Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Ricardo José Farias Guerreiro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/8409
Resumo: Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Artes Plásticas na Educação
id RCAP_268009c8ac051ad4d180831b007c6cf5
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8409
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangívelEducação formalDesenhoArte contemporâneaIdentidadeEducação não formalSite specificFormal educationNon formal educationDrawingContemporary artIdentityProjeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Artes Plásticas na EducaçãoO presente estudo debruça-se sobre um projeto de investigação-ação desenvolvido em contexto formal, cujo âmbito se situa no diálogo entre os contextos escolar e museológico. Apresentar-se-á uma proposta de reflexão, em torno do conceito de identidade, que acompanha o referido projeto de uma turma de 11º ano do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais em visita ao Museu Coleção Berardo; esse será um processo que acontecerá ao longo do desenvolvimento de três Unidades de Trabalho conseguintes à visita, realizadas em espaço escolar. A interpretação do tema sobre identidade individual, identidade coletiva e o espaço vivencial, culminou numa intervenção site specifc onde a escola se transformou num museu transparente, imprevisível e mutável. Ao longo do projeto foram desenvolvidas estratégias para pensar a prática do desenho na disciplina de Desenho A, valorizando o cruzamento com as práticas artísticas contemporâneas, sobretudo a fotografia, a instalação e a performance.ABSTRACT The present study focuses on an action-research methodology project, developed in a formal context, whose demesne is placed in the dialog between scholar and museological contexts. A proposal for reflection will be presented, encompassing the concept of identity that follows the aforesaid project of an 11th grade class from the Scientific-Humanistic course in Visual Arts, while visiting the Coleção Berardo Museum; this will be a process to take place along the development of three Work Units consequent to the visit, held in school ground. The interpretation of the theme concerning individual and collective identities and the existential space culminated in a site specific intervention, where the school turned into a transparent museum, unforeseeable and changeable. Throughout the project, strategies were developed to reflect the practice of drawing in the discipline of Desenho A, valuing the crossing with contemporary artistic practices, mainly photography, installation and performance.Pereira, TeresaRCIPLCampos, Ricardo José Farias Guerreiro2018-04-17T09:11:46Z2017-12-202017-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/8409TID:201844885porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:55:49Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/8409Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:10.848304Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível
title Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível
spellingShingle Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível
Campos, Ricardo José Farias Guerreiro
Educação formal
Desenho
Arte contemporânea
Identidade
Educação não formal
Site specific
Formal education
Non formal education
Drawing
Contemporary art
Identity
title_short Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível
title_full Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível
title_fullStr Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível
title_full_unstemmed Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível
title_sort Pensar a identidade: do museu à escola como experiência do tangível
author Campos, Ricardo José Farias Guerreiro
author_facet Campos, Ricardo José Farias Guerreiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pereira, Teresa
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Ricardo José Farias Guerreiro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação formal
Desenho
Arte contemporânea
Identidade
Educação não formal
Site specific
Formal education
Non formal education
Drawing
Contemporary art
Identity
topic Educação formal
Desenho
Arte contemporânea
Identidade
Educação não formal
Site specific
Formal education
Non formal education
Drawing
Contemporary art
Identity
description Projeto de Intervenção apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – Artes Plásticas na Educação
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-20
2017-12-20T00:00:00Z
2018-04-17T09:11:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/8409
TID:201844885
url http://hdl.handle.net/10400.21/8409
identifier_str_mv TID:201844885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133433222397952