Relação entre a utilização das redes sociais e a empatia de jovens : um estudo exploratório com o YouTube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/29965 |
Resumo: | Atualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) constituem uma ferramenta muito importante na comunicação e partilha de informação. A comunicação online tornou-se numa realidade central na socialização do ser humano. As redes sociais são um dos principais meios de comunicação dos jovens, e atualmente, o YouTube é uma das mais utilizadas. Neste sentido, o presente estudo é de cariz exploratório e pretendeu compreender a relação entre a utilização das redes sociais, nomeadamente do YouTube, e a empatia dos jovens. A amostra foi constituída por 157 participantes com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, utilizadores do YouTube. Para avaliação dos níveis de empatia utilizou-se a versão portuguesa da BES - Basic Empathy Scale (Matias, 2012) e criou-se um questionário para avaliar os níveis de utilização do YouTube. Dos resultados obtidos através de uma metodologia quantitativa, salienta-se que níveis de empatia cognitiva mais elevados estão associados a uma idade mais avançada de início da utilização do YouTube. No entanto, uma possível limitação deste estudo remete para os vieses de desejabilidade social tão comuns na aplicação de autorrelatos. Contudo, em futuras investigações, pode ser pertinente um estudo que integre a análise de outras medidas de empatia que não as de autorrelato. |
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Relação entre a utilização das redes sociais e a empatia de jovens : um estudo exploratório com o YouTubeEmpatiaRedes sociaisYouTubeJovensEmpathySocial mediaYouthDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaAtualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) constituem uma ferramenta muito importante na comunicação e partilha de informação. A comunicação online tornou-se numa realidade central na socialização do ser humano. As redes sociais são um dos principais meios de comunicação dos jovens, e atualmente, o YouTube é uma das mais utilizadas. Neste sentido, o presente estudo é de cariz exploratório e pretendeu compreender a relação entre a utilização das redes sociais, nomeadamente do YouTube, e a empatia dos jovens. A amostra foi constituída por 157 participantes com idades compreendidas entre os 15 e os 18 anos, utilizadores do YouTube. Para avaliação dos níveis de empatia utilizou-se a versão portuguesa da BES - Basic Empathy Scale (Matias, 2012) e criou-se um questionário para avaliar os níveis de utilização do YouTube. Dos resultados obtidos através de uma metodologia quantitativa, salienta-se que níveis de empatia cognitiva mais elevados estão associados a uma idade mais avançada de início da utilização do YouTube. No entanto, uma possível limitação deste estudo remete para os vieses de desejabilidade social tão comuns na aplicação de autorrelatos. Contudo, em futuras investigações, pode ser pertinente um estudo que integre a análise de outras medidas de empatia que não as de autorrelato.Currently, Information and Comunication Technologiees (ICT) are a very important comunication and information sharing tool. Online communication has become a central reality in human being socialization. Social networks are one of the main ways of comunication for young peope, and currently, YouTube is one of the most used. In this sense, the present study is exploratory and intends to understand the relationship between the use of social networks, namely YouTube, and young people’s empathy. The sample consisted of 157 participants aged 15 to 18, users of YouTube. To evaluate the levels of empathy, the Portuguese version of BES - Basic Empathy Scale (Matias, 2012) was used and a questionnaire was created to evaluate YouTube usage levels. From the results obtained through a quantitative methodology, it highlights that levels of higher cognitive empathy are associated with an advanced age of YouTube users. However, a possible limitation of this study refers to the biases of social desirability so common in the application of self-reports. Nevertheless, in future investigations, a study that integrates the analysis of empathy measures other than self-report may be relevant.Campos, Maria LuísaSilva, Clédna Patrícia de OliveiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaCosta, João Miguel Lima Seabra2020-03-16T13:44:53Z2019-07-1920192019-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/29965TID:202298710porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:35:28Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/29965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:24:03.101890Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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