Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/10808 |
Resumo: | Mestrado em Marketing |
id |
RCAP_25e9423f0cdc4cc1f9308a78cdad1b08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/10808 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-businessComunicação InternaReputação OrganizacionalIdentidadeImagemInternal CommunicationsOrganizational ReputationIdentityImageMestrado em MarketingA reputação de uma organização é composta pelas perceções dos seus públicos internos - colaboradores diretos e indiretos - e dos seus públicos externos - clientes, fornecedores, media, comunidade local (Davies, Chun, Silva & Roper 2001). Em organizações business-to-business do setor industrial, grande parte dos colaboradores não tem contacto direto com stakeholders externos (fornecedores, entre outros). Deste modo, podia ser expectável que a comunicação interna não se relacionasse com a opinião que os stakeholders externos têm das organizações. Esta dissertação procura compreender se existe ligação entre a comunicação interna e a reputação organizacional de uma empresa industrial do setor logístico e de produção de componentes automóveis. Para mapear e aprofundar perceções acerca da comunicação interna, reputação organizacional e a ligação entre os dois constructos, foi realizado um estudo qualitativo, composto por entrevistas semiestruturadas ao diretor-geral, à diretora de recursos humanos, a seis colaboradores da organização que contactam diretamente com diferentes stakeholders e a um fornecedor. Os resultados indicam que há ligações entre a comunicação interna e a reputação da organização, tanto ao nível da identidade (perceções dos colaboradores) como da imagem (perceções dos stakeholders externos).The reputation of an organization is composed of perceptions of its internal public - direct and indirect employees - and its external stakeholders - customers, suppliers, the media, local community (Davies, Chun, Silva & Roper 2001). In business-to-business industrial sector organizations, most employees have no direct contact with external stakeholders (suppliers, among others). Thus, it could be expected that internal communication had no impact on the opinion that external stakeholders have about the organizations. This dissertation seeks to understand whether there is a link between internal communication and organizational reputation of an industrial company in the logistics sector and automotive components production. To map and strengthen perceptions of internal communication, organizational reputation and the link between the two constructs, it was conducted a qualitative study consisting of semi-structured interviews to the director general, the director of human resources, six employees of the organization who contact directly with different stakeholders and a supplier. The results indicate that there are links between internal communication and the organization's reputation, both in terms of identity (perceptions of employees) as image (perceptions of external stakeholders).Instituto Superior de Economia e GestãoTavares, Patrícia NunesRepositório da Universidade de LisboaMarques, Rita Fonseca2016-02-01T13:19:59Z20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/10808porMarques, Rita Fonseca (2015). "Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:06Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/10808Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:12.594227Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business |
title |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business |
spellingShingle |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business Marques, Rita Fonseca Comunicação Interna Reputação Organizacional Identidade Imagem Internal Communications Organizational Reputation Identity Image |
title_short |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business |
title_full |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business |
title_fullStr |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business |
title_full_unstemmed |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business |
title_sort |
Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business |
author |
Marques, Rita Fonseca |
author_facet |
Marques, Rita Fonseca |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Patrícia Nunes Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Rita Fonseca |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Interna Reputação Organizacional Identidade Imagem Internal Communications Organizational Reputation Identity Image |
topic |
Comunicação Interna Reputação Organizacional Identidade Imagem Internal Communications Organizational Reputation Identity Image |
description |
Mestrado em Marketing |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-01-01T00:00:00Z 2016-02-01T13:19:59Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/10808 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/10808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Marques, Rita Fonseca (2015). "Comunicação interna e reputação organizacional : estudo de caso de uma empresa business-to-business". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131054537179136 |