Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Rita Fonseca
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/10808
Resumo: Mestrado em Marketing
id RCAP_25e9423f0cdc4cc1f9308a78cdad1b08
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10808
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-businessComunicação InternaReputação OrganizacionalIdentidadeImagemInternal CommunicationsOrganizational ReputationIdentityImageMestrado em MarketingA reputação de uma organização é composta pelas perceções dos seus públicos internos - colaboradores diretos e indiretos - e dos seus públicos externos - clientes, fornecedores, media, comunidade local (Davies, Chun, Silva & Roper 2001). Em organizações business-to-business do setor industrial, grande parte dos colaboradores não tem contacto direto com stakeholders externos (fornecedores, entre outros). Deste modo, podia ser expectável que a comunicação interna não se relacionasse com a opinião que os stakeholders externos têm das organizações. Esta dissertação procura compreender se existe ligação entre a comunicação interna e a reputação organizacional de uma empresa industrial do setor logístico e de produção de componentes automóveis. Para mapear e aprofundar perceções acerca da comunicação interna, reputação organizacional e a ligação entre os dois constructos, foi realizado um estudo qualitativo, composto por entrevistas semiestruturadas ao diretor-geral, à diretora de recursos humanos, a seis colaboradores da organização que contactam diretamente com diferentes stakeholders e a um fornecedor. Os resultados indicam que há ligações entre a comunicação interna e a reputação da organização, tanto ao nível da identidade (perceções dos colaboradores) como da imagem (perceções dos stakeholders externos).The reputation of an organization is composed of perceptions of its internal public - direct and indirect employees - and its external stakeholders - customers, suppliers, the media, local community (Davies, Chun, Silva & Roper 2001). In business-to-business industrial sector organizations, most employees have no direct contact with external stakeholders (suppliers, among others). Thus, it could be expected that internal communication had no impact on the opinion that external stakeholders have about the organizations. This dissertation seeks to understand whether there is a link between internal communication and organizational reputation of an industrial company in the logistics sector and automotive components production. To map and strengthen perceptions of internal communication, organizational reputation and the link between the two constructs, it was conducted a qualitative study consisting of semi-structured interviews to the director general, the director of human resources, six employees of the organization who contact directly with different stakeholders and a supplier. The results indicate that there are links between internal communication and the organization's reputation, both in terms of identity (perceptions of employees) as image (perceptions of external stakeholders).Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaMarques, Rita Fonseca2016-02-01T13:19:59Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10808porMarques, Rita Fonseca (2015). "Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:12.594227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
title Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
spellingShingle Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
Marques, Rita Fonseca
Comunicação Interna
Reputação Organizacional
Identidade
Imagem
Internal Communications
Organizational Reputation
Identity
Image
title_short Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
title_full Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
title_fullStr Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
title_full_unstemmed Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
title_sort Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
author Marques, Rita Fonseca
author_facet Marques, Rita Fonseca
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Patrícia Nunes
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Rita Fonseca
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação Interna
Reputação Organizacional
Identidade
Imagem
Internal Communications
Organizational Reputation
Identity
Image
topic Comunicação Interna
Reputação Organizacional
Identidade
Imagem
Internal Communications
Organizational Reputation
Identity
Image
description Mestrado em Marketing
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015-01-01T00:00:00Z
2016-02-01T13:19:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/10808
url http://hdl.handle.net/10400.5/10808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Marques, Rita Fonseca (2015). "Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131054537179136