Desporto escolar: estudo comparativo entre as representações dos professores de educação física e dos coordenadores regionais/locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, António Nascimento Almeida
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6798
Resumo: Partindo do pressuposto que os professores são os principais agentes educacionais, surge este trabalho com o propósito de conhecer as suas perceções em relação aos indicadores de desenvolvimento do desporto escolar, identificar os fatores potenciadores de satisfação, bem como, os que geram insatisfação, propondo estratégias para uma melhoria. Outro enfoque consubstanciou-se em estudar as conceções dos coordenadores, visto serem os agentes de planeamento; no intuito de colaborar na construção de um modelo organizacional mais ajustado às necessidades e expetativas da escola. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativo, na qual se realizaram entrevistas semiestruturadas, a professores (n=10) e a coordenadores (n=10). Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo com a definição de categorias a priori e a posteriori. A codificação foi realizada com o apoio do programa informático QSR Nvivo 10. Concluímos que a visão tida pelos professores sobre o Desporto Escolar difere da perspetivada pelos coordenadores. Uma das maiores dificuldades sentida na operacionalização do Desporto Escolar assenta na incompatibilidade dos horários escolares. Como cenário de resposta é fundamental que os alunos usufruam de tempos letivos comuns, para a prática das atividades de oferta de escola. Para a obtenção do sucesso do Desporto Escolar auferimos que o fator primordial é o grau de envolvimento dos professores de educação física e das direções dos agrupamentos de escolas. Consideramos que a implementação do Desporto Escolar atingirá o seu auge quando a educação tomar um novo rumo, face a uma valorização da componente não letiva.
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