Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Feliciano H.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Melo, Madalena, Carvalho, Carolina, Raposo, Sofia, Pereira, Anabela, Marinha, Fernanda, Faria, Liliana, Oliveira, Iris, Piedade, João, Garcia, Óscar, Goulão, Fátima, Silva, Nara
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/34477
Resumo: Este Livro de Atas reúne um conjunto de investigações apresentadas no “III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IIICIEAE2019), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de diversas partes do mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Este Livro de Atas enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O envolvimento, a inclusão e a diversidade constituíram o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Refletindo o que se passou no III Congresso EAE, este Livro de Atas procurou recolher estudos acerca do envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida. As investigações contidas neste E-book, inseridas no Programa Educação XXI, contribuem para avanços no conhecimento, destacando-se o seguinte: análise e promoção de práticas de inclusão, envolvimento e equidade em contextos educativos, fazendo face à crescente diversidade. Os artigos selecionados incluem produtos de investigações, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). Procede-se à apresentação de perspetivas de conceptualização e de avaliação do envolvimento dos alunos na escola (EAE), de estudos sobre os seus antecedentes e de investigações acerca dos consequentes do envolvimento no desempenho académico. As opiniões e os conteúdos apresentados neste Livro de Atas são da responsabilidade dos seus autores, cujos textos deixam um importante legado que passa, assim, a estar disponível e a ampliar o conhecimento em Psicologia e Educação. Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos e às escolas de hoje, para gerar razão crítica e uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e criadora. Para além dos estudos incluídos nestas Atas, encontra-se disponível um conjunto de estudos de aprofundamento, também apresentados no IIICIEAE, no E-book Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade.
id RCAP_2645b64335eb0fd3d34ae1dcdba3494b
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/34477
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e DiversidadeEste Livro de Atas reúne um conjunto de investigações apresentadas no “III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IIICIEAE2019), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de diversas partes do mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Este Livro de Atas enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O envolvimento, a inclusão e a diversidade constituíram o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Refletindo o que se passou no III Congresso EAE, este Livro de Atas procurou recolher estudos acerca do envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida. As investigações contidas neste E-book, inseridas no Programa Educação XXI, contribuem para avanços no conhecimento, destacando-se o seguinte: análise e promoção de práticas de inclusão, envolvimento e equidade em contextos educativos, fazendo face à crescente diversidade. Os artigos selecionados incluem produtos de investigações, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). Procede-se à apresentação de perspetivas de conceptualização e de avaliação do envolvimento dos alunos na escola (EAE), de estudos sobre os seus antecedentes e de investigações acerca dos consequentes do envolvimento no desempenho académico. As opiniões e os conteúdos apresentados neste Livro de Atas são da responsabilidade dos seus autores, cujos textos deixam um importante legado que passa, assim, a estar disponível e a ampliar o conhecimento em Psicologia e Educação. Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos e às escolas de hoje, para gerar razão crítica e uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e criadora. Para além dos estudos incluídos nestas Atas, encontra-se disponível um conjunto de estudos de aprofundamento, também apresentados no IIICIEAE, no E-book Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2023-02-16T10:22:20Z2023-02-162020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookhttp://hdl.handle.net/10174/34477http://hdl.handle.net/10174/34477porVeiga, F. H., Carvalho, C., Raposo, S., Pereira, A., Marinha, F., Faria, L., Oliveira, I., Melo, M., Piedade, J., García, O., Goulão, F., & Silva, N. (Orgs.) (2020). Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.978-989-8753-61-8http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-iii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escolanaosimPSI - Publicações - Livrosfhveiga@ie.ulisboa.ptmmm@uevora.ptndndndndndndndndndnd681Veiga, Feliciano H.Melo, MadalenaCarvalho, CarolinaRaposo, SofiaPereira, AnabelaMarinha, FernandaFaria, LilianaOliveira, IrisPiedade, JoãoGarcia, ÓscarGoulão, FátimaSilva, Narainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:37:14Zoai:dspace.uevora.pt:10174/34477Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:23:06.635341Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
title Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
spellingShingle Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
Veiga, Feliciano H.
title_short Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
title_full Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
title_fullStr Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
title_full_unstemmed Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
title_sort Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade
author Veiga, Feliciano H.
author_facet Veiga, Feliciano H.
