A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Relatório |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/3782 |
Resumo: | Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Psicologia da Aprendizagem e do Ensino |
id |
RCAP_27c59c922759eaa49e12e94f258dfe04 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/3782 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoriaEstratégias de aprendizagemMotivaçãoEnsino versus tutoriaFatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarraLearning strategiesMotivationTeaching versus tutoringPsychological and psycho-motor factors of guitar learningRelatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Psicologia da Aprendizagem e do EnsinoO presente estudo na área da psicologia da aprendizagem tem como visão principal desenvolver estratégias de aprendizagem para implementá-las na prática do ensino/tutoria da guitarra jazz tanto em contextos formais como informais, com o intuito de ajudar professores nesta prática e, consequentemente, os seus alunos (crianças e adultos). Este estudo contém um syllabus de exames de grau em execução de guitarra jazz/blues, que serve como um guia de aprendizagem estruturado. Foram mencionadas técnicas de motivação para todos os alunos e tutorandos, ajudando-os assim a alcançar os seus objetivos e todo o seu potencial. Adicionalmente, foi defendido que os estudantes de música aprendem melhor através da tutoria do que do ensino no caso da aprendizagem de um instrumento musical, e que as metodologias de aprendizagem da guitarra e seus fatores psicológicos e psicomotores foram necessários para alcançar esta proposta, utilizando como instrumentos de pesquisa 3 avaliações da tutoria e 3 avaliações dos parâmetros da experiência da aprendizagem observada, para se poder detetar os perfis psicológicos dos estudantes de guitarra jazz.The main view of the present study is to develop learning strategies to be implemented in the teaching practice of jazz guitar in both formal and informal contexts, with the aim of helping teachers in this practice and, consequently, their students (children and adults). This study contains a syllabus for graded examinations in jazz/blues guitar playing, which serves as a structured learning guide. Were mentioned techniques to motivate all students and tutees, thus helping them achieving their goals and their full potential. Moreover, it was argued that music students learn better through tutoring than teaching in the case of learning a musical instrument, and that the methodologies of learning the guitar and its psychomotor and psychological factors were needed to achieve this proposal, using research instruments like 3 tutoring evaluations and 3 evaluations of the parameters of the learning experience observed, in order to detect the psychological profiles of jazz guitar students.[s.n.]Madeira, MiltonRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaViegas, Carlos Alberto2013-04-29T07:42:06Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/reportapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/3782porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:03:08Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/3782Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:40:40.739023Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria |
title |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria |
spellingShingle |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria Viegas, Carlos Alberto Estratégias de aprendizagem Motivação Ensino versus tutoria Fatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarra Learning strategies Motivation Teaching versus tutoring Psychological and psycho-motor factors of guitar learning |
title_short |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria |
title_full |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria |
title_fullStr |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria |
title_full_unstemmed |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria |
title_sort |
A teoria da aprendizagem para guitarra Jazz/Blues: ensino versus tutoria |
author |
Viegas, Carlos Alberto |
author_facet |
Viegas, Carlos Alberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Madeira, Milton Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias de aprendizagem Motivação Ensino versus tutoria Fatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarra Learning strategies Motivation Teaching versus tutoring Psychological and psycho-motor factors of guitar learning |
topic |
Estratégias de aprendizagem Motivação Ensino versus tutoria Fatores psicológicos e psicomotores da aprendizagem da guitarra Learning strategies Motivation Teaching versus tutoring Psychological and psycho-motor factors of guitar learning |
description |
Relatório apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para o cumprimento do programa de Pós-Doutoramento em Psicologia da Aprendizagem e do Ensino |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-01-01T00:00:00Z 2012-01-01T00:00:00Z 2013-04-29T07:42:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/report |
format |
report |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/3782 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/3782 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130272014270464 |