Estudo da correlação entre comunicação e reputação junto ao público interno: o caso de uma empresa de petróleo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Anneliese Schmidt da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4498
Resumo: Nos dias de hoje, uma reputação corporativa forte é pressuposto de sucesso para a competitividade e eficiência nos negócios, interferindo na capacidade de atrair e manter clientes, empregados e investidores de uma organização. Cada vez mais, práticas de comunicação interna estão atreladas a responsabilidade social a fim de gerar um melhor desempenho corporativo. A partir disso, esta dissertação objetiva, pela percepção do público interno de uma empresa de petróleo, verificar a relação entre os fatores da comunicação interna e as práticas da reputação a fim de propor diretrizes para a gestão dos veículos de comunicação. A pesquisa pode ser classificada como exploratória, bibliográfica, descritiva, de cunho dedutivo e abordagem quali-quantitativa. Adotou-se o método estudo de caso por meio de triangulação de múltiplas fontes de evidências para a coleta de dados: revisão teórica da literatura, análise documental, observação direta e questionário survey aplicado com especialistas de uma empresa de petróleo. Os resultados descritivos e inferenciais foram analisados por meio do pacote de software estatístico R. A pesquisa foi validada internamente por meio do cálculo do alfa de Cronbach e externamente por meio do teste de normalidade, do teste de Mann-Whitney, do teste de Kruskal-Wallis e análise de correlação entre os constructos e suas variáveis. A discussão dos resultados buscou propor ações de melhoria para a gestão de veículos de comunicação interna, o relacionamento com os stakeholders e a reputação da empresa. Por fim, prevê-se que esta pesquisa será de interesse para profissionais e acadêmicos, pois a convergência desses conceitos e análises pode ser útil como benchmarking para organizações e empreendedores, de diversos setores.
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