Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Daniela
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Costa, Jorge Adelino
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297
Resumo: In this piece of research one intends to analyse the incidence of transformational leadership in some schools, in face of the positive correlation of this style of leadership with organizational effectiveness. The richness and specificity of the school as an institution familiarise with leadership styles non exclusive of the educational environments, in a perspective of improvement through consolidation of school organizational culture. While intersecting these tendencies with the paradigm of autonomy in national educational policies, one compares state and priva te schools. After a brief incursion into the features of the directive and administrative organs, one explores possible constraints in leadership of school principais, always having in mind the idea that, due to its essence, transformational leadership finds in private schools a finer background.
id RCAP_2791f66e877ac4cb5c6ceb625104a286
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professoresIn this piece of research one intends to analyse the incidence of transformational leadership in some schools, in face of the positive correlation of this style of leadership with organizational effectiveness. The richness and specificity of the school as an institution familiarise with leadership styles non exclusive of the educational environments, in a perspective of improvement through consolidation of school organizational culture. While intersecting these tendencies with the paradigm of autonomy in national educational policies, one compares state and priva te schools. After a brief incursion into the features of the directive and administrative organs, one explores possible constraints in leadership of school principais, always having in mind the idea that, due to its essence, transformational leadership finds in private schools a finer background.Neste trabalho procura-se perceber a incidência de lideranças transformacionais em algumas escolas, atenta a correlação positiva entre a abordagem transformacional da liderança e o desempenho organizacional. A riqueza e a especificidade da instituição escolar familiarizam-se com estilos de liderança não exclusivos do cenário educacional, numa perspectiva de melhoria através da consolidação da cultura organizacional da escola. Cruzando estas tendências com a questão de fundo da autonomia em contexto das políticas educativas nacionais, comparam-se os sectores estatal e privado da educação. Após uma breve incursão nas características dos órgãos de direcção e de gestão das escolas, exploram-se eventuais constrangimentos ao exercício da liderança dos directores escolares, ao que não é alheia a ideia de que, dada a sua essência, a liderança transformacional encontrará nas escolas privadas um enquadramento mais favorável.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 21-322182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2008.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3297https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3297/3197Direitos de Autor (c) 2008 Daniela Cunha, Jorge Adelino Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, DanielaCosta, Jorge Adelino2022-05-24T16:54:43Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.885209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
title Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
spellingShingle Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
Cunha, Daniela
title_short Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
title_full Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
title_fullStr Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
title_full_unstemmed Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
title_sort Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
author Cunha, Daniela
author_facet Cunha, Daniela
Costa, Jorge Adelino
author_role author
author2 Costa, Jorge Adelino
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Daniela
Costa, Jorge Adelino
description In this piece of research one intends to analyse the incidence of transformational leadership in some schools, in face of the positive correlation of this style of leadership with organizational effectiveness. The richness and specificity of the school as an institution familiarise with leadership styles non exclusive of the educational environments, in a perspective of improvement through consolidation of school organizational culture. While intersecting these tendencies with the paradigm of autonomy in national educational policies, one compares state and priva te schools. After a brief incursion into the features of the directive and administrative organs, one explores possible constraints in leadership of school principais, always having in mind the idea that, due to its essence, transformational leadership finds in private schools a finer background.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-01-01T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297
url https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297
identifier_str_mv oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3297
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3297/3197
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 Daniela Cunha, Jorge Adelino Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2008 Daniela Cunha, Jorge Adelino Costa
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica Portuguesa
dc.source.none.fl_str_mv Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 21-32
2182-4614
1645-4006
10.34632/investigacaoeducacional.2008.n7
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129850807582720