A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Carlos Alberto
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Relatório
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/3782
Resumo: Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Psicologia da Aprendizagem e do Ensino
id RCAP_27c59c922759eaa49e12e94f258dfe04
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/3782
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoriaEstratégias de aprendizagemMotivaçãoEnsino versus tutoriaFatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarraLearning strategiesMotivationTeaching versus tutoringPsychological and psycho-motor factors of guitar learningRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Psicologia da Aprendizagem e do EnsinoO presente estudo na área da psicologia da aprendizagem tem como visão principal desenvolver estratégias de aprendizagem para implementá-las na prática do ensino/tutoria da guitarra jazz tanto em contextos formais como informais, com o intuito de ajudar professores nesta prática e, consequentemente, os seus alunos (crianças e adultos). Este estudo contém um syllabus de exames de grau em execução de guitarra jazz/blues, que serve como um guia de aprendizagem estruturado. Foram mencionadas técnicas de motivação para todos os alunos e tutorandos, ajudando-os assim a alcançar os seus objetivos e todo o seu potencial. Adicionalmente, foi defendido que os estudantes de música aprendem melhor através da tutoria do que do ensino no caso da aprendizagem de um instrumento musical, e que as metodologias de aprendizagem da guitarra e seus fatores psicológicos e psicomotores foram necessários para alcançar esta proposta, utilizando como instrumentos de pesquisa 3 avaliações da tutoria e 3 avaliações dos parâmetros da experiência da aprendizagem observada, para se poder detetar os perfis psicológicos dos estudantes de guitarra jazz.The main view of the present study is to develop learning strategies to be implemented in the teaching practice of jazz guitar in both formal and informal contexts, with the aim of helping teachers in this practice and, consequently, their students (children and adults). This study contains a syllabus for graded examinations in jazz/blues guitar playing, which serves as a structured learning guide. Were mentioned techniques to motivate all students and tutees, thus helping them achieving their goals and their full potential. Moreover, it was argued that music students learn better through tutoring than teaching in the case of learning a musical instrument, and that the methodologies of learning the guitar and its psychomotor and psychological factors were needed to achieve this proposal, using research instruments like 3 tutoring evaluations and 3 evaluations of the parameters of the learning experience observed, in order to detect the psychological profiles of jazz guitar students.[s.n.]Madeira, MiltonRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaViegas, Carlos Alberto2013-04-29T07:42:06Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:08Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:40.739023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
title A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
spellingShingle A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
Viegas, Carlos Alberto
Estratégias de aprendizagem
Motivação
Ensino versus tutoria
Fatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarra
Learning strategies
Motivation
Teaching versus tutoring
Psychological and psycho-motor factors of guitar learning
title_short A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
title_full A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
title_fullStr A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
title_full_unstemmed A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
title_sort A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
author Viegas, Carlos Alberto
author_facet Viegas, Carlos Alberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Madeira, Milton
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Estratégias de aprendizagem
Motivação
Ensino versus tutoria
Fatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarra
Learning strategies
Motivation
Teaching versus tutoring
Psychological and psycho-motor factors of guitar learning
topic Estratégias de aprendizagem
Motivação
Ensino versus tutoria
Fatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarra
Learning strategies
Motivation
Teaching versus tutoring
Psychological and psycho-motor factors of guitar learning
description Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Psicologia da Aprendizagem e do Ensino
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-04-29T07:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/report
format report
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/3782
url http://hdl.handle.net/10284/3782
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130272014270464