Influência do ângulo de injeção nas emissões de poluentes e temperatura de combustão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/7965 |
Resumo: | Devido ao aumento do tráfego aéreo e às crescentes preocupações com o meio ambiente, é importante estudar formas de reduzir as emissões de poluentes. É também importante estudar medidas para proteger os componentes de uma aeronave das elevadas temperaturas geradas na câmara de combustão. No presente trabalho é realizada uma simulação CFD, cujo componente de estudo é uma câmara de combustão de uma turbina a gás CFM56-3. É pretendido avaliar as emissões de poluentes e a variação das temperaturas através da variação dos ângulos de injeção de combustível. Sendo este um estudo de continuidade, foi usado o CAD e alguns dos dados elaborados pelo Engenheiro Jonas Oliveira procedendo-se às alterações necessárias para melhoramento dos resultados. Para a geração da malha foi usado o software HELIX-OS e para o cálculo numérico o software comercial Fluent 16.2. Será observada a influência dos ângulos de injeção tanto para controlo das emissões de poluentes, bem como a variação das temperaturas para proteção dos materiais constituintes de uma turbina a gás. São feitas várias simulações CFD para uma variedade de ângulos de injeção considerados aptos para um bom funcionamento pela manutenção da TAP, e outros ângulos considerados inaptos para funcionamento do combustor. Foi concluído que dentro da gama de ângulos estudados, que o angulo de 58º é o que apresenta melhores resultados, temperaturas mais baixas e menores emissões de poluentes. |
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Influência do ângulo de injeção nas emissões de poluentes e temperatura de combustãoCâmara de CombustãoCatia V5Emissão de PoluentesFluent 16.2Helyx-OsTemperaturas CfdDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaDevido ao aumento do tráfego aéreo e às crescentes preocupações com o meio ambiente, é importante estudar formas de reduzir as emissões de poluentes. É também importante estudar medidas para proteger os componentes de uma aeronave das elevadas temperaturas geradas na câmara de combustão. No presente trabalho é realizada uma simulação CFD, cujo componente de estudo é uma câmara de combustão de uma turbina a gás CFM56-3. É pretendido avaliar as emissões de poluentes e a variação das temperaturas através da variação dos ângulos de injeção de combustível. Sendo este um estudo de continuidade, foi usado o CAD e alguns dos dados elaborados pelo Engenheiro Jonas Oliveira procedendo-se às alterações necessárias para melhoramento dos resultados. Para a geração da malha foi usado o software HELIX-OS e para o cálculo numérico o software comercial Fluent 16.2. Será observada a influência dos ângulos de injeção tanto para controlo das emissões de poluentes, bem como a variação das temperaturas para proteção dos materiais constituintes de uma turbina a gás. São feitas várias simulações CFD para uma variedade de ângulos de injeção considerados aptos para um bom funcionamento pela manutenção da TAP, e outros ângulos considerados inaptos para funcionamento do combustor. Foi concluído que dentro da gama de ângulos estudados, que o angulo de 58º é o que apresenta melhores resultados, temperaturas mais baixas e menores emissões de poluentes.Due to the air traffic increase and growing concerns about the environment, it is important to study ways to reduce pollutants emissions. It is also important to consider actions to protect the aircraft components from high temperatures generated in the combustion chamber. In the present work a CFD simulation is performed, the component of study is a combustion chamber of a CMF56-3 gas turbine engine. It is intended to evaluate pollutant emissions and variation of temperature by performing a fuel injection angles variation. Being this a continuity study, the CAD made by Engineer Jonas Oliveira and some of his data were used making all the necessary changes to improve the results. For meshing generation was used the HELYS-OS software and for numerical calculation the software was the FLUENT 16.2. The influence of the injection angles will be observed both for pollutant control emissions as well for temperature to protection of all the materials of a gas turbine. Several CFD simulation are made for a variety of injection angles considered to be suitable for proper operation by TAP maintenance, and other angles considered unfit for combustor operation. It was concluded that within the range of angles studied, the angle of 58º is the one that have the best results, lower temperatures and lower emissions of pollutants.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumMoreira, Pedro Carvalho2019-12-18T16:59:27Z2017-10-32017-11-032017-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/7965TID:202340228porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:47:37Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/7965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:24.422468Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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