Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297 |
Resumo: | In this piece of research one intends to analyse the incidence of transformational leadership in some schools, in face of the positive correlation of this style of leadership with organizational effectiveness. The richness and specificity of the school as an institution familiarise with leadership styles non exclusive of the educational environments, in a perspective of improvement through consolidation of school organizational culture. While intersecting these tendencies with the paradigm of autonomy in national educational policies, one compares state and priva te schools. After a brief incursion into the features of the directive and administrative organs, one explores possible constraints in leadership of school principais, always having in mind the idea that, due to its essence, transformational leadership finds in private schools a finer background. |
id |
RCAP_2791f66e877ac4cb5c6ceb625104a286 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professoresIn this piece of research one intends to analyse the incidence of transformational leadership in some schools, in face of the positive correlation of this style of leadership with organizational effectiveness. The richness and specificity of the school as an institution familiarise with leadership styles non exclusive of the educational environments, in a perspective of improvement through consolidation of school organizational culture. While intersecting these tendencies with the paradigm of autonomy in national educational policies, one compares state and priva te schools. After a brief incursion into the features of the directive and administrative organs, one explores possible constraints in leadership of school principais, always having in mind the idea that, due to its essence, transformational leadership finds in private schools a finer background.Neste trabalho procura-se perceber a incidência de lideranças transformacionais em algumas escolas, atenta a correlação positiva entre a abordagem transformacional da liderança e o desempenho organizacional. A riqueza e a especificidade da instituição escolar familiarizam-se com estilos de liderança não exclusivos do cenário educacional, numa perspectiva de melhoria através da consolidação da cultura organizacional da escola. Cruzando estas tendências com a questão de fundo da autonomia em contexto das políticas educativas nacionais, comparam-se os sectores estatal e privado da educação. Após uma breve incursão nas características dos órgãos de direcção e de gestão das escolas, exploram-se eventuais constrangimentos ao exercício da liderança dos directores escolares, ao que não é alheia a ideia de que, dada a sua essência, a liderança transformacional encontrará nas escolas privadas um enquadramento mais favorável.Universidade Católica Portuguesa2008-01-01T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 21-322182-46141645-400610.34632/investigacaoeducacional.2008.n7reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3297https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3297/3197Direitos de Autor (c) 2008 Daniela Cunha, Jorge Adelino Costahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, DanielaCosta, Jorge Adelino2022-05-24T16:54:43Zoai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:57:49.885209Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores |
title |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores |
spellingShingle |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores Cunha, Daniela |
title_short |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores |
title_full |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores |
title_fullStr |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores |
title_full_unstemmed |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores |
title_sort |
Liderança transformacional nas escolas estatais e privadas. Um olhar centrado nas percepções dos professores |
author |
Cunha, Daniela |
author_facet |
Cunha, Daniela Costa, Jorge Adelino |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Jorge Adelino |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Daniela Costa, Jorge Adelino |
description |
In this piece of research one intends to analyse the incidence of transformational leadership in some schools, in face of the positive correlation of this style of leadership with organizational effectiveness. The richness and specificity of the school as an institution familiarise with leadership styles non exclusive of the educational environments, in a perspective of improvement through consolidation of school organizational culture. While intersecting these tendencies with the paradigm of autonomy in national educational policies, one compares state and priva te schools. After a brief incursion into the features of the directive and administrative organs, one explores possible constraints in leadership of school principais, always having in mind the idea that, due to its essence, transformational leadership finds in private schools a finer background. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-01-01T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297 oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297 |
url |
https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.revistas.ucp.pt:article/3297 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3297 https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2008.3297 https://revistas.ucp.pt/index.php/investigacaoeducacional/article/view/3297/3197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Daniela Cunha, Jorge Adelino Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2008 Daniela Cunha, Jorge Adelino Costa http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Católica Portuguesa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Portuguesa de Investigação Educacional; n. 7 (2008); 21-32 2182-4614 1645-4006 10.34632/investigacaoeducacional.2008.n7 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129850807582720 |