A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2015 |
Format: | Master thesis |
Language: | por |
Source: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Download full: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2201 |
Summary: | O Relatório apresentado é resultado de um caminho de prática pedagógica realizado ao longo do ano letivo 2014-2015. Assim, são revelados os resultados de um percurso de investigação, no qual se procurou refletir de que forma é a relação existente entre os três agentes da educação: escola, família e comunidade. Ao longo do relatório é debatida a teoria em relação com a prática pedagógica no jardim de infância, destacando o papel da educadora de infância e da família, mais concretamente dos pais. Por fim, apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas no jardim de infância com objetivo de desenvolver a participação da família no jardim de infância para o progresso educativo da criança. |
id |
RCAP_2720d444aec532450c003024507ba7a9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2201 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarEnvolvimento parentalCurrículoO Relatório apresentado é resultado de um caminho de prática pedagógica realizado ao longo do ano letivo 2014-2015. Assim, são revelados os resultados de um percurso de investigação, no qual se procurou refletir de que forma é a relação existente entre os três agentes da educação: escola, família e comunidade. Ao longo do relatório é debatida a teoria em relação com a prática pedagógica no jardim de infância, destacando o papel da educadora de infância e da família, mais concretamente dos pais. Por fim, apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas no jardim de infância com objetivo de desenvolver a participação da família no jardim de infância para o progresso educativo da criança.The present report is a result of a path of pedagogical practice during the school years 2014 – 2015. In that way, the results were revealed from a course of investigation in which we reflected the existing relation between three education agents: school, family and community. Through the report it is debated the theory with the pedagogical practice in kindergarten highlighting the role of the educator and the family, specially parents. Lastly, we present a set of development activities on kindergarten with the purpose of developing the family engagement on kindergarten for the educative progress of the child.2015-07-10T11:33:10Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2201TID:201467224porBarbosa, Bárbara Irene da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.623166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar |
title |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar |
spellingShingle |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar Barbosa, Bárbara Irene da Costa Educação pré-escolar Envolvimento parental Currículo |
title_short |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar |
title_full |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar |
title_fullStr |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar |
title_full_unstemmed |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar |
title_sort |
A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar |
author |
Barbosa, Bárbara Irene da Costa |
author_facet |
Barbosa, Bárbara Irene da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, Bárbara Irene da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Envolvimento parental Currículo |
topic |
Educação pré-escolar Envolvimento parental Currículo |
description |
O Relatório apresentado é resultado de um caminho de prática pedagógica realizado ao longo do ano letivo 2014-2015. Assim, são revelados os resultados de um percurso de investigação, no qual se procurou refletir de que forma é a relação existente entre os três agentes da educação: escola, família e comunidade. Ao longo do relatório é debatida a teoria em relação com a prática pedagógica no jardim de infância, destacando o papel da educadora de infância e da família, mais concretamente dos pais. Por fim, apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas no jardim de infância com objetivo de desenvolver a participação da família no jardim de infância para o progresso educativo da criança. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-07-10T11:33:10Z 2015-07-07T00:00:00Z 2015-07-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2201 TID:201467224 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2201 |
identifier_str_mv |
TID:201467224 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131624218034176 |