Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tavares, Marta Januário
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Caldeira, Suzana Nunes, Silva, Osvaldo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.3/4114
Resumo: II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.
id RCAP_e5e070e8806219fa06ef69ab0dbd57dc
oai_identifier_str oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4114
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada VulnerabilidadeAssertividadeEnvolvimento EscolarAdesão à EscolaSucesso EscolarAlunosII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: O arquipélago dos Açores é apontado como a região de Portugal com a taxa de insucesso escolar mais elevado, dificultando o cumprimento das metas preconizadas na estratégia 2020 para a educação. Por sua vez, o envolvimento escolar é considerado um fator influente dos resultados dos alunos e protetor de situações de disrupção e abandono. Conjugando estas duas condições, neste estudo caracterizam-se alunos do 3º ciclo e do ensino secundário de São Miguel - Açores em termos de variáveis familiares, escolares e psicológicas, com enfoque no envolvimento escolar e na condição de repetência. Situando-nos na ótica da psicologia, pretende-se perceber que meios podem ser colocados ao dispor das escolas e do sistema educativo para minimizar este flagelo regional. OBJETIVO: Caracterizar a situação face à escola de alunos do 3º ciclo e ensino secundário, com vista a descortinar variáveis, designadamente psicológicas, que possam estar a dificultar o sucesso escolar. METODOLOGIA: 455 alunos de 15 turmas dos 8º e 10º anos de seis escolas do ensino básico e secundário de cinco concelhos da ilha de São Miguel, ilha que reúne mais de metade da população dos Açores. RESULTADOS: Encontraram-se resultados com diferenças estatísticas entre alunos com reprovações e sem reprovações nas seguintes variáveis psicológicas: assertividade e envolvimento escolar. Resultados em outras variáveis, como a inteligência emocional ou a ansiedade, não foram tão discriminativos. CONCLUSÃO: Parece ser importante apostar na criação de condições favorecedoras de atributos proacadémicos, como a capacidade de iniciar, manter e terminar interações sociais, recusar pedidos; fazer pedidos ou solicitar favores, e expressar sentimentos negativos e positivos, assim como na criação de vínculos à escola, para além do investimento no currículo académico. Tratando-se de variáveis de enfoque psicológico, a acção dos SPOs poderá favorecer mudanças num sentido positivo. Eventualmente, importa repensar o papel a desempenhar por estes serviços num sistema ecológico de minimização de vulnerabilidade.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Universidade de Lisboa; Instituto de EducaçãoUniversidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade dos AçoresTavares, Marta JanuárioCaldeira, Suzana NunesSilva, Osvaldo2017-04-24T15:59:33Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4114porTavares, M., Caldeira, S., & SIlva, O. (2016). "Insucesso Escolar: Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 514-526). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.978-989-8753-35-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:38.832293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
title Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
spellingShingle Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
Tavares, Marta Januário
Assertividade
Envolvimento Escolar
Adesão à Escola
Sucesso Escolar
Alunos
title_short Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
title_full Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
title_fullStr Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
title_full_unstemmed Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
title_sort Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
author Tavares, Marta Januário
author_facet Tavares, Marta Januário
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
author_role author
author2 Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade dos Açores
dc.contributor.author.fl_str_mv Tavares, Marta Januário
Caldeira, Suzana Nunes
Silva, Osvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Assertividade
Envolvimento Escolar
Adesão à Escola
Sucesso Escolar
Alunos
topic Assertividade
Envolvimento Escolar
Adesão à Escola
Sucesso Escolar
Alