Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Patrícia Filipa da Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/6824
Resumo: O presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Neste pretende-se reflectir sobre o percurso formativo seguido pela professora-estagiária e a sua reflexão sobre as experiências de ensino realizadas no âmbito do mestrado e a investigação sobre um tema relevante para a prática profissional. O relatório divide-se em duas partes principais. Na primeira (Capítulo I) apresenta-se uma investigação sobre o tema, Aprendizagem Baseada em Problemas, que envolveu uma turma de 4.º ano e três turmas de 5.º ano. Na segunda (Capítulo II) Experiências de ensino/aprendizagem realizadas com as turmas referidas A investigação relacionada com a Matemática desenvolveu-se em contexto real de ensino/aprendizagem da Matemática com uma turma de 5.º ano, tendo como principal objectivo apreciar as opiniões dos alunos acerca da estratégia de aprendizagem baseada em problemas, na aprendizagem de conceitos associados ao perímetro e à área. Os dados foram obtidos através de um questionário e de fichas-problemas. Nas restantes turmas (1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico) foi aplicada a mesma estratégia no sentido de verificar se a mesma facilita a compreensão dos conteúdos leccionados em cada uma dessas turmas. A estratégia de aprendizagem baseada em problemas teve como principais etapas a apresentação de um problema aos alunos e posterior resolução, com particular empenho na promoção de investigação e aprofundamento sobre os assuntos em estudo, nomeadamente a partir da interacção entre os alunos na discussão dos conceitos envolvidos e dos processos utilizados para encontrar a solução do problema proposto. Tendo em conta a preocupação com a selecção dos problemas, as questões a colocar aos alunos, a procura de respostas válidas, bem como a recolha, interpretação e utilização da informação produzida pelos alunos com o objectivo de melhorar o seu ensino e a sua aprendizagem, podemos considerar que a investigação se aproxima do paradigma de investigação-acção. As Experiências de ensino/aprendizagem, apresentadas no capítulo II deste relatório, foram realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Em cada uma destas experiências foram seleccionadas aulas para serem analisadas neste relatório. Nessas aulas foram desenvolvidos os conteúdos curriculares de acordo com os respectivos programas oficiais e implementou-se a estratégia de aprendizagem baseada em problemas. Sobre cada aula seleccionada apresenta-se uma reflexão acerca da estratégia adoptada, as dificuldades sentidas pelos alunos, bem como a apreciação dos recursos materiais utilizados no sentido de averiguar se foram úteis para a aprendizagem e se contribuíram para que os alunos ultrapassassem as dificuldades sentidas. This report was written as an integrant part of the Practical Curricular Unity of Supervised Teaching from the Master course of first and second cycles of Basic Education from Braganza’s Superior Education Institute. It is its purpose to reflect the formative path followed by the intern teacher, her reflection about the teaching experiences occurred during the Master course and the investigation of a relevant subject to professional practice. This report is divided in two principal parts. The first one (Chapter I) replies to an investigation about the theme in study, Problem-Based Learning, which involved one fourth grade and three fifth grade classes circumscribed in the Supervised Teaching Practice. The second one (Chapter II) is referred to Teaching/Learning Experiences with the same classes that were previously mentioned. The Investigation related with Mathematics was developed in a real context of teaching and learning mathematics in a fifth grade class. Its aim was to consider the students opinion about the learning strategy based in problems, concerning learning concepts associated with perimeter and area. The obtained data was achieved through a questionnaire and problem testing. In the other classes (first and second cycles of Basic Education) it was applied the same strategy aiming to verify if it facilitates the contents comprehension lectured in each one of them. The learning strategy based in problems had as its principal steps the presentation of a problem to the students and its posterior resolution with particular effort in promoting the investigation and the consequent increase in the studied subjects knowledge namely starting from the interaction between students in the discussion about the involved concepts and the utilized processes to find the solution to the proposed problem. Taking into consideration the concern about the selection of problems, questions to be asked to the students, the search of valid answers, as well as the research, interpretation and utilization of all the information produced by the students, aiming to improve their teaching and apprenticeship, it could be considered that this investigation approaches to the investigation-action paradigm. The Experiences of Teaching/Apprenticeship presented in Chapter II of this report were produced along the Teaching Practice. In each experience there were selected a few classes to be analyzed in this report. In these classes there were developed curricular contents according the official specific programs and was implemented the learning strategy based in problems. About each selected class was presented a reflection related with the adopted strategy, the difficulties sensed by the students as well as the appreciation of the utilized material resources in order to ascertain if they were useful to the apprenticeship and if they contributed to the overcome the difficulties.
