A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jesus, Gilles Reis de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104090
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_2923fe67d9351e35e1a0ecbcc360b5b5
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de HistóriaThe Use of Still Image as Evidence in History ClassImagem FixaEnsino da História3º Ciclo do Ensino Básicoevidência históricaStill imageTeaching History3rd Cycle of Basic Educationhistorical evidenceRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de LetrasA Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de HistóriaAtualmente, a imagem faz parte do quotidiano da nossa sociedade, quer seja ela fixa (fotografias, pinturas, caricaturas, cartoons) ou em movimento como o caso da cinematografia. Todas as imagens contêm em si informação, e devido às suas características, torna-se apelativa a quem a observa, sendo fundamental insistir na literacia visual para que as imagens não manipulem o seu observador. No ensino da História, tem-se observado que a imagem não é devidamente explorada, sendo subalternizada em relação a outros tipos de documentos históricos, como os documentos escritos. Tentaremos demonstrar com esta investigação que este recurso é crucial para o processo de ensino-aprendizagem, no sentido de desenvolver nos alunos o pensamento crítico e a literacia visual, que nos dias de hoje se torna imperativo devido à passagem para o mundo digital a que assistimos. É, portanto, essencial que se repense a forma como este recurso é utilizado no contexto educativo a fim de desenvolver nas estudantes competências não só de ordem substantiva, mas também procedimental.O presente trabalho tem como objetivo verificar se realmente é vantajosa a utilização deste recurso no contexto educativo, mais concretamente nas aulas da disciplina de História, encarando a fonte iconográfica como evidência histórica. Em termos da metodologia que adotamos para o presente trabalho, realizado com alunos do 9o Ano de escolaridade da Escola Básica 2, 3 Inês de Castro, seguimos a Design-Based Research. Os resultados obtidos nesta investigação apontam que a utilização deste recurso no contexto educativo se mostrou eficaz no desenvolvimento de competências sagradas no PASEO, que têm como meta a constituição de uma sociedade onde os seus cidadãos são dotados de pensamento crítico e responsabilidade na comunidade.Currently, the image is part of the daily life of our society, whether it is fixed (photographs, paintings, caricatures, cartoons) or fixed as in the case of cinematography. All images contain information, and due to their characteristics, it becomes appealing to those who observe that it is essential to insist on visual literacy so that the images do not manipulate the observer. In the teaching of History, it has been observed that the image is not properly explored, being subordinated in relation to other types of historical documents, such as written documents. We will try to demonstrate with the present investigation that this resource is crucial for the teaching-learning process, in the sense of developing critical thinking and visual literacy in students, which nowadays becomes imperative due to the transition to the digital world we are witnessing. It is therefore essential to rethink how this resource is used in the educational context to develop substantive and procedural skills in students.The present work aims to verify if it is advantageous to use this resource in the educational context, more specifically in History classes, considering the iconographic source as historical evidence. The methodology adopted for the present work, with participants that were students in the 9th year of schooling at Escola Básica 2, 3 Inês de Castro, was the Design- Based Research. The results obtained from this investigation indicate that the use of this resource in the educational context proved to be effective in the development of sacred competencies in PASEO, which aim to constitute a society where its citizens are endowed with critical thinking and responsibility in the community.2022-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104090http://hdl.handle.net/10316/104090TID:203125240porJesus, Gilles Reis deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:39:28Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:48.388989Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
The Use of Still Image as Evidence in History Class
title A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
spellingShingle A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
Jesus, Gilles Reis de
Imagem Fixa
Ensino da História
3º Ciclo do Ensino Básico
evidência histórica
Still image
Teaching History
3rd Cycle of Basic Education
historical evidence
title_short A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
title_full A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
title_fullStr A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
title_full_unstemmed A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
title_sort A Utilização da Imagem Fixa como Evidência na Aula de História
author Jesus, Gilles Reis de
author_facet Jesus, Gilles Reis de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jesus, Gilles Reis de
dc.subject.por.fl_str_mv Imagem Fixa
Ensino da História
3º Ciclo do Ensino Básico
evidência histórica
Still image
Teaching History
3rd Cycle of Basic Education
historical evidence
topic Imagem Fixa
Ensino da História
3º Ciclo do Ensino Básico
evidência histórica
Still image
Teaching History
3rd Cycle of Basic Education
historical evidence
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de História no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104090
http://hdl.handle.net/10316/104090
TID:203125240
url http://hdl.handle.net/10316/104090
identifier_str_mv TID:203125240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099860881408