Desenvolvimento e Otimização de Sensores para Ensaio do Motor CFM56-3
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/8321 |
Resumo: | O projeto apresentado neste documento resultou de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior e a TAP Manutenção e Engenharia, e teve por objetivo o desenvolvimento de novas soluções de instrumentação para ensaio do reator CFM56-3. Assim, e considerando as estações aerodinâmicas cujos principais parâmetros são desconhecidos ou medidos esporadicamente por falta de instrumentação adequada, o autor optou por centrar-se na obtenção de dados fiáveis de pressão e temperatura na estação aerodinâmica 25. Nesse sentido, e partindo da sonda de pressão e temperatura TP25, adquirida à CFMI e inutilizada face aos problemas estruturais e de instalação apresentados, iniciou-se o presente trabalho, que se desenvolveu em duas etapas. Numa fase inicial, a sonda TP25 foi descrita em detalhe. Em seguida, e de forma a resolver as principais debilidades da ferramenta, apresentou-se um conjunto de propostas, as quais foram submetidas a uma análise comparativa de onde se obteve a solução de adaptação mais adequada aos requisitos do projeto. Assim, procedeu-se à criação de um primeiro exemplar, o qual sofreu alguns ajustes tendo em vista o aperfeiçoamento do processo de instalação no motor. Finalmente, obteve-se um protótipo otimizado, que partindo da sonda TP25 original, integra tecnologia atual e de fácil manuseamento, suportada por uma estrutura que atesta a consistência do conjunto. As melhorias introduzidas pela modificação proposta, permitem atingir os objetivos delineados, na medida em que a sonda de pressão e temperatura com uma nova interface integrada, agora mais robusta, fiável e funcional, pôde retornar ao serviço no banco de ensaios, contribuindo para a monitorização de desempenho do reator CFM56-3. Depois de concluída a primeira etapa do trabalho, na qual se obteve uma solução definitiva para a reparação da sonda TP25, foi realizada uma simulação CFD no Inter-Compressor Duct do reator CFM56-3, a qual possibilitou a recriação das condições do escoamento considerando, ou não, a presença da sonda em referência. Através da aplicação da ferramenta computacional desenvolvida, pretende-se determinar a influência da forma aerodinâmica da sonda nas medições de pressão e temperatura, e avaliar a necessidade de proceder a alterações na configuração da mesma, como condição para a otimização do seu desempenho. Inicialmente, procedeu-se ao dimensionamento in loco da estrutura envolvente do Inter-Compressor Duct, cujas informações técnicas de relevo são mantidas em sigilo pelo fabricante. Posto isto, e recorrendo ao software CATIA V5, obtiveram-se as geometrias dos seguintes componentes: Fan Frame, VBV, Scoop e Sonda TP25, fundamentais na definição da região de fluido com a sonda instalada (ICD Air Volume) e em condições de escoamento não perturbado (ICDAV Without Sensor). A malha aplicada a cada um dos domínios do problema foi desenvolvida com recurso ao HELYX-OS, e o software ANSYS Fluent 16.2 foi utilizado na realização do estudo numérico. Aplicaram-se dois modelos de viscosidade, o Standard K-e e o Realizable K-e. Relativamente às condições fronteira, a descarga do Booster (entrada do domínio) foi definida como Mass Flow Inlet, a entrada do HPC (saída do domínio) foi definida como Pressure Outlet, e as demais superfícies, incluindo os elementos sensores da sonda (ICD Air Volume), como fronteira do tipo Wall. Após concluídas as simulações e validado o modelo, obtiveram-se as distribuições dos principais parâmetros termodinâmicos ao longo dos domínios considerados. Os resultados alcançados comprovaram a interferência do corpo da sonda TP25 sobre as características do escoamento, pelo que a sua influência foi quantificada por intermédio do erro de medição de pressão e temperatura, o qual permaneceu abaixo dos 5% e 1.5%, respetivamente. Pôde concluir-se então, que as medições obtidas no Inter-Compressor Duct, não estando imunes ao erro, garantem uma monitorização adequada dos principais parâmetros termodinâmicos do motor. Deste modo, não se justifica a otimização da forma aerodinâmica da sonda TP25, dado que as melhorias resultantes dificilmente justificarão os custos associados ao desenvolvimento de um novo protótipo. |