id RCAP_25c2921a2b4bb6f7a51d57ed8d8b94e7
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6824
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino BásicoO presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Neste pretende-se reflectir sobre o percurso formativo seguido pela professora-estagiária e a sua reflexão sobre as experiências de ensino realizadas no âmbito do mestrado e a investigação sobre um tema relevante para a prática profissional. O relatório divide-se em duas partes principais. Na primeira (Capítulo I) apresenta-se uma investigação sobre o tema, Aprendizagem Baseada em Problemas, que envolveu uma turma de 4.º ano e três turmas de 5.º ano. Na segunda (Capítulo II) Experiências de ensino/aprendizagem realizadas com as turmas referidas A investigação relacionada com a Matemática desenvolveu-se em contexto real de ensino/aprendizagem da Matemática com uma turma de 5.º ano, tendo como principal objectivo apreciar as opiniões dos alunos acerca da estratégia de aprendizagem baseada em problemas, na aprendizagem de conceitos associados ao perímetro e à área. Os dados foram obtidos através de um questionário e de fichas-problemas. Nas restantes turmas (1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico) foi aplicada a mesma estratégia no sentido de verificar se a mesma facilita a compreensão dos conteúdos leccionados em cada uma dessas turmas. A estratégia de aprendizagem baseada em problemas teve como principais etapas a apresentação de um problema aos alunos e posterior resolução, com particular empenho na promoção de investigação e aprofundamento sobre os assuntos em estudo, nomeadamente a partir da interacção entre os alunos na discussão dos conceitos envolvidos e dos processos utilizados para encontrar a solução do problema proposto. Tendo em conta a preocupação com a selecção dos problemas, as questões a colocar aos alunos, a procura de respostas válidas, bem como a recolha, interpretação e utilização da informação produzida pelos alunos com o objectivo de melhorar o seu ensino e a sua aprendizagem, podemos considerar que a investigação se aproxima do paradigma de investigação-acção. As Experiências de ensino/aprendizagem, apresentadas no capítulo II deste relatório, foram realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Em cada uma destas experiências foram seleccionadas aulas para serem analisadas neste relatório. Nessas aulas foram desenvolvidos os conteúdos curriculares de acordo com os respectivos programas oficiais e implementou-se a estratégia de aprendizagem baseada em problemas. Sobre cada aula seleccionada apresenta-se uma reflexão acerca da estratégia adoptada, as dificuldades sentidas pelos alunos, bem como a apreciação dos recursos materiais utilizados no sentido de averiguar se foram úteis para a aprendizagem e se contribuíram para que os alunos ultrapassassem as dificuldades sentidas. This report was written as an integrant part of the Practical Curricular Unity of Supervised Teaching from the Master course of first and second cycles of Basic Education from Braganza’s Superior Education Institute. It is its purpose to reflect the formative path followed by the intern teacher, her reflection about the teaching experiences occurred during the Master course and the investigation of a relevant subject to professional practice. This report is divided in two principal parts. The first one (Chapter I) replies to an investigation about the theme in study, Problem-Based Learning, which involved one fourth grade and three fifth grade classes circumscribed in the Supervised Teaching Practice. The second one (Chapter II) is referred to Teaching/Learning Experiences with the same classes that were previously mentioned. The Investigation related with Mathematics was developed in a real context of teaching and learning mathematics in a fifth grade class. Its aim was to consider the students opinion about the learning strategy based in problems, concerning learning concepts associated with perimeter and area. The obtained data was achieved through a questionnaire and problem testing. In the other classes (first and second cycles of Basic Education) it was applied the same strategy aiming to verify if it facilitates the contents comprehension lectured in each one of them. The learning strategy based in problems had as its principal steps the presentation of a problem to the students and its posterior resolution with particular effort in promoting the investigation and the consequent increase in the studied subjects knowledge namely starting from the interaction between students in the discussion about the involved concepts and the utilized processes to find the solution to the proposed problem. Taking into consideration the concern about the selection of problems, questions to be asked to the students, the search of valid answers, as well as the research, interpretation and utilization of all the information produced by the students, aiming to improve their teaching and apprenticeship, it could be considered that this investigation approaches to the investigation-action paradigm. The Experiences of Teaching/Apprenticeship presented in Chapter II of this report were produced along the Teaching Practice. In each experience there were selected a few classes to be analyzed in this report. In these classes there were developed curricular contents according the official specific programs and was implemented the learning strategy based in problems. About each selected class was presented a reflection related with the adopted strategy, the difficulties sensed by the students as well as the appreciation of the utilized material resources in order to ascertain if they were useful to the apprenticeship and if they contributed to the overcome the difficulties.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoMorais, CarlosBiblioteca Digital do IPBGonçalves, Patrícia Filipa da Silva2012-05-02T11:13:41Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/6824porRibeiro, Paula Alexandra Leal (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:17:07Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/6824Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:58:47.008006Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
Gonçalves, Patrícia Filipa da Silva
title_short Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada em ensino do 1º e do 2º ciclo do Ensino Básico
