Tornar-se professora no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Galvão, Cecília
Data de Publicação: 2001
Outros Autores: Freire, Sofia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/5298
Resumo: O presente artigo baseia-se numa investigação realizada por duas professoras, uma experiente e outra principiante, durante o primeiro ano em que esta deu aulas no ensino superior e teve como principais objetivos compreender como é que o pensamento e a prática estão inter-relacionados e como é que estes podem explicar o processo de construção do conhecimento profissional. Para além disso, sendo uma investigação-ação, teve ainda como objetivo estimular a reflexão da professora principiante como forma de promover o seu desenvolvimento profissional.
id RCAP_261d1686532a975b67e606331c7b0c76
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/5298
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Tornar-se professora no ensino superiorDesenvolvimento profissionalNarrativaO presente artigo baseia-se numa investigação realizada por duas professoras, uma experiente e outra principiante, durante o primeiro ano em que esta deu aulas no ensino superior e teve como principais objetivos compreender como é que o pensamento e a prática estão inter-relacionados e como é que estes podem explicar o processo de construção do conhecimento profissional. Para além disso, sendo uma investigação-ação, teve ainda como objetivo estimular a reflexão da professora principiante como forma de promover o seu desenvolvimento profissional.Projeto financiado pelo Centro de Investigação em Educação do Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de LisboaFCUL-Departamento de EducaçãoRepositório da Universidade de LisboaGalvão, CecíliaFreire, Sofia2012-02-16T15:36:15Z20012001-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/5298porRevista de Educação, vol. X, nº 1, 20010871-3928info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:46:20Zoai:repositorio.ul.pt:10451/5298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:30:29.107050Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Tornar-se professora no ensino superior
title Tornar-se professora no ensino superior
spellingShingle Tornar-se professora no ensino superior
Galvão, Cecília
Desenvolvimento profissional
Narrativa
title_short Tornar-se professora no ensino superior
title_full Tornar-se professora no ensino superior
title_fullStr Tornar-se professora no ensino superior
title_full_unstemmed Tornar-se professora no ensino superior
title_sort Tornar-se professora no ensino superior
author Galvão, Cecília
author_facet Galvão, Cecília
Freire, Sofia
author_role author
author2 Freire, Sofia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Galvão, Cecília
Freire, Sofia
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Narrativa
topic Desenvolvimento profissional
Narrativa
description O presente artigo baseia-se numa investigação realizada por duas professoras, uma experiente e outra principiante, durante o primeiro ano em que esta deu aulas no ensino superior e teve como principais objetivos compreender como é que o pensamento e a prática estão inter-relacionados e como é que estes podem explicar o processo de construção do conhecimento profissional. Para além disso, sendo uma investigação-ação, teve ainda como objetivo estimular a reflexão da professora principiante como forma de promover o seu desenvolvimento profissional.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-01-01T00:00:00Z
2012-02-16T15:36:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/5298
url http://hdl.handle.net/10451/5298
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Revista de Educação, vol. X, nº 1, 2001
0871-3928
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv FCUL-Departamento de Educação
publisher.none.fl_str_mv FCUL-Departamento de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134192390373376