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Desenvolvimento e Otimização de Sensores para Ensaio do Motor CFM56-3Ansys FluentCatia V5CfdCfm56-3Helyx-OsInter-Compressor DuctSonda Tp25TapDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaO projeto apresentado neste documento resultou de uma parceria entre a Universidade da Beira Interior e a TAP Manutenção e Engenharia, e teve por objetivo o desenvolvimento de novas soluções de instrumentação para ensaio do reator CFM56-3. Assim, e considerando as estações aerodinâmicas cujos principais parâmetros são desconhecidos ou medidos esporadicamente por falta de instrumentação adequada, o autor optou por centrar-se na obtenção de dados fiáveis de pressão e temperatura na estação aerodinâmica 25. Nesse sentido, e partindo da sonda de pressão e temperatura TP25, adquirida à CFMI e inutilizada face aos problemas estruturais e de instalação apresentados, iniciou-se o presente trabalho, que se desenvolveu em duas etapas. Numa fase inicial, a sonda TP25 foi descrita em detalhe. Em seguida, e de forma a resolver as principais debilidades da ferramenta, apresentou-se um conjunto de propostas, as quais foram submetidas a uma análise comparativa de onde se obteve a solução de adaptação mais adequada aos requisitos do projeto. Assim, procedeu-se à criação de um primeiro exemplar, o qual sofreu alguns ajustes tendo em vista o aperfeiçoamento do processo de instalação no motor. Finalmente, obteve-se um protótipo otimizado, que partindo da sonda TP25 original, integra tecnologia atual e de fácil manuseamento, suportada por uma estrutura que atesta a consistência do conjunto. As melhorias introduzidas pela modificação proposta, permitem atingir os objetivos delineados, na medida em que a sonda de pressão e temperatura com uma nova interface integrada, agora mais robusta, fiável e funcional, pôde retornar ao serviço no banco de ensaios, contribuindo para a monitorização de desempenho do reator CFM56-3. Depois de concluída a primeira etapa do trabalho, na qual se obteve uma solução definitiva para a reparação da sonda TP25, foi realizada uma simulação CFD no Inter-Compressor Duct do reator CFM56-3, a qual possibilitou a recriação das condições do escoamento considerando, ou não, a presença da sonda em referência. Através da aplicação da ferramenta computacional desenvolvida, pretende-se determinar a influência da forma aerodinâmica da sonda nas medições de pressão e temperatura, e avaliar a necessidade de proceder a alterações na configuração da mesma, como condição para a otimização do seu desempenho. Inicialmente, procedeu-se ao dimensionamento in loco da estrutura envolvente do Inter-Compressor Duct, cujas informações técnicas de relevo são mantidas em sigilo pelo fabricante. Posto isto, e recorrendo ao software CATIA V5, obtiveram-se as geometrias dos seguintes componentes: Fan Frame, VBV, Scoop e Sonda TP25, fundamentais na definição da região de fluido com a sonda instalada (ICD Air Volume) e em condições de escoamento não perturbado (ICDAV Without Sensor). A malha aplicada a cada um dos domínios do problema foi desenvolvida com recurso ao HELYX-OS, e o software ANSYS Fluent 16.2 foi utilizado na realização do estudo numérico. Aplicaram-se dois modelos de viscosidade, o Standard K-e e o Realizable K-e. Relativamente às condições fronteira, a descarga do Booster (entrada do domínio) foi definida como Mass Flow Inlet, a entrada do HPC (saída do domínio) foi definida como Pressure Outlet, e as demais superfícies, incluindo os elementos sensores da sonda (ICD Air Volume), como fronteira do tipo Wall. Após concluídas as simulações e validado o modelo, obtiveram-se as distribuições dos principais parâmetros termodinâmicos ao longo dos domínios considerados. Os resultados alcançados comprovaram a interferência do corpo da sonda TP25 sobre as características do escoamento, pelo que a sua influência foi quantificada por intermédio do erro de medição de pressão e temperatura, o qual permaneceu abaixo dos 5% e 1.5%, respetivamente. Pôde concluir-se então, que as medições obtidas no Inter-Compressor Duct, não estando imunes ao erro, garantem uma monitorização adequada dos principais parâmetros termodinâmicos do motor. Deste modo, não se justifica a otimização da forma aerodinâmica da sonda TP25, dado que as melhorias resultantes dificilmente justificarão os custos associados ao desenvolvimento de um novo protótipo.The project presented in this document is the result of a partnership between the University of Beira Interior and TAP Maintenance & Engineering and aimed to develop new instrumentation solutions for the CFM56-3 engine testing. Thus, considering the aerodynamic stations whose main parameters are unknown or sporadically measured due to lack of adequate instrumentation, the author chose to focus on obtaining reliable data of pressure and temperature in the aerodynamic station 25. Therefore, and starting from the temperature and pressure probe TP25, acquired from CFMI and rendered useless due to the structural and installation problems that were continuously brought up, the present work was started and developed in two complementary stages. At an early stage of the work, the TP25 probe was described in detail. Then, to solve the major weaknesses of the tool, a set of proposals were presented and submitted to a comparative study, to obtain the most adequate adaptation solution for the project requirements. Thus, a first prototype was created, which was improved to optimize its installation process in the engine. Then, a final prototype was obtained, which starting from the original configuration of the TP25 probe, integrates current and easy handling technology, supported by a structure which attests the robustness of the whole set. The improvements introduced by the suggested modification, allow to achieve the outlined goals, since the pressure and temperature probe with a new integrated interface, now more robust, reliable and functional, could return to its task in the test bench, contributing to the performance monitoring of the CFM56-3 engine. After completing the first stage of the work, in which a definitive solution was obtained for the repair of the TP25 probe, a CFD simulation was performed in the Inter-Compressor Duct of the CFM56-3 engine, which enabled the prediction of the fluid flow conditions considering, or not, the presence of the afore mentioned probe. By applying the developed software tool, we wanted to determine the influence of the aerodynamic shape of the probe on the pressure and temperature measurements, and to assess the need to make changes in the configuration of the probe as a condition for the optimization of its performance. Initially, the on-site dimensioning of the surrounding structure of the Inter-Compressor Duct was carried out, whose technical information is kept confidential by the manufacturer. With the CATIA V5 software, the geometry of the various components was obtained, with relevance to the present study - Fan Frame, VBV, Scoop and TP25 Probe, which enabled the definition of the fluid region with the probe installed (ICD Air Volume) and under undisturbed flow conditions (ICDAV Without Sensor). The numerical mesh applied to each domain was developed using the HELYX-OS, and the ANSYS Fluent 16.2 software was used to carry out the numerical study. Two viscous models were applied, the Standard K-e and the Realizable K-e. For the boundary conditions, the Booster discharge (domain entry) was defined as Mass Flow Inlet, the HPC inlet (domain exit) was defined as Pressure Outlet, and the other surfaces, including the sensing elements of the probe (ICD Air Volume), as Wall boundary. After the simulations were completed and the model validated, the distributions for the main thermodynamic parameters along the considered domains were presented. The results confirm the interference of the TP25 probe body on the flow characteristics, so its influence was quantified by means of the pressure and temperature measurement error, which remained below 5% and 1.5%, respectively. It can, therefore, be concluded that the measurements obtained from the Inter-Compressor Duct, not being immune to error, ensure adequate monitoring of the main thermodynamic parameters of the engine. Thus, the optimization of the aerodynamic shape of the TP25 probe is not justified, since the improvements will hardly justify the costs associated with the development of a new prototype.Brojo, Francisco Miguel Ribeiro ProençaHenriques, António Miguel Abreu RibeirouBibliorumQuintal, Dinarte José França2020-01-15T16:48:24Z2018-04-202018-06-072018-06-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/8321TID:202361500porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:48:16Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/8321Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:48:40.858797Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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