author Gonçalves, Patrícia Filipa da Silva
author_facet Gonçalves, Patrícia Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morais, Carlos
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Patrícia Filipa da Silva
description O presente relatório foi elaborado como parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Bragança. Neste pretende-se reflectir sobre o percurso formativo seguido pela professora-estagiária e a sua reflexão sobre as experiências de ensino realizadas no âmbito do mestrado e a investigação sobre um tema relevante para a prática profissional. O relatório divide-se em duas partes principais. Na primeira (Capítulo I) apresenta-se uma investigação sobre o tema, Aprendizagem Baseada em Problemas, que envolveu uma turma de 4.º ano e três turmas de 5.º ano. Na segunda (Capítulo II) Experiências de ensino/aprendizagem realizadas com as turmas referidas A investigação relacionada com a Matemática desenvolveu-se em contexto real de ensino/aprendizagem da Matemática com uma turma de 5.º ano, tendo como principal objectivo apreciar as opiniões dos alunos acerca da estratégia de aprendizagem baseada em problemas, na aprendizagem de conceitos associados ao perímetro e à área. Os dados foram obtidos através de um questionário e de fichas-problemas. Nas restantes turmas (1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico) foi aplicada a mesma estratégia no sentido de verificar se a mesma facilita a compreensão dos conteúdos leccionados em cada uma dessas turmas. A estratégia de aprendizagem baseada em problemas teve como principais etapas a apresentação de um problema aos alunos e posterior resolução, com particular empenho na promoção de investigação e aprofundamento sobre os assuntos em estudo, nomeadamente a partir da interacção entre os alunos na discussão dos conceitos envolvidos e dos processos utilizados para encontrar a solução do problema proposto. Tendo em conta a preocupação com a selecção dos problemas, as questões a colocar aos alunos, a procura de respostas válidas, bem como a recolha, interpretação e utilização da informação produzida pelos alunos com o objectivo de melhorar o seu ensino e a sua aprendizagem, podemos considerar que a investigação se aproxima do paradigma de investigação-acção. As Experiências de ensino/aprendizagem, apresentadas no capítulo II deste relatório, foram realizadas ao longo da Prática de Ensino Supervisionada. Em cada uma destas experiências foram seleccionadas aulas para serem analisadas neste relatório. Nessas aulas foram desenvolvidos os conteúdos curriculares de acordo com os respectivos programas oficiais e implementou-se a estratégia de aprendizagem baseada em problemas. Sobre cada aula seleccionada apresenta-se uma reflexão acerca da estratégia adoptada, as dificuldades sentidas pelos alunos, bem como a apreciação dos recursos materiais utilizados no sentido de averiguar se foram úteis para a aprendizagem e se contribuíram para que os alunos ultrapassassem as dificuldades sentidas. This report was written as an integrant part of the Practical Curricular Unity of Supervised Teaching from the Master course of first and second cycles of Basic Education from Braganza’s Superior Education Institute. It is its purpose to reflect the formative path followed by the intern teacher, her reflection about the teaching experiences occurred during the Master course and the investigation of a relevant subject to professional practice. This report is divided in two principal parts. The first one (Chapter I) replies to an investigation about the theme in study, Problem-Based Learning, which involved one fourth grade and three fifth grade classes circumscribed in the Supervised Teaching Practice. The second one (Chapter II) is referred to Teaching/Learning Experiences with the same classes that were previously mentioned. The Investigation related with Mathematics was developed in a real context of teaching and learning mathematics in a fifth grade class. Its aim was to consider the students opinion about the learning strategy based in problems, concerning learning concepts associated with perimeter and area. The obtained data was achieved through a questionnaire and problem testing. In the other classes (first and second cycles of Basic Education) it was applied the same strategy aiming to verify if it facilitates the contents comprehension lectured in each one of them. The learning strategy based in problems had as its principal steps the presentation of a problem to the students and its posterior resolution with particular effort in promoting the investigation and the consequent increase in the studied subjects knowledge namely starting from the interaction between students in the discussion about the involved concepts and the utilized processes to find the solution to the proposed problem. Taking into consideration the concern about the selection of problems, questions to be asked to the students, the search of valid answers, as well as the research, interpretation and utilization of all the information produced by the students, aiming to improve their teaching and apprenticeship, it could be considered that this investigation approaches to the investigation-action paradigm. The Experiences of Teaching/Apprenticeship presented in Chapter II of this report were produced along the Teaching Practice. In each experience there were selected a few classes to be analyzed in this report. In these classes there were developed curricular contents according the official specific programs and was implemented the learning strategy based in problems. About each selected class was presented a reflection related with the adopted strategy, the difficulties sensed by the students as well as the appreciation of the utilized material resources in order to ascertain if they were useful to the apprenticeship and if they contributed to the overcome the difficulties.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-05-02T11:13:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/6824
url http://hdl.handle.net/10198/6824
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, Paula Alexandra Leal (2011). Prática de ensino supervisionada em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do Ensino Básico. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135208383971328