"Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correia, Ana Carolina Farelo
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46427
Resumo: O presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à dimensão investigação desenvolvida no âmbito do estágio curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como intencionalidade compreender o contributo das atividades lúdicas para o desenvolvimento das aprendizagens previstas no currículo oficial desses anos de escolaridade. Durante a prática pedagógica, promoveu-se um ambiente lúdico para tentar compreender de que forma as brincadeiras e os jogos influenciavam as crianças durante o processo de ensino-aprendizagem. Em relação à metodologia, o estudo é de natureza qualitativa e baseia- se na investigação sobre a própria prática. A recolha de dados foi feita através da observação participante, das notas de campo, dos registos fotográficos, da análise documental e do inquérito por questionário às crianças que participaram na investigação. De acordo com os dados recolhidos e as observações feitas, foi possível constatar que as atividades lúdicas criaram um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Se pretendemos que as crianças atualmente gostem de estar na escola e que gostem de aprender é necessário dar-lhes um ambiente que lhes seja cativante o suficiente para os fazer questionar e interrogar-se pelo mundo, criando assim o gosto pela descoberta do desconhecido.
id RCAP_f0b262c97493144a0dcf5c7ddf5f7750
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46427
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículoInvestigação sobre a própria prática1.º Ciclo do Ensino BásicoAtividades lúdicasBrincarPractice based research1st Cycle of Basic EducationPlayful activitiesPlayO presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à dimensão investigação desenvolvida no âmbito do estágio curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como intencionalidade compreender o contributo das atividades lúdicas para o desenvolvimento das aprendizagens previstas no currículo oficial desses anos de escolaridade. Durante a prática pedagógica, promoveu-se um ambiente lúdico para tentar compreender de que forma as brincadeiras e os jogos influenciavam as crianças durante o processo de ensino-aprendizagem. Em relação à metodologia, o estudo é de natureza qualitativa e baseia- se na investigação sobre a própria prática. A recolha de dados foi feita através da observação participante, das notas de campo, dos registos fotográficos, da análise documental e do inquérito por questionário às crianças que participaram na investigação. De acordo com os dados recolhidos e as observações feitas, foi possível constatar que as atividades lúdicas criaram um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Se pretendemos que as crianças atualmente gostem de estar na escola e que gostem de aprender é necessário dar-lhes um ambiente que lhes seja cativante o suficiente para os fazer questionar e interrogar-se pelo mundo, criando assim o gosto pela descoberta do desconhecido.This report intends to make known the aspects inherent to the research dimension developed within the scope of the curricular internship in the 1st Cycle of Basic Education. This study aimed to understand the contribution of recreational activities to the development of skills and abilities present in the official curriculum of these years of schooling. During the pedagogical practice, a ludic environment was promoted in order to try to understand how play and game influenced children during the teaching-learning process. Regarding the methodology, the study is of a quakitative nature and is based on practice based research. Data collection was carried out through particinant observation, field notes, photographic records, document analysis and an Inquiry made though a questionnaire to the children who participated in the investigation. Data collected showed that the playful activities created a favorable environment during the teaching process. If we want children today to enjoy being at school and enjoy learning, it is necessary to provide them with an environment that is captivating enough to make them question and wonder about the world, thus creating a taste for discovering the unknown.Gomes, Elisabete Maria Xavier VieiraRepositório ComumCorreia, Ana Carolina Farelo2023-09-06T11:11:48Z2023-072023-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46427TID:203367030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:57:50Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46427Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:13:16.375412Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
title "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
spellingShingle "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
Correia, Ana Carolina Farelo
Investigação sobre a própria prática
1.º Ciclo do Ensino Básico
Atividades lúdicas
Brincar
Practice based research
1st Cycle of Basic Education
Playful activities
Play
title_short "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
title_full "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
title_fullStr "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
title_full_unstemmed "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
title_sort "Brincar é tudo": o contributo das atividades lúdicas para o envolvimento das crianças no currículo
author Correia, Ana Carolina Farelo
author_facet Correia, Ana Carolina Farelo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Elisabete Maria Xavier Vieira
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Correia, Ana Carolina Farelo
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação sobre a própria prática
1.º Ciclo do Ensino Básico
Atividades lúdicas
Brincar
Practice based research
1st Cycle of Basic Education
Playful activities
Play
topic Investigação sobre a própria prática
1.º Ciclo do Ensino Básico
Atividades lúdicas
Brincar
Practice based research
1st Cycle of Basic Education
Playful activities
Play
description O presente relatório pretende dar a conhecer os aspetos inerentes à dimensão investigação desenvolvida no âmbito do estágio curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Este estudo teve como intencionalidade compreender o contributo das atividades lúdicas para o desenvolvimento das aprendizagens previstas no currículo oficial desses anos de escolaridade. Durante a prática pedagógica, promoveu-se um ambiente lúdico para tentar compreender de que forma as brincadeiras e os jogos influenciavam as crianças durante o processo de ensino-aprendizagem. Em relação à metodologia, o estudo é de natureza qualitativa e baseia- se na investigação sobre a própria prática. A recolha de dados foi feita através da observação participante, das notas de campo, dos registos fotográficos, da análise documental e do inquérito por questionário às crianças que participaram na investigação. De acordo com os dados recolhidos e as observações feitas, foi possível constatar que as atividades lúdicas criaram um ambiente favorável ao processo de ensino-aprendizagem. Se pretendemos que as crianças atualmente gostem de estar na escola e que gostem de aprender é necessário dar-lhes um ambiente que lhes seja cativante o suficiente para os fazer questionar e interrogar-se pelo mundo, criando assim o gosto pela descoberta do desconhecido.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-06T11:11:48Z
2023-07
2023-07-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46427
TID:203367030
url http://hdl.handle.net/10400.26/46427
identifier_str_mv TID:203367030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135408306520064