Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/16506 |
Resumo: | O presente relatório, sendo parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende retratar todo o percurso realizado pela formanda ao longo da sua prática educativa. Este relatório descreve de um modo reflexivo as práticas desenvolvidas em dois contextos educativos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, quer em regime presencial, quer a distância, bem como as metodologias e pressupostos teóricos e legais que fundamentaram as suas intervenções. Neste âmbito, este documento apresenta-se como um instrumento ímpar que estimula o desenvolvimento e a meta-avaliação da mestranda na procura constante de um crescimento profissional, no qual se destacam as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas ao longo deste percurso, assim como as potencialidades e os constrangimentos que pautaram o mesmo. Este relatório apresenta também um estudo de caso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada que pretendeu analisar os efeitos do trabalho sobre a compreensão da leitura, explorada na aula de Português, na promoção de competências relativas à interpretação e compreensão de enunciados matemáticos. Assim sendo, este Relatório de Estágio é o espelho de uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional vivenciada pela formanda, estando certa de que esta formação será apenas o início de uma vida profissional rodeada de constantes desafios e aprendizagens. |
id |
RCAP_27879790ee00c06d0e8ddae9fcf20a89 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recipp.ipp.pt:10400.22/16506 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensõesPrática de ensino supervisionadaProfissionalidade docenteArticulação de saberesTransversalidade da Língua PortuguesaCompreensão da leitura e resolução de problemasSupervised Teaching PracticeTeaching professionalityArticulation of knowledgeTransversality of the Portuguese LanguageReading Comprehension and problem solvingDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório, sendo parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende retratar todo o percurso realizado pela formanda ao longo da sua prática educativa. Este relatório descreve de um modo reflexivo as práticas desenvolvidas em dois contextos educativos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, quer em regime presencial, quer a distância, bem como as metodologias e pressupostos teóricos e legais que fundamentaram as suas intervenções. Neste âmbito, este documento apresenta-se como um instrumento ímpar que estimula o desenvolvimento e a meta-avaliação da mestranda na procura constante de um crescimento profissional, no qual se destacam as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas ao longo deste percurso, assim como as potencialidades e os constrangimentos que pautaram o mesmo. Este relatório apresenta também um estudo de caso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada que pretendeu analisar os efeitos do trabalho sobre a compreensão da leitura, explorada na aula de Português, na promoção de competências relativas à interpretação e compreensão de enunciados matemáticos. Assim sendo, este Relatório de Estágio é o espelho de uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional vivenciada pela formanda, estando certa de que esta formação será apenas o início de uma vida profissional rodeada de constantes desafios e aprendizagens.This report, being part of the Curricular Unit of Supervised Teaching Practice and a fundamental requisite to obtaining a Master degree in Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, intends to portray the entire path taken by the trainee throughout her educational practice. This report describes in a reflective way the practices developed in two educational contexts of 1st and 2nd cycles of education, either in person or at a distance, as well as the theoretical and legal methodologies and assumptions that supported their interventions. In this context, this document presents itself as a unique instrument that stimulates the development and meta-evaluation of the master's student in the constant search for professional growth, in which the learning and skills developed and acquired along this path stand out, as well as the potentialities and constraints that guided the same. This report also presents a case study developed during the Supervised Teaching Practice that intended to analyze the effects of comprehension in reading, explored in the Portuguese class, on the promotion of learning related to the interpretation and understanding of mathematical statements. Therefore, this Internship Report is the mirror of an experience of personal and professional enrichment lived by the trainee, being sure that this training will only be the beginning of a professional life surrounded by constant challenges and learning.Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de EducaçãoCosta, José AntónioRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoOliveira, Marisa Isabel Alves2020-11-24T17:09:04Z202020202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/16506TID:202733874porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-25T01:46:21Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/16506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:36:10.218679Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões |
title |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões |
spellingShingle |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões Oliveira, Marisa Isabel Alves Prática de ensino supervisionada Profissionalidade docente Articulação de saberes Transversalidade da Língua Portuguesa Compreensão da leitura e resolução de problemas Supervised Teaching Practice Teaching professionality Articulation of knowledge Transversality of the Portuguese Language Reading Comprehension and problem solving Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões |
title_full |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões |
title_fullStr |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões |
title_full_unstemmed |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões |
title_sort |
Os caminhos da docência com raízes na discência: uma questão de múltiplas compreensões |
author |
Oliveira, Marisa Isabel Alves |
author_facet |
Oliveira, Marisa Isabel Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Costa, José António Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Marisa Isabel Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática de ensino supervisionada Profissionalidade docente Articulação de saberes Transversalidade da Língua Portuguesa Compreensão da leitura e resolução de problemas Supervised Teaching Practice Teaching professionality Articulation of knowledge Transversality of the Portuguese Language Reading Comprehension and problem solving Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Prática de ensino supervisionada Profissionalidade docente Articulação de saberes Transversalidade da Língua Portuguesa Compreensão da leitura e resolução de problemas Supervised Teaching Practice Teaching professionality Articulation of knowledge Transversality of the Portuguese Language Reading Comprehension and problem solving Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório, sendo parte integrante da Unidade Curricular Prática de Ensino Supervisionada e requisito fundamental para obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, pretende retratar todo o percurso realizado pela formanda ao longo da sua prática educativa. Este relatório descreve de um modo reflexivo as práticas desenvolvidas em dois contextos educativos de 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, quer em regime presencial, quer a distância, bem como as metodologias e pressupostos teóricos e legais que fundamentaram as suas intervenções. Neste âmbito, este documento apresenta-se como um instrumento ímpar que estimula o desenvolvimento e a meta-avaliação da mestranda na procura constante de um crescimento profissional, no qual se destacam as aprendizagens e competências desenvolvidas e adquiridas ao longo deste percurso, assim como as potencialidades e os constrangimentos que pautaram o mesmo. Este relatório apresenta também um estudo de caso desenvolvido durante a Prática de Ensino Supervisionada que pretendeu analisar os efeitos do trabalho sobre a compreensão da leitura, explorada na aula de Português, na promoção de competências relativas à interpretação e compreensão de enunciados matemáticos. Assim sendo, este Relatório de Estágio é o espelho de uma experiência de enriquecimento pessoal e profissional vivenciada pela formanda, estando certa de que esta formação será apenas o início de uma vida profissional rodeada de constantes desafios e aprendizagens. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-24T17:09:04Z 2020 2020 2020-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.22/16506 TID:202733874 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.22/16506 |
identifier_str_mv |
TID:202733874 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico do Porto. Escola Superior de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131452792635392 |