Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Catarina Sousa
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/109533
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado Em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
id RCAP_25a7fa3ea4dac1feda967c5070c92485
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/109533
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2BDigital Marketing and its Applicability in B2B BusinessesMarketing DigitalNegócios B2BRedes SociaisMarketing de ConteúdosComunicação InternaDigital MarketingB2B BusinessesSocial MediaContent MarketingInternal CommunicationsRelatório de Estágio do Mestrado Em Gestão apresentado à Faculdade de EconomiaNos últimos anos, o surgimento da tecnologia digital e da internet transformou o cenário do marketing digital, simplificando a interconexão entre empresas e ampliando o seu alcance para potenciais clientes. Canais de marketing digital, como marketing de conteúdos, motores de busca e redes sociais tornaram-se ferramentas essenciais para os profissionais de marketing. Como resultado, estes profissionais precisaram de se adaptar e evoluir, para acompanhar o ritmo acelerado das inovações tecnológicas utilizando essas ferramentas de forma eficiente.Um marketing digital B2B bem-sucedido requer uma compreensão profunda do público-alvo e das suas necessidades, bem como uma estratégia de marketing digital bem planeada e executada que esteja alinhada aos objetivos da empresa. Também envolve o uso de dados e análises para medir e otimizar os esforços de marketing, garantindo o melhor retorno sobre o investimento (ROI).Este relatório apresenta o resultado final do estágio curricular realizado na Active Space Technologies, entre fevereiro a junho de 2023. O estágio foi parte integrante no Plano de Estudos do Segundo Ano do Mestrado de Gestão da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, com foco nas áreas de marketing e comunicação. O relatório fornece um breve enquadramento teórico de conceitos no marketing digital, para compreender as atividades realizadas durante o estágio. São também apresentados os desafios e problemáticas encontradas ao longo deste período.O estágio, caracterizado pela sua abordagem proativa, representou uma oportunidade para aplicar conceitos teóricos, adquiridos durante o percurso académico em situações práticas, obter experiência e conhecimento em marketing e comunicação, e contribuir para o desenvolvimento da Active Space Technologies.In recent years, the emergence of digital technology and the internet has completely transformed the landscape of digital marketing. It has made it easier for companies to connect with each other and expand their reach to potential customers. Digital marketing channels such as content marketing, search engines and social media have become indispensable tools for marketing professionals. Consequently, these professionals have had to adapt and evolve rapidly in order to keep up with the fast-paced technological innovations and effectively utilize these tools.To achieve successful B2B digital marketing, a deep understanding of the target audience and their unique needs is crucial. Additionally, a well-planned and executed digital marketing strategy that aligns with the company's objectives is essential. Furthermore, leveraging data and analytics is crucial in measuring and optimizing marketing efforts, ensuring the best possible return on investment (ROI).This report presents the final outcomes of the curricular internship conducted at Active Space Technologies from February to June 2023. The internship was an integral component of the Second Year Study Plan for the Master's in Management program at the Faculty of Economics, at the University of Coimbra, with a particular emphasis on marketing and communication. The report provides a concise theoretical framework of digital marketing concepts to facilitate understanding of the activities undertaken during the internship. It also addresses the challenges and issues encountered throughout this period.The internship, characterized by its proactive approach, provided a valuable opportunity to apply theoretical concepts acquired during the academic journey to practical situations, thereby gaining hands-on experience and knowledge in the realms of marketing and communication. Furthermore, it served as a means to contribute to the growth and development of Active Space Technologies.2023-07-212025-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/109533http://hdl.handle.net/10316/109533TID:203369785porVieira, Catarina Sousainfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-27T11:16:58Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/109533Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:25:42.850315Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B
Digital Marketing and its Applicability in B2B Businesses
title Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B
spellingShingle Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B
Vieira, Catarina Sousa
Marketing Digital
Negócios B2B
Redes Sociais
Marketing de Conteúdos
Comunicação Interna
Digital Marketing
B2B Businesses
Social Media
Content Marketing
Internal Communications
title_short Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B
title_full Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B
title_fullStr Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B
title_full_unstemmed Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B
title_sort Marketing Digital e a sua Aplicabilidade em Negócios B2B
author Vieira, Catarina Sousa
author_facet Vieira, Catarina Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Catarina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing Digital
Negócios B2B
Redes Sociais
Marketing de Conteúdos
Comunicação Interna
Digital Marketing
B2B Businesses
Social Media
Content Marketing
Internal Communications
topic Marketing Digital
Negócios B2B
Redes Sociais
Marketing de Conteúdos
Comunicação Interna
Digital Marketing
B2B Businesses
Social Media
Content Marketing
Internal Communications
description Relatório de Estágio do Mestrado Em Gestão apresentado à Faculdade de Economia
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-21
2025-07-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/109533
http://hdl.handle.net/10316/109533
TID:203369785
url http://hdl.handle.net/10316/109533
identifier_str_mv TID:203369785
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/embargoedAccess
eu_rights_str_mv embargoedAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134139306213376