Imagens de auto-representação de adolescentes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/10696 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica) |
id |
RCAP_26ea28206f316bec499407b7e26d6474 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10696 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Imagens de auto-representação de adolescentesDesenhoAdolescenteAuto-representaçãoDissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica)A adolescência é um período cheio de incertezas e múltiplos interesses onde o jovem, é consumidor privilegiado do “mundo das imagens”, de um mundo imenso que nos chega pela Internet ou pela televisão e que normalmente é assimilado com pouco controlo e nenhuma selecção. Neste o período observa-se um acentuado declínio da espontaneidade da arte infantil a par da ausência de uma estrutura aceitável de representação figurativa e realista. Esta é uma característica que se deve às relações que o jovem vem estabelecendo com a sociedade e com a sua crescente consciência autocrítica (Belver e Mendez, 2000). Partindo deste pressuposto desenvolvi um estudo sobre a capacidade de auto-representação do adolescente através do desenho, nesse momento tão frágil e particular do seu crescimento. Todos nós vivemos num mundo cheio de imagens e conceitos preestabelecidos, mas qual a capacidade que o adolescente tem para produzir, partindo da sua sensibilidade, da criatividade, do gosto e da sua capacidade técnica uma imagem de si? Como se desenvolvem e representam as características únicas de cada um, pois cada indivíduo é uma unidade indivisível (Glover, 1988). A importância da educação visual e plástica no ensino obrigatório é também analisada, nomeadamente num momento em que houve a redução da carga horária desta área no 3º ciclo do ensino obrigatório. A investigação incide sobre um inquérito aplicado a alunos do 3º ciclo do ensino básico de uma escola do interior transmontano, a Escola EB 2/3 de Sendim com 86 jovens com idades compreendidas entre os 12 e os 19 anos. Os parâmetros analisados são relativos ao grafismo, à composição, à cor e técnica bem como o confronto entre a auto-representação desenhada e outra auto-representação escrita. Os jovens demonstram grande empenho na sua auto-representação pois é uma forma de comunicarem e dizerem quem são. Os desenhos são composições leves, equilibradas com um grafismo esquemático e com recurso a formas estereotipadas.Coquet, EduardaUniversidade do MinhoCarreira, Ana Alexandra Pascoal2009-10-192009-10-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/10696porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:21Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/10696Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:00:44.348108Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens de auto-representação de adolescentes |
title |
Imagens de auto-representação de adolescentes |
spellingShingle |
Imagens de auto-representação de adolescentes Carreira, Ana Alexandra Pascoal Desenho Adolescente Auto-representação |
title_short |
Imagens de auto-representação de adolescentes |
title_full |
Imagens de auto-representação de adolescentes |
title_fullStr |
Imagens de auto-representação de adolescentes |
title_full_unstemmed |
Imagens de auto-representação de adolescentes |
title_sort |
Imagens de auto-representação de adolescentes |
author |
Carreira, Ana Alexandra Pascoal |
author_facet |
Carreira, Ana Alexandra Pascoal |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coquet, Eduarda Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreira, Ana Alexandra Pascoal |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenho Adolescente Auto-representação |
topic |
Desenho Adolescente Auto-representação |
description |
Dissertação de mestrado em Estudos da Criança (área de especialização em Comunicação Visual e Expressão Plástica) |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-19 2009-10-19T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/10696 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/10696 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132403081412608 |