Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4078 |
Resumo: | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). |
id |
RCAP_28251888a8e1da9a66f080885f7ff91e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4078 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliaçãoCompetência SocialAssertividadeAdesão à EscolaContexto EscolarInstrumento de AvaliaçãoII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: A assertividade contribui para o desenvolvimento de relações ajustadas que favorecem o envolvimento do aluno com pares e professores. Défices de assertividade associam-se a comportamentos de desvinculação com a escola, nomeadamente absentismo e reprovações. A assertividade corresponde a um conjunto de respostas despoletadas por situações sociais e contextuais, verificando-se a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade no contexto escolar. OBJETIVO: Estudar as propriedades da Escala de Atitudes Assertivas em Contexto Escolar (EAACE), usando, entre outros instrumentos, a EAE-E4D para o estudo da validade convergente e o (in)sucesso escolar enquanto critério externo. METODOLOGIA: Os estudos sobre a dimensionalidade, a fidelidade e a validade da EAACE foram realizados a partir de uma amostra de 455 alunos, de ambos os sexos, do 8.º e 10.º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos. RESULTADOS: No estudo da dimensionalidade, foram identificadas três dimensões; assertividade Básica, Assertividade com Desconhecidos e Assertividade em Situações de Confronto. Na fidelidade foram alcançados bons indicadores de consistência interna. Quanto à validade a EAACE relaciona-se positivamente com o envolvimento dos alunos e inversamente com o insucesso, sendo os mais assertivos aqueles que apresentaram menos reprovações e um menor absentismo. CONCLUSÃO: Ressalta-se a pertinência da validação da EAACE dada a inexistência de um instrumento de avaliação da assertividade em contexto escolar e a importância desta variável na adesão dos alunos à escola, nomeadamente no domínio das relações emocionais do aluno com a escola, professores e colegas, assim como das atividades académicas e sucesso escolar.Instituto de Educação, Universidade de LisboaRepositório da Universidade dos AçoresTavres, Marta JanuárioCaldeira, Suzana NunesSilva, Osvaldo2017-04-10T10:18:34Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4078porTavares, M., Caldeira, S.N. & Silva, O. (2016). "Assertividade e envolvimento escolar dos alunos: A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico (pp. 370-386). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2.978-989-8753-34-2info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:20Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4078Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:37.143784Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação |
title |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação |
spellingShingle |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação Tavres, Marta Januário Competência Social Assertividade Adesão à Escola Contexto Escolar Instrumento de Avaliação |
title_short |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação |
title_full |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação |
title_fullStr |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação |
title_full_unstemmed |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação |
title_sort |
Assertividade e envolvimento escolar dos alunos : A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação |
author |
Tavres, Marta Januário |
author_facet |
Tavres, Marta Januário Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavres, Marta Januário Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competência Social Assertividade Adesão à Escola Contexto Escolar Instrumento de Avaliação |
topic |
Competência Social Assertividade Adesão à Escola Contexto Escolar Instrumento de Avaliação |
description |
II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola” (IICIEAE2016). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), 11, 12 e 13 de julho de 2016. Congresso organizado na sequência do "Projeto PTDC/CPE-CED/114362/2009 - "Envolvimento dos Alunos na Escola: Diferenciação e Promoção" financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z 2017-04-10T10:18:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4078 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4078 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Tavares, M., Caldeira, S.N. & Silva, O. (2016). "Assertividade e envolvimento escolar dos alunos: A importância do desenvolvimento de um instrumento de avaliação". In Feliciano H. Veiga (coord.), Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação Motivação para o Desempenho Académico (pp. 370-386). Lisboa: Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-34-2. 978-989-8753-34-2 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação, Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130719464718336 |