Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mosqueiro, Lucília Maria dos Santos Vieira
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/3658
Resumo: A crença de que a motivação se assume como um fator relevante no sucesso da aprendizagem das línguas estrangeiras estabelece o mote deste relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constituindo o epílogo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. O mesmo foi norteado para a compreensão do tema da motivação, o entendimento de fatores que interferem nessa motivação, focalizados nos esquemas motivacionais de Dörnyei (1994), de Williams e Burden (1997) e de Dörnyei e Ottó (1998), bem como para a relevância da adoção de atividades lúdicas e estratégias motivacionais. Desta forma, procurou-se contribuir para a compreensão dos aspetos envolvidos na motivação dos alunos e refletir sobre o modo como o recurso a atividades lúdicas e estratégias motivacionais promovem e potenciam a motivação dos alunos para a aprendizagem das línguas estrangeiras. The belief that motivation is assumed as a relevant factor for success in foreign language learning establishes the theme of the present report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, constituting the epilogue of Supervised Teaching Practice within the context of the Master’s Degree in Teaching English and Spanish in Basic School. This report seeks the understanding of motivation and the comprehension of the factors that affect motivation, focused on Dörnyei (1994), Williams & Burden (1997) and Dörnyei & Ottó (1998) frameworks of motivational components, as well as the relevance on adopting game-like activities and motivational strategies. Therefore, we attempted to contribute to the understanding of the aspects involved in students’ motivation and reflect on how the use of game-like activities and motivational strategies promotes and enhances the students’ motivation for learning foreign languages. La convicción de que la motivación se asume como un factor relevante en el éxito del aprendizaje de lenguas extranjeras establece el tema de esta memoria, presentada a la Escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, constituyendo el epítome de la Práctica de Enseñanza Supervisada en el ámbito del Máster en Enseñanza del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica. La memoria fue guiada para entender el tema de la motivación, para la comprensión de los factores que afectan la motivación, centrándose en los esquemas motivacionales de Dörnyei (1994), Williams & Burden (1997) y Dörnyei & Ottó (1998), así como para la importancia de la adopción de actividades lúdicas y estrategias de motivación. Por lo tanto, tratamos de contribuir a la comprensión de los aspectos que intervienen en la motivación de los alumnos y reflexionar sobre cómo la utilización de actividades lúdicas y estrategias de motivación promueven y mejoran la motivación de los alumnos para el aprendizaje de las lenguas extranjeras.
id RCAP_268aaf6665879acba0bdb0a93bf3ca67
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3658
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoA crença de que a motivação se assume como um fator relevante no sucesso da aprendizagem das línguas estrangeiras estabelece o mote deste relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constituindo o epílogo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. O mesmo foi norteado para a compreensão do tema da motivação, o entendimento de fatores que interferem nessa motivação, focalizados nos esquemas motivacionais de Dörnyei (1994), de Williams e Burden (1997) e de Dörnyei e Ottó (1998), bem como para a relevância da adoção de atividades lúdicas e estratégias motivacionais. Desta forma, procurou-se contribuir para a compreensão dos aspetos envolvidos na motivação dos alunos e refletir sobre o modo como o recurso a atividades lúdicas e estratégias motivacionais promovem e potenciam a motivação dos alunos para a aprendizagem das línguas estrangeiras. The belief that motivation is assumed as a relevant factor for success in foreign language learning establishes the theme of the present report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, constituting the epilogue of Supervised Teaching Practice within the context of the Master’s Degree in Teaching English and Spanish in Basic School. This report seeks the understanding of motivation and the comprehension of the factors that affect motivation, focused on Dörnyei (1994), Williams & Burden (1997) and Dörnyei & Ottó (1998) frameworks of motivational components, as well as the relevance on adopting game-like activities and motivational strategies. Therefore, we attempted to contribute to the understanding of the aspects involved in students’ motivation and reflect on how the use of game-like activities and motivational strategies promotes and enhances the students’ motivation for learning foreign languages. La convicción de que la motivación