Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/34477 |
Resumo: | Este Livro de Atas reúne um conjunto de investigações apresentadas no “III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IIICIEAE2019), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de diversas partes do mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Este Livro de Atas enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O envolvimento, a inclusão e a diversidade constituíram o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Refletindo o que se passou no III Congresso EAE, este Livro de Atas procurou recolher estudos acerca do envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida. As investigações contidas neste E-book, inseridas no Programa Educação XXI, contribuem para avanços no conhecimento, destacando-se o seguinte: análise e promoção de práticas de inclusão, envolvimento e equidade em contextos educativos, fazendo face à crescente diversidade. Os artigos selecionados incluem produtos de investigações, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). Procede-se à apresentação de perspetivas de conceptualização e de avaliação do envolvimento dos alunos na escola (EAE), de estudos sobre os seus antecedentes e de investigações acerca dos consequentes do envolvimento no desempenho académico. As opiniões e os conteúdos apresentados neste Livro de Atas são da responsabilidade dos seus autores, cujos textos deixam um importante legado que passa, assim, a estar disponível e a ampliar o conhecimento em Psicologia e Educação. Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos e às escolas de hoje, para gerar razão crítica e uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e criadora. Para além dos estudos incluídos nestas Atas, encontra-se disponível um conjunto de estudos de aprofundamento, também apresentados no IIICIEAE, no E-book Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. |
id |
RCAP_2645b64335eb0fd3d34ae1dcdba3494b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/34477 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e DiversidadeEste Livro de Atas reúne um conjunto de investigações apresentadas no “III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IIICIEAE2019), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de diversas partes do mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Este Livro de Atas enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O envolvimento, a inclusão e a diversidade constituíram o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Refletindo o que se passou no III Congresso EAE, este Livro de Atas procurou recolher estudos acerca do envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida. As investigações contidas neste E-book, inseridas no Programa Educação XXI, contribuem para avanços no conhecimento, destacando-se o seguinte: análise e promoção de práticas de inclusão, envolvimento e equidade em contextos educativos, fazendo face à crescente diversidade. Os artigos selecionados incluem produtos de investigações, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). Procede-se à apresentação de perspetivas de conceptualização e de avaliação do envolvimento dos alunos na escola (EAE), de estudos sobre os seus antecedentes e de investigações acerca dos consequentes do envolvimento no desempenho académico. As opiniões e os conteúdos apresentados neste Livro de Atas são da responsabilidade dos seus autores, cujos textos deixam um importante legado que passa, assim, a estar disponível e a ampliar o conhecimento em Psicologia e Educação. Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos e às escolas de hoje, para gerar razão crítica e uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e criadora. Para além dos estudos incluídos nestas Atas, encontra-se disponível um conjunto de estudos de aprofundamento, também apresentados no IIICIEAE, no E-book Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-02-16T10:22:20Z2023-02-162020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/34477http://hdl.handle.net/10174/34477porVeiga, F. H., Carvalho, C., Raposo, S., Pereira, A., Marinha, F., Faria, L., Oliveira, I., Melo, M., Piedade, J., García, O., Goulão, F., & Silva, N. (Orgs.) (2020). Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-61-8http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-iii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escolanaosimPSI - Publicações - Livrosfhveiga@ie.ulisboa.ptmmm@uevora.ptndndndndndndndndndnd681Veiga, Feliciano H.Melo, MadalenaCarvalho, CarolinaRaposo, SofiaPereira, AnabelaMarinha, FernandaFaria, LilianaOliveira, IrisPiedade, JoãoGarcia, ÓscarGoulão, FátimaSilva, Narainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:06.635341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade |
title |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade |
spellingShingle |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade Veiga, Feliciano H. |
title_short |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade |
title_full |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade |
title_fullStr |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade |
title_full_unstemmed |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade |
title_sort |
Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade |
author |
Veiga, Feliciano H. |
author_facet |
Veiga, Feliciano H. Melo, Madalena Carvalho, Carolina Raposo, Sofia Pereira, Anabela Marinha, Fernanda Faria, Liliana Oliveira, Iris Piedade, João Garcia, Óscar Goulão, Fátima Silva, Nara |
author_role |
author |
author2 |
Melo, Madalena Carvalho, Carolina Raposo, Sofia Pereira, Anabela Marinha, Fernanda Faria, Liliana Oliveira, Iris Piedade, João Garcia, Óscar Goulão, Fátima Silva, Nara |
author2_role |
author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Veiga, Feliciano H. Melo, Madalena Carvalho, Carolina Raposo, Sofia Pereira, Anabela Marinha, Fernanda Faria, Liliana Oliveira, Iris Piedade, João Garcia, Óscar Goulão, Fátima Silva, Nara |
description |
Este Livro de Atas reúne um conjunto de investigações apresentadas no “III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IIICIEAE2019), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de diversas partes do mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Este Livro de Atas enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O envolvimento, a inclusão e a diversidade constituíram o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Refletindo o que se passou no III Congresso EAE, este Livro de Atas procurou recolher estudos acerca do envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida. As investigações contidas neste E-book, inseridas no Programa Educação XXI, contribuem para avanços no conhecimento, destacando-se o seguinte: análise e promoção de práticas de inclusão, envolvimento e equidade em contextos educativos, fazendo face à crescente diversidade. Os artigos selecionados incluem produtos de investigações, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). Procede-se à apresentação de perspetivas de conceptualização e de avaliação do envolvimento dos alunos na escola (EAE), de estudos sobre os seus antecedentes e de investigações acerca dos consequentes do envolvimento no desempenho académico. As opiniões e os conteúdos apresentados neste Livro de Atas são da responsabilidade dos seus autores, cujos textos deixam um importante legado que passa, assim, a estar disponível e a ampliar o conhecimento em Psicologia e Educação. Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos e às escolas de hoje, para gerar razão crítica e uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e criadora. Para além dos estudos incluídos nestas Atas, encontra-se disponível um conjunto de estudos de aprofundamento, também apresentados no IIICIEAE, no E-book Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-01-01T00:00:00Z 2023-02-16T10:22:20Z 2023-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/34477 http://hdl.handle.net/10174/34477 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/34477 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Veiga, F. H., Carvalho, C., Raposo, S., Pereira, A., Marinha, F., Faria, L., Oliveira, I., Melo, M., Piedade, J., García, O., Goulão, F., & Silva, N. (Orgs.) (2020). Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 978-989-8753-61-8 http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-iii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola nao sim PSI - Publicações - Livros fhveiga@ie.ulisboa.pt mmm@uevora.pt nd nd nd nd nd nd nd nd nd nd 681 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136713142960128 |