A atividade lúdica na sala do jardim de infância: a taxa de ocupação das áreas básicas de atividade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1500 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, elaborou-se este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Este é constituído por um enquadramento teórico do contexto em que se desenvolveu a PES II, pela escolha e fundamentação de planificações orientadas para o trabalho de investigação, por um trabalho de investigação e por uma reflexão final da PES I e da PES II. No trabalho de investigação aqui incluído, estudou-se a atividade lúdica na sala de jardim de infância, através da taxa de ocupação das Áreas Básicas de Atividade (ABA). Para o efeito, adotou-se uma metodologia de natureza quantitativa. A população foi constituída por 18 crianças da sala dos 5 anos de um jardim de infância do concelho de Viana do Castelo, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Recolheram-se os dados através de uma observação do comportamento lúdico das crianças, durante um período de tempo consecutivo, e através da análise de uma entrevista sobre as preferências lúdicas do grupo. Os resultados evidenciaram que a área das Construções foi a que teve maior adesão no quadro geral, sendo as áreas da Plástica e da Casa aquelas que tiveram menor taxa de ocupação. Constatou-se ainda que as preferências das crianças coincidiram com aquilo que elas realizaram. As crianças permaneceram em atividade lúdica durante 89,5% do tempo total de observação, reconhecendo-se a elevada importância que a ludicidade ocupa na infância. |
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No âmbito do Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1ºCiclo do Ensino Básico, elaborou-se este relatório final da Prática de Ensino Supervisionada II (PES II). Este é constituído por um enquadramento teórico do contexto em que se desenvolveu a PES II, pela escolha e fundamentação de planificações orientadas para o trabalho de investigação, por um trabalho de investigação e por uma reflexão final da PES I e da PES II. No trabalho de investigação aqui incluído, estudou-se a atividade lúdica na sala de jardim de infância, através da taxa de ocupação das Áreas Básicas de Atividade (ABA). Para o efeito, adotou-se uma metodologia de natureza quantitativa. A população foi constituída por 18 crianças da sala dos 5 anos de um jardim de infância do concelho de Viana do Castelo, com idades compreendidas entre os 4 e 5 anos. Recolheram-se os dados através de uma observação do comportamento lúdico das crianças, durante um período de tempo consecutivo, e através da análise de uma entrevista sobre as preferências lúdicas do grupo. Os resultados evidenciaram que a área das Construções foi a que teve maior adesão no quadro geral, sendo as áreas da Plástica e da Casa aquelas que tiveram menor taxa de ocupação. Constatou-se ainda que as preferências das crianças coincidiram com aquilo que elas realizaram. As crianças permaneceram em atividade lúdica durante 89,5% do tempo total de observação, reconhecendo-se a elevada importância que a ludicidade ocupa na infância. |
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