Tensões entre privacidade e publicidade direcionada

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Manuel Moreira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/21072
Resumo: O Marketing Digital, uma variante do Marketing, é uma das grande indústrias da atualidade, ao navegar na Internet o utilizador fornece muitos dados às organizações desta indústria, por vezes sem se aperceber quando e como, sendo posteriormente alvo de Publicidade Direcionada ao seu perfil, de acordo com o seu histórico online, idade, localização, entre outros. Estas ações são possíveis através da aplicação de cookies, que são pequenos ficheiros de texto que estão armazenados nos web browsers quando se visita um website, mas têm forte implicação na privacidade dos utilizadores, sendo que atualmente, o RGPD deve proteger os cidadãos da UE neste contexto online. Mas estudos anteriores provam a sua falta de eficácia, e pretende-se aqui saber qual a perceção do próprio utilizador sobre o uso de cookies para criação de Publicidade Direcionada. A metodologia utilizada foi a realização de um estudo de cunho quantitativo, de natureza descritiva; a estratégia de pesquisa foi a realização de um inquérito por questionário estruturado online a 242 cidadãos maiores de idade, das faixas etárias mais ativas na Internet (20 a 34 anos). A análise dos resultados foi feita através da Análise Fatorial Exploratória e existem três conclusões essenciais a reter: os utilizadores têm conhecimento de que são alvos de Publicidade Direcionada, tendo um conhecimento razoável sobre cookies; existe uma ligeira preferência por conteúdo direcionado, quando comparado com conteúdo aleatório; e, sentem-se incomodados com o facto de serem rastreados.
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