Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ivo Manuel da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/13027
Resumo: Este relatório final de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora. Esta foi realizada na Escola Secundária Diogo Gouveia que se situa em Beja durante o ano letivo 2012/2013, tendo como objetivo vivenciar e executar uma aprendizagem aprofundada da vida de docente da disciplina de Educação física, realizando a função como professor estagiário. O presente relatório procura sintetizar todos os momentos vivenciados ao longo do estágio, um caminho reflexivo e de aprendizagem guiada. O documento encontra- se organizado em quatro grandes áreas de intervenção: i) enquadramento da prática de ensino supervisionada; ii) desenvolvimento do ensino- aprendizagem; iii) participação na escola e relação com a comunidade; iv) desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para finalizar, apresento as considerações finais sobre todo este caminho percorrido ao longo desta prática de ensino supervisionada; Report of Supervised Teaching Practice at Diogo de Gouveia Secundary School, in Beja Abstract: This internship final report is part of the Supervised Teaching Practice course of the Master Degree in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Education’s, Évora University. This practice was held at Diogo Gouveia’s High School, Beja, along the school year of 2012/2013, aiming to experience and execute a deep learning of a teaching life of the Physical Education discipline, performing the function of trainee teacher in order to put into practice the acquired knowledge during the academic path. This report seeks to synthesize all the experienced moments along the internship, a reflexive path of guided learning. This document is organized according to four major intervention areas: i) Supervised teaching practice’s environment; ii) Teaching-learning development: iii) Participating in school and relationship with the community; iv) Professional development throughout life. Finally, I present the final remarks about the whole path along this Supervised Teaching Practice.
id RCAP_1584542249e6942e9c07456063e02939
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/13027
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em BejaEducação físicaPrática de ensino supervisionadaEstágioFormação de professoresMotivaçãoEnsino básicoEnsino secundárioPhysical educationSupervised teaching practiceTeacher trainingBasic educationSecondary educationMotivationEste relatório final de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora. Esta foi realizada na Escola Secundária Diogo Gouveia que se situa em Beja durante o ano letivo 2012/2013, tendo como objetivo vivenciar e executar uma aprendizagem aprofundada da vida de docente da disciplina de Educação física, realizando a função como professor estagiário. O presente relatório procura sintetizar todos os momentos vivenciados ao longo do estágio, um caminho reflexivo e de aprendizagem guiada. O documento encontra- se organizado em quatro grandes áreas de intervenção: i) enquadramento da prática de ensino supervisionada; ii) desenvolvimento do ensino- aprendizagem; iii) participação na escola e relação com a comunidade; iv) desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para finalizar, apresento as considerações finais sobre todo este caminho percorrido ao longo desta prática de ensino supervisionada; Report of Supervised Teaching Practice at Diogo de Gouveia Secundary School, in Beja Abstract: This internship final report is part of the Supervised Teaching Practice course of the Master Degree in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Education’s, Évora University. This practice was held at Diogo Gouveia’s High School, Beja, along the school year of 2012/2013, aiming to experience and execute a deep learning of a teaching life of the Physical Education discipline, performing the function of trainee teacher in order to put into practice the acquired knowledge during the academic path. This report seeks to synthesize all the experienced moments along the internship, a reflexive path of guided learning. This document is organized according to four major intervention areas: i) Supervised teaching practice’s environment; ii) Teaching-learning development: iii) Participating in school and relationship with the community; iv) Professional development throughout life. Finally, I present the final remarks about the whole path along this Supervised Teaching Practice.Universidade de Évora2015-02-26T12:46:18Z2015-02-262014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/13027http://hdl.handle.net/10174/13027TID:201234165porDepartamento de Pedagogia e Educaçãoivo_msantos@hotmail.com672Santos, Ivo Manuel da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:57:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/13027Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:06:25.853240Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja
title Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja
spellingShingle Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja
Santos, Ivo Manuel da Costa
Educação física
Prática de ensino supervisionada
Estágio
Formação de professores
Motivação
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Teacher training
Basic education
Secondary education
Motivation
title_short Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja
title_full Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja
title_fullStr Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja
title_full_unstemmed Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja
title_sort Relatório da prática de ensino supervisionada realizada na Escola Secundária Diogo de Gouveia, em Beja
author Santos, Ivo Manuel da Costa
author_facet Santos, Ivo Manuel da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ivo Manuel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Prática de ensino supervisionada
Estágio
Formação de professores
Motivação
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Teacher training
Basic education
Secondary education
Motivation
topic Educação física
Prática de ensino supervisionada
Estágio
Formação de professores
Motivação
Ensino básico
Ensino secundário
Physical education
Supervised teaching practice
Teacher training
Basic education
Secondary education
Motivation
description Este relatório final de estágio insere-se na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Universidade de Évora. Esta foi realizada na Escola Secundária Diogo Gouveia que se situa em Beja durante o ano letivo 2012/2013, tendo como objetivo vivenciar e executar uma aprendizagem aprofundada da vida de docente da disciplina de Educação física, realizando a função como professor estagiário. O presente relatório procura sintetizar todos os momentos vivenciados ao longo do estágio, um caminho reflexivo e de aprendizagem guiada. O documento encontra- se organizado em quatro grandes áreas de intervenção: i) enquadramento da prática de ensino supervisionada; ii) desenvolvimento do ensino- aprendizagem; iii) participação na escola e relação com a comunidade; iv) desenvolvimento profissional ao longo da vida. Para finalizar, apresento as considerações finais sobre todo este caminho percorrido ao longo desta prática de ensino supervisionada; Report of Supervised Teaching Practice at Diogo de Gouveia Secundary School, in Beja Abstract: This internship final report is part of the Supervised Teaching Practice course of the Master Degree in Physical Education Teaching at Basic and Secondary Education’s, Évora University. This practice was held at Diogo Gouveia’s High School, Beja, along the school year of 2012/2013, aiming to experience and execute a deep learning of a teaching life of the Physical Education discipline, performing the function of trainee teacher in order to put into practice the acquired knowledge during the academic path. This report seeks to synthesize all the experienced moments along the internship, a reflexive path of guided learning. This document is organized according to four major intervention areas: i) Supervised teaching practice’s environment; ii) Teaching-learning development: iii) Participating in school and relationship with the community; iv) Professional development throughout life. Finally, I present the final remarks about the whole path along this Supervised Teaching Practice.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01T00:00:00Z
2015-02-26T12:46:18Z
2015-02-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/13027
http://hdl.handle.net/10174/13027
TID:201234165
url http://hdl.handle.net/10174/13027
identifier_str_mv TID:201234165
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
ivo_msantos@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136549452906496