A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar

Bibliographic Details
Main Author: Barbosa, Bárbara Irene da Costa
Publication Date: 2015
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Download full: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2201
Summary: O Relatório apresentado é resultado de um caminho de prática pedagógica realizado ao longo do ano letivo 2014-2015. Assim, são revelados os resultados de um percurso de investigação, no qual se procurou refletir de que forma é a relação existente entre os três agentes da educação: escola, família e comunidade. Ao longo do relatório é debatida a teoria em relação com a prática pedagógica no jardim de infância, destacando o papel da educadora de infância e da família, mais concretamente dos pais. Por fim, apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas no jardim de infância com objetivo de desenvolver a participação da família no jardim de infância para o progresso educativo da criança.
id RCAP_2720d444aec532450c003024507ba7a9
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2201
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-EscolarEducação pré-escolarEnvolvimento parentalCurrículoO Relatório apresentado é resultado de um caminho de prática pedagógica realizado ao longo do ano letivo 2014-2015. Assim, são revelados os resultados de um percurso de investigação, no qual se procurou refletir de que forma é a relação existente entre os três agentes da educação: escola, família e comunidade. Ao longo do relatório é debatida a teoria em relação com a prática pedagógica no jardim de infância, destacando o papel da educadora de infância e da família, mais concretamente dos pais. Por fim, apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas no jardim de infância com objetivo de desenvolver a participação da família no jardim de infância para o progresso educativo da criança.The present report is a result of a path of pedagogical practice during the school years 2014 – 2015. In that way, the results were revealed from a course of investigation in which we reflected the existing relation between three education agents: school, family and community. Through the report it is debated the theory with the pedagogical practice in kindergarten highlighting the role of the educator and the family, specially parents. Lastly, we present a set of development activities on kindergarten with the purpose of developing the family engagement on kindergarten for the educative progress of the child.2015-07-10T11:33:10Z2015-07-07T00:00:00Z2015-07-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2201TID:201467224porBarbosa, Bárbara Irene da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:55Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2201Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:03.623166Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
title A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
spellingShingle A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
Barbosa, Bárbara Irene da Costa
Educação pré-escolar
Envolvimento parental
Currículo
title_short A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
title_full A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
title_fullStr A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
title_sort A problemática da relação escola-família para o desenvolvimento da aprendizagem da criança em contexto de Educação Pré-Escolar
author Barbosa, Bárbara Irene da Costa
author_facet Barbosa, Bárbara Irene da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Bárbara Irene da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Envolvimento parental
Currículo
topic Educação pré-escolar
Envolvimento parental
Currículo
description O Relatório apresentado é resultado de um caminho de prática pedagógica realizado ao longo do ano letivo 2014-2015. Assim, são revelados os resultados de um percurso de investigação, no qual se procurou refletir de que forma é a relação existente entre os três agentes da educação: escola, família e comunidade. Ao longo do relatório é debatida a teoria em relação com a prática pedagógica no jardim de infância, destacando o papel da educadora de infância e da família, mais concretamente dos pais. Por fim, apresentamos um conjunto de atividades desenvolvidas no jardim de infância com objetivo de desenvolver a participação da família no jardim de infância para o progresso educativo da criança.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-10T11:33:10Z
2015-07-07T00:00:00Z
2015-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2201
TID:201467224
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2201
identifier_str_mv TID:201467224
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131624218034176