Análise CFD de modelos de turbulência durante a combustão no motor CFM56-3
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8946 |
Resumo: | Atualmente o motor CFM56 é um dos modelos de motor mais usado na indústria aeronáutica, principalmente na aviação civil. Como tal, a melhoria das suas características a nível de rendimento, eficiência ou emissões de gases é fundamental. Com este trabalho é pretendido analisar diversos modelos de turbulência durante a combustão que permitem uma melhor perceção de alguns problemas e a sua possível resolução. Para esta dissertação foi utilizado o ficheiro STL da digitalização da câmara de combustão fornecida pelo orientador deste trabalho. No caso numérico é apenas usada um quarto da câmara de combustão devido à sua simetria permitindo um menor esforço computacional durante as simulações e o combustível utilizado na combustão é o Jet-A. A malha utilizada foi desenhada no software HELYX OS e as simulações numéricas são efetuadas no ANSYS Fluent 16.2. A atomização de combustível não é considerada neste estudo devido ao seu elevado grau de complexidade. São analisados os modelos k-?, k-?, RSM e LES sendo que neste último são utilizadas condições iniciais resultantes do modelo k-?. Todas as entradas de ar e os injetores são definidos como mass-flow inlets e a saída da câmara de combustão é definida como pressure outlet. Os resultados obtidos estão em concordância com alguns dados experimentais de referência presentes na Emissions Data sheet da ICAO. Entre os modelos analisados observou-se que em geral, apesar do seu elevado custo computacional, o modelo LES é o que melhor identifica as diversas zonas da câmara de combustão. No entanto os modelos RSM e k-? revelaram ser bastante úteis na observação da distribuição da emissão de alguns gases durante a combustão. Conclui-se que o modelo LES apresenta os melhores resultados, mas a escolha do modelo mais indicado pode variar consoante as condições de fronteira e tipo de escoamento do caso de estudo a analisar. |
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Análise CFD de modelos de turbulência durante a combustão no motor CFM56-3Ansys Fluent 16.2Câmara de CombustãoCfmHelyx OsModelos de TurbulênciaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaAtualmente o motor CFM56 é um dos modelos de motor mais usado na indústria aeronáutica, principalmente na aviação civil. Como tal, a melhoria das suas características a nível de rendimento, eficiência ou emissões de gases é fundamental. Com este trabalho é pretendido analisar diversos modelos de turbulência durante a combustão que permitem uma melhor perceção de alguns problemas e a sua possível resolução. Para esta dissertação foi utilizado o ficheiro STL da digitalização da câmara de combustão fornecida pelo orientador deste trabalho. No caso numérico é apenas usada um quarto da câmara de combustão devido à sua simetria permitindo um menor esforço computacional durante as simulações e o combustível utilizado na combustão é o Jet-A. A malha utilizada foi desenhada no software HELYX OS e as simulações numéricas são efetuadas no ANSYS Fluent 16.2. A atomização de combustível não é considerada neste estudo devido ao seu elevado grau de complexidade. São analisados os modelos k-?, k-?, RSM e LES sendo que neste último são utilizadas condições iniciais resultantes do modelo k-?. Todas as entradas de ar e os injetores são definidos como mass-flow inlets e a saída da câmara de combustão é definida como pressure outlet. Os resultados obtidos estão em concordância com alguns dados experimentais de referência presentes na Emissions Data sheet da ICAO. Entre os modelos analisados observou-se que em geral, apesar do seu elevado custo computacional, o modelo LES é o que melhor identifica as diversas zonas da câmara de combustão. No entanto os modelos RSM e k-? revelaram ser bastante úteis na observação da distribuição da emissão de alguns gases durante a combustão. Conclui-se que o modelo LES apresenta os melhores resultados, mas a escolha do modelo mais indicado pode variar consoante as condições de fronteira e tipo de escoamento do caso de estudo a analisar.Nowadays the CFM56 engine is one of the most widely used engine models in the aviation industry, especially in civil aviation. Therefore, improving its characteristics in terms of performance, efficiency or gas emissions is crucial. With this work it is intended to analyse several turbulence models during the combustion allowing a better understanding of some problems and their possible resolution. For this dissertation the STL file of the combustion chamber digitization was provided by the supervisor of this work was used. In the numerical case only a quarter of the combustion chamber is used due to its symmetry allowing a less computational effort during the simulations and the fuel used in combustion is Jet-A. The mesh used was designed in HELYX OS software and numerical simulations are performed in ANSYS Fluent 16.2. Fuel atomization is not considered in this study due to its high degree of complexity. The models k-?, k-?, RSM and LES are analysed and in the latter, the initial conditions resulting from the k-? model are used. All the air inlets and injectors are defined as mass-flow inlets and the combustion chamber outlet is defined as pressure outlet. The results obtained show reasonable agreement with some experimental reference data present in the ICAO Emissions Data Base. Among the analysed models it was observed that in general, despite its high computational cost, the LES model is the one that best identifies the various zones of the combustion chamber. However, the RSM and k-? models proved to be very useful in observing the emission distribution of some gases during combustion. It is concluded that the LES model gives the best results, but the choice of the most suitable model may vary depending on the boundary conditions and flow type of the case study to be analysed.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençauBibliorumHansraj, Harsh Shantukumar2020-01-29T17:01:15Z2019-11-252019-10-072019-11-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8946TID:202375218porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:49:22Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:49:12.713391Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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