Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreira, Edgar José dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/8600
Resumo: A motivação é um dos principais fatores no âmbito do ensino de línguas estrangeiras a determinar o sucesso ou insucesso do aluno durante a sua aprendizagem. Contudo, manter os alunos motivados durante toda a prática de ensino nem sempre é uma tarefa fácil, acontecendo frequentemente casos de desmotivação. Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, apresenta metodologias e técnicas de ensino com as atividades implementadas durante as práticas de ensino nos três ciclos do Ensino Básico. Estas técnicas têm por objetivo promover a motivação dos alunos durante a aprendizagem de línguas estrangeiras e são assentes nas fundamentações teóricas e orientações curriculares existentes. Motivation is the main factor in teaching foreign languages that determines the success or failure of the students during their learning. However, keeping students motivated throughout the teaching practice is not always an easy task and, very often, cases of no motivation persist. This report presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master’s Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. It aims at discussing methodologies and teaching techniques implemented during teaching practice in the three cycles of basic education. These techniques were designed to promote students' motivation for learning foreign languages and are based on theoretical theories and existing curriculum guidelines.
id RCAP_2a81bbbfc2008e4d9e100e9f5f3a4673
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8600
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino BásicoA motivação é um dos principais fatores no âmbito do ensino de línguas estrangeiras a determinar o sucesso ou insucesso do aluno durante a sua aprendizagem. Contudo, manter os alunos motivados durante toda a prática de ensino nem sempre é uma tarefa fácil, acontecendo frequentemente casos de desmotivação. Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, apresenta metodologias e técnicas de ensino com as atividades implementadas durante as práticas de ensino nos três ciclos do Ensino Básico. Estas técnicas têm por objetivo promover a motivação dos alunos durante a aprendizagem de línguas estrangeiras e são assentes nas fundamentações teóricas e orientações curriculares existentes. Motivation is the main factor in teaching foreign languages that determines the success or failure of the students during their learning. However, keeping students motivated throughout the teaching practice is not always an easy task and, very often, cases of no motivation persist. This report presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master’s Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. It aims at discussing methodologies and teaching techniques implemented during teaching practice in the three cycles of basic education. These techniques were designed to promote students' motivation for learning foreign languages and are based on theoretical theories and existing curriculum guidelines.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoRocha, MárioParra, Nelson Luís de CastroBiblioteca Digital do IPBBarreira, Edgar José dos Santos2013-08-20T10:18:44Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/8600TID:201102722porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:21:11Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/8600Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:07.347456Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
spellingShingle Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
Barreira, Edgar José dos Santos
title_short Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_fullStr Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
title_sort Prática de ensino supervisionada de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico
author Barreira, Edgar José dos Santos
author_facet Barreira, Edgar José dos Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rocha, Mário
Parra, Nelson Luís de Castro
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Barreira, Edgar José dos Santos
description A motivação é um dos principais fatores no âmbito do ensino de línguas estrangeiras a determinar o sucesso ou insucesso do aluno durante a sua aprendizagem. Contudo, manter os alunos motivados durante toda a prática de ensino nem sempre é uma tarefa fácil, acontecendo frequentemente casos de desmotivação. Este relatório de Prática de Ensino Supervisionada, apresentado à Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, no âmbito do curso de Mestrado em Ensino de Inglês e de Espanhol no Ensino Básico, apresenta metodologias e técnicas de ensino com as atividades implementadas durante as práticas de ensino nos três ciclos do Ensino Básico. Estas técnicas têm por objetivo promover a motivação dos alunos durante a aprendizagem de línguas estrangeiras e são assentes nas fundamentações teóricas e orientações curriculares existentes. Motivation is the main factor in teaching foreign languages that determines the success or failure of the students during their learning. However, keeping students motivated throughout the teaching practice is not always an easy task and, very often, cases of no motivation persist. This report presented to the School of Education of the Polytechnic Institute of Bragança is the result of the Supervised Teaching Practice undertaken within the context of the Master’s Degree in the Teaching of English and Spanish in Basic School. It aims at discussing methodologies and teaching techniques implemented during teaching practice in the three cycles of basic education. These techniques were designed to promote students' motivation for learning foreign languages and are based on theoretical theories and existing curriculum guidelines.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-20T10:18:44Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/8600
TID:201102722
url http://hdl.handle.net/10198/8600
identifier_str_mv TID:201102722
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135227554037760