Melo, Madalena
Carvalho, Carolina
Raposo, Sofia
Pereira, Anabela
Marinha, Fernanda
Faria, Liliana
Oliveira, Iris
Piedade, João
Garcia, Óscar
Goulão, Fátima
Silva, Nara
author_role author
author2 Melo, Madalena
Carvalho, Carolina
Raposo, Sofia
Pereira, Anabela
Marinha, Fernanda
Faria, Liliana
Oliveira, Iris
Piedade, João
Garcia, Óscar
Goulão, Fátima
Silva, Nara
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Feliciano H.
Melo, Madalena
Carvalho, Carolina
Raposo, Sofia
Pereira, Anabela
Marinha, Fernanda
Faria, Liliana
Oliveira, Iris
Piedade, João
Garcia, Óscar
Goulão, Fátima
Silva, Nara
description Este Livro de Atas reúne um conjunto de investigações apresentadas no “III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (IIICIEAE2019), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2019, organizado na sequência do “Projeto PTDC/CPE-CED/114362 - Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção”, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). Dando continuidade à sua primeira edição realizada em Lisboa em 2013, o III Congresso constituiu-se como um fórum aberto a investigadores, professores e psicólogos de diversas partes do mundo, interessados em debater problemáticas do envolvimento e da inclusão dos alunos na escola, e em discutir teorias, métodos, práticas e implicações psico-educacionais. Este Livro de Atas enquadra-se no âmbito da linha Educação XXI do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e atende a vários objetivos. O envolvimento, a inclusão e a diversidade constituíram o foco, com abertura aos aspetos comportamentais em contexto escolar, enraizados numa sociedade mais ampla. Refletindo o que se passou no III Congresso EAE, este Livro de Atas procurou recolher estudos acerca do envolvimento dos alunos numa escola para todos, valorizando o estudo da sua conceptualização e avaliação, a pesquisa de fatores pessoais e contextuais (professores, espaços escolares, pais, família, sociedade), bem como do ensino de conteúdos específicos (matemática, línguas, artes, ciências e tecnologias, educação física) e da sua relação com o desempenho académico na escola e ao longo da vida. As investigações contidas neste E-book, inseridas no Programa Educação XXI, contribuem para avanços no conhecimento, destacando-se o seguinte: análise e promoção de práticas de inclusão, envolvimento e equidade em contextos educativos, fazendo face à crescente diversidade. Os artigos selecionados incluem produtos de investigações, atendendo a uma pluralidade de abordagens que, tendo como referência contextos internacionais e nacionais diversos, procuram refletir sobre questões que remetem para a importância do envolvimento dos alunos na escola (EAE). Procede-se à apresentação de perspetivas de conceptualização e de avaliação do envolvimento dos alunos na escola (EAE), de estudos sobre os seus antecedentes e de investigações acerca dos consequentes do envolvimento no desempenho académico. As opiniões e os conteúdos apresentados neste Livro de Atas são da responsabilidade dos seus autores, cujos textos deixam um importante legado que passa, assim, a estar disponível e a ampliar o conhecimento em Psicologia e Educação. Espera-se que este Livro contribua para lançar desafios aos professores, aos psicólogos e às escolas de hoje, para gerar razão crítica e uma cultura de projetos de transformação, baseados na capacidade imaginativa e criadora. Para além dos estudos incluídos nestas Atas, encontra-se disponível um conjunto de estudos de aprofundamento, também apresentados no IIICIEAE, no E-book Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-01-01T00:00:00Z
2023-02-16T10:22:20Z
2023-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/34477
http://hdl.handle.net/10174/34477
url http://hdl.handle.net/10174/34477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Veiga, F. H., Carvalho, C., Raposo, S., Pereira, A., Marinha, F., Faria, L., Oliveira, I., Melo, M., Piedade, J., García, O., Goulão, F., & Silva, N. (Orgs.) (2020). Atas do III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação — Inclusão e Diversidade. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa.
978-989-8753-61-8
http://www.ie.ulisboa.pt/publicacoes/livros-de-atas/atas-do-iii-congresso-internacional-envolvimento-dos-alunos-na-escola
nao
sim
PSI - Publicações - Livros
fhveiga@ie.ulisboa.pt
mmm@uevora.pt
nd
nd
nd
nd
nd
nd
nd
nd
nd
nd
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136713142960128