes, sendo assim, possível estabelecer uma ligação com a teoria de Bronfenbrenner, principalmente ao nível do seu conjunto de estruturas. Em relação à Academia de Música e Dança do Fundão, foi considerada sem qualquer dúvida, uma escola do ensino artístico especializado da música com todas as condições para proporcionar uma boa formação artística, mas também com um papel muito importante no desenvolvimento social através de uma dupla importância assente na formação geral, independentemente do futuro profissional de cada um. O gosto pela música, de uma forma geral, a possibilidade de aprender um instrumento e a importância que a música ocupa na formação geral do indivíduo são, precisamente, a razão, a escolha e a motivação para a matrícula no ensino articulado.Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira CorreiaJorge, Fátima Regina Duarte Gouveia FernandesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoToucinho, Pedro José Rufino Mendes2015-09-10T12:07:52Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2954TID:201097362porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:41:11Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2954Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:34:09.368159Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão |
title |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão |
spellingShingle |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão Toucinho, Pedro José Rufino Mendes Academia de Música e Dança do Fundão Bronfenbrenner Ensino Articulado Alunos Pais Professores |
title_short |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão |
title_full |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão |
title_fullStr |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão |
title_full_unstemmed |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão |
title_sort |
Dinâmicas geradas no ensino articulado à luz da teoria Bronfenbrenner : um estudo de caso da Academia de Música e Dança do Fundão |
author |
Toucinho, Pedro José Rufino Mendes |
author_facet |
Toucinho, Pedro José Rufino Mendes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Castilho, Maria Luísa Faria de Sousa Cerqueira Correia Jorge, Fátima Regina Duarte Gouveia Fernandes Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Toucinho, Pedro José Rufino Mendes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Academia de Música e Dança do Fundão Bronfenbrenner Ensino Articulado Alunos Pais Professores |
topic |
Academia de Música e Dança do Fundão Bronfenbrenner Ensino Articulado Alunos Pais Professores |
description |
Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Ensino de Música – Instrumento (Guitarra) e Música de Conjunto. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-09-10T12:07:52Z 2015 2015-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2954 TID:201097362 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2954 |
identifier_str_mv |
TID:201097362 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130802962825216 |