Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.12/6623 |
Resumo: | O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC>,81), apresenta consistência interna (α=,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R=,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl=2,10, GFI=,95, CFI=0,96, TLI =,95, RMSE=,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto educacional. |
id |
RCAP_26125d46a3a0ae0bea7cbab85ed67f75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6623 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES)MotivaçãoEsportePsicológicoQuestionárioPsicometriaMotivationSportPsychologicalQuestionnairePsychometricsO objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC>,81), apresenta consistência interna (α=,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R=,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl=2,10, GFI=,95, CFI=0,96, TLI =,95, RMSE=,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto educacional.ABSTRACT: The study aimed to validate for Portuguese language (Brazilian population) the questionnaire Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) in Physical Education. Attended three translators involved in the translation process, three doctors in Sport Psychology and 403 students. The instrument was the BPNES with 12 items that assessed the basic psychological needs (autonomy, competence and relationship). For analysis, we used the content validity coefficients, kappa, Cronbach's alpha, intraclass correlation and confirmatory factor analysis. The Results showed that the version for the Portuguese language contains appropriate questions for clarity of language and practical relevance (CVC>.81) and presents internal consistency (α=0.83), and satisfactory test-retest reliability (R = 0.87) . Confirmatory factor analysis presented adjustment coefficients (X2/gl=2.10; GFI=0.95; CFI=0.96; TLI=0.95; RMS=0.05). We conclude that the version into Portuguese of BPNES proved to be valid to assessed the constructs of motivation (autonomy, competence and relationships) in the Brazilian educational context.Universidade Estadual de MaringaRepositório do ISPACosta, Luciane Cristina Arantes daMaroco, JoãoVieira, Lenamar Fiorese2018-09-20T15:35:55Z2017-01-01T00:00:00Z2017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/6623engJournal Physical Education, 28(1), 1-8 Doi: 10.4025/jphyseduc.v28i1.28472448245510.4025/jphyseduc.v28i1.2847info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:42:20Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/6623Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:24:27.425183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) |
title |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) |
spellingShingle |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) Costa, Luciane Cristina Arantes da Motivação Esporte Psicológico Questionário Psicometria Motivation Sport Psychological Questionnaire Psychometrics |
title_short |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) |
title_full |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) |
title_fullStr |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) |
title_full_unstemmed |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) |
title_sort |
Validation of the Basic Psychological Needs in Exercise Scale (BPNES) |
author |
Costa, Luciane Cristina Arantes da |
author_facet |
Costa, Luciane Cristina Arantes da Maroco, João Vieira, Lenamar Fiorese |
author_role |
author |
author2 |
Maroco, João Vieira, Lenamar Fiorese |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório do ISPA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Luciane Cristina Arantes da Maroco, João Vieira, Lenamar Fiorese |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Esporte Psicológico Questionário Psicometria Motivation Sport Psychological Questionnaire Psychometrics |
topic |
Motivação Esporte Psicológico Questionário Psicometria Motivation Sport Psychological Questionnaire Psychometrics |
description |
O objetivo do estudo foi a validação transcultural do questionário de Necessidades Psicológicas no Exercício (BPNES) com alunos brasileiros. Participaram três tradutores envolvidos no processo de tradução, três especialistas em Psicologia do Esporte e 403 alunos. O instrumento utilizado foi o BPNES com 12 itens que avaliaram as necessidades psicológicas básicas dos alunos (autonomia, competência e relacionamento). Para análise dos dados utilizou-se os coeficientes de validade de conteúdo, kappa, alfa de Cronbach, correlação intraclasse e análise fatorial confirmatória. Os resultados mostraram que a versão para a língua portuguesa contém questões apropriadas para clareza de linguagem e relevância prática (CVC>,81), apresenta consistência interna (α=,83) e confiabilidade teste-reteste satisfatória (R=,87). A análise fatorial confirmatória apresentou coeficientes de ajuste adequados (X2/gl=2,10, GFI=,95, CFI=0,96, TLI =,95, RMSE=,05). Conclui-se que a versão na língua portuguesa para alunos brasileiros do BPNES mostrou-se válida para avaliar os construtos de motivação (autonomia, competência e relacionamento) no contexto educacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017-01-01T00:00:00Z 2018-09-20T15:35:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.12/6623 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.12/6623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Journal Physical Education, 28(1), 1-8 Doi: 10.4025/jphyseduc.v28i1.2847 24482455 10.4025/jphyseduc.v28i1.2847 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Maringa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130105245597696 |