Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavres, Marta Januário
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caldeira, Suzana Nunes, Silva, Osvaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4078
Resumo: II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
id RCAP_28251888a8e1da9a66f080885f7ff91e
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4078
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliaçãoCompetência SocialAssertividadeAdesão à EscolaContexto EscolarInstrumento de AvaliaçãoII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A assertividade contribui para o desenvolvimento de relações ajustadas que favorecem o envolvimento do aluno com pares e professores. Défices de assertividade associam-se a comportamentos de desvinculação com a escola, nomeadamente absentismo e reprovações. A assertividade corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, verificando-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade no contexto escolar. OBJETIVO: Estudar as propriedades da Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE), usando, entre outros instrumentos, a EAE-E4D para o estudo da validade convergente e o (in)sucesso escolar enquanto critério externo. METODOLOGIA: Os estudos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE foram realizados a partir de uma amostra de 455 alunos, de ambos os sexos, do 8.º e 10.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. RESULTADOS: No estudo da dimensionalidade, foram identificadas três dimensões; assertividade Básica, Assertividade com Desconhecidos e Assertividade em Situações de Confronto. Na fidelidade foram alcançados bons indicadores de consistência interna. Quanto à validade a EAACE relaciona-se positivamente com o envolvimento dos alunos e inversamente com o insucesso, sendo os mais assertivos aqueles que apresentaram menos reprovações e um menor absentismo. CONCLUSÃO: Ressalta-se a pertinência da validação da EAACE dada a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar e a importância desta variável na adesão dos alunos à escola, nomeadamente no domínio das relações emocionais do aluno com a escola, professores e colegas, assim como das atividades académicas e sucesso escolar.Instituto de Educação, Universidade de LisboaRepositório da Universidade dos AçoresTavres, Marta JanuárioCaldeira, Suzana NunesSilva, Osvaldo2017-04-10T10:18:34Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4078porTavares, M., Caldeira, S.N. & Silva, O. (2016). "Assertividade e envolvimento escolar dos alunos: A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico (pp. 370-386). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.978-989-8753-34-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:20Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:37.143784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
spellingShingle Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
Tavres, Marta Januário
Competência Social
Assertividade
Adesão à Escola
Contexto Escolar
Instrumento de Avaliação
title_short Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title_full Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title_fullStr Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title_full_unstemmed Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
title_sort Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
author Tavres, Marta Januário
author_facet Tavres, Marta Januário
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
author_role author
author2 Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavres, Marta Januário
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Competência Social
Assertividade
Adesão à Escola
Contexto Escolar
Instrumento de Avaliação
topic Competência Social
Assertividade
Adesão à Escola
Contexto Escolar
Instrumento de Avaliação
description II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
2017-04-10T10:18:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4078
url http://hdl.handle.net/10400.3/4078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tavares, M., Caldeira, S.N. & Silva, O. (2016). "Assertividade e envolvimento escolar dos alunos: A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico (pp. 370-386). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.
978-989-8753-34-2
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação, Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130719464718336