Desporto escolar: representações dos coordenadores locais das zonas da Guarda e de Viseu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Carlos Agostinho Bernardo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6369
Resumo: O desporto escolar é uma atividade de complemento curricular em que os seus objetivos centram-se, principalmente, no ensino e na pedagogia, não descurando a competição. Através dos seus objetivos pretende promover a formação desportiva, aquisição e desenvolvimento de comportamentos, respeito pelas regras, pelos outros e por si mesmo, integração social, bem como o desenvolvimento harmonioso e equilibrado. O propósito deste estudo passa por percecionar os problemas que o desporto escolar vive atualmente na perspetiva dos coordenadores do desporto escolar dos Agrupamentos de Escolas do Interior/Norte de Portugal, sendo que os objetivos deste estudo passam por compreender: (1) o modo como o Desporto Escolar está organizado em Portugal segundo o ponto de vista dos professores participantes; (2) a organização do Desporto Escolar no seio do sistema educativo; (3) o papel do Desporto Escolar tem no desenvolvimento dos jovens, e; (4) a importância atribuída à formação contínua para o exercício da função de professor/treinador. Para tal, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo através da realização de 11 entrevistas semi-estruturadas a coordenadores do desporto escolar, sendo os dados tratados através da técnica de análise de conteúdo com recurso ao software Nvivo10. Os principais resultados deste estudo revelam que o desporto escolar, na perceção dos coordenadores é muito importante devendo ser encarado como complemento à educação física, como aperfeiçoamento de uma determinada modalidade sendo também uma mais valia para a saúde dos alunos, além de potenciar comportamentos como a cooperação, entreajuda, espírito de equipa, o saber perder e ganhar, além da integração de alunos com NEE. Como fatores inibidores os nossos entrevistados enfatisaram os horários dos professores e alunos, a falta de articulação com as outras disciplinas, o reduzido número de jogos realizados e a verba insuficiente para a aquisição de material. As escolas, de uma forma geral, possuem as condições materiais e espaciais necessárias. Todos os entrevistados reconhecem a importância da formação contínua para a sua adequada preparação para as tarefas de leccionação relacionadas com a educação física e com o desporto escolar.
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O propósito deste estudo passa por percecionar os problemas que o desporto escolar vive atualmente na perspetiva dos coordenadores do desporto escolar dos Agrupamentos de Escolas do Interior/Norte de Portugal, sendo que os objetivos deste estudo passam por compreender: (1) o modo como o Desporto Escolar está organizado em Portugal segundo o ponto de vista dos professores participantes; (2) a organização do Desporto Escolar no seio do sistema educativo; (3) o papel do Desporto Escolar tem no desenvolvimento dos jovens, e; (4) a importância atribuída à formação contínua para o exercício da função de professor/treinador. Para tal, recorremos a uma metodologia de cariz qualitativo através da realização de 11 entrevistas semi-estruturadas a coordenadores do desporto escolar, sendo os dados tratados através da técnica de análise de conteúdo com recurso ao software Nvivo10. Os principais resultados deste estudo revelam que o desporto escolar, na perceção dos coordenadores é muito importante devendo ser encarado como complemento à educação física, como aperfeiçoamento de uma determinada modalidade sendo também uma mais valia para a saúde dos alunos, além de potenciar comportamentos como a cooperação, entreajuda, espírito de equipa, o saber perder e ganhar, além da integração de alunos com NEE. Como fatores inibidores os nossos entrevistados enfatisaram os horários dos professores e alunos, a falta de articulação com as outras disciplinas, o reduzido número de jogos realizados e a verba insuficiente para a aquisição de material. As escolas, de uma forma geral, possuem as condições materiais e espaciais necessárias. Todos os entrevistados reconhecem a importância da formação contínua para a sua adequada preparação para as tarefas de leccionação relacionadas com a educação física e com o desporto escolar.School Sports is an extra-curricular activity whose goals are focused mainly on teaching and pedagogy, not forgetting the competition. Through its objectives, it aims to promote sports training, acquisition and development of behavior, respect for the rules, for others and for oneself, social integration as well as harmonious and balanced development. The purpose of this study was to get the perception of the problems the School Sports currently has in the perspective of the coordinators of School Sports of the Schools from the Interior/North of Portugal, being the objectives of this study understand: (1) how the School Sports is organized in Portugal from the point of view of the participating teachers; (2) how the School Sports is organized in the educational system; (3) the role the School Sports has for the development of young people, and; (4) the importance attached to continuous training to develop the role of teacher / coach. Semi-structured interviews were performed to 11 school sport coordinators. The data were analyzed trough the content analysis technique with the software Nvivo10. The main results of this study reveal that the School Sports, in the perception of coordinators, is very important and should be seen as a complement to Physical Education, as a way of improvement of a given modality and also as an asset to what is the health of students, cooperation, mutual help, rules, standards, team spirit, knowing how to lose and win, integration of pupils with special needs and also learning new concepts. Our interviewees emphasized some important inhibiting factors: the schedules of teachers and students, the lack of coordination with other subjects, the few games played and the little money available to acquire material. Schools are, in general, prepared for basic needs. All respondents consider that to be well prepared for the teaching of School Sports and Physical Education continuous training is very important in all areas.2016-08-19T11:08:05Z2016-08-19T00:00:00Z2016-08-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6369porSousa, Carlos Agostinho Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:59:08Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6369Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:56.217730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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