se asume como un factor relevante en el éxito del aprendizaje de lenguas extranjeras establece el tema de esta memoria, presentada a la Escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, constituyendo el epítome de la Práctica de Enseñanza Supervisada en el ámbito del Máster en Enseñanza del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica. La memoria fue guiada para entender el tema de la motivación, para la comprensión de los factores que afectan la motivación, centrándose en los esquemas motivacionales de Dörnyei (1994), Williams & Burden (1997) y Dörnyei & Ottó (1998), así como para la importancia de la adopción de actividades lúdicas y estrategias de motivación. Por lo tanto, tratamos de contribuir a la comprensión de los aspectos que intervienen en la motivación de los alumnos y reflexionar sobre cómo la utilización de actividades lúdicas y estrategias de motivación promueven y mejoran la motivación de los alumnos para el aprendizaje de las lenguas extranjeras.Rocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBMosqueiro, Lucília Maria dos Santos Vieira2013-08-18T09:48:30Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/3658TID:201989441porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:09:55Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/3658Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:34.064397Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Mosqueiro, Lucília Maria dos Santos Vieira
title_short Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
author Mosqueiro, Lucília Maria dos Santos Vieira
author_facet Mosqueiro, Lucília Maria dos Santos Vieira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Mário
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Mosqueiro, Lucília Maria dos Santos Vieira
description A crença de que a motivação se assume como um fator relevante no sucesso da aprendizagem das línguas estrangeiras estabelece o mote deste relatório, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, constituindo o epílogo da Prática de Ensino Supervisionada, no âmbito do mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico. O mesmo foi norteado para a compreensão do tema da motivação, o entendimento de fatores que interferem nessa motivação, focalizados nos esquemas motivacionais de Dörnyei (1994), de Williams e Burden (1997) e de Dörnyei e Ottó (1998), bem como para a relevância da adoção de atividades lúdicas e estratégias motivacionais. Desta forma, procurou-se contribuir para a compreensão dos aspetos envolvidos na motivação dos alunos e refletir sobre o modo como o recurso a atividades lúdicas e estratégias motivacionais promovem e potenciam a motivação dos alunos para a aprendizagem das línguas estrangeiras. The belief that motivation is assumed as a relevant factor for success in foreign language learning establishes the theme of the present report, presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança, constituting the epilogue of Supervised Teaching Practice within the context of the Master’s Degree in Teaching English and Spanish in Basic School. This report seeks the understanding of motivation and the comprehension of the factors that affect motivation, focused on Dörnyei (1994), Williams & Burden (1997) and Dörnyei & Ottó (1998) frameworks of motivational components, as well as the relevance on adopting game-like activities and motivational strategies. Therefore, we attempted to contribute to the understanding of the aspects involved in students’ motivation and reflect on how the use of game-like activities and motivational strategies promotes and enhances the students’ motivation for learning foreign languages. La convicción de que la motivación se asume como un factor relevante en el éxito del aprendizaje de lenguas extranjeras establece el tema de esta memoria, presentada a la Escuela Superior de Educación del Instituto Politécnico de Bragança, constituyendo el epítome de la Práctica de Enseñanza Supervisada en el ámbito del Máster en Enseñanza del Inglés y del Español en la Enseñanza Básica. La memoria fue guiada para entender el tema de la motivación, para la comprensión de los factores que afectan la motivación, centrándose en los esquemas motivacionales de Dörnyei (1994), Williams & Burden (1997) y Dörnyei & Ottó (1998), así como para la importancia de la adopción de actividades lúdicas y estrategias de motivación. Por lo tanto, tratamos de contribuir a la comprensión de los aspectos que intervienen en la motivación de los alumnos y reflexionar sobre cómo la utilización de actividades lúdicas y estrategias de motivación promueven y mejoran la motivación de los alumnos para el aprendizaje de las lenguas extranjeras.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-18T09:48:30Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/3658
TID:201989441
url http://hdl.handle.net/10198/3658
identifier_str_mv TID:201989441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135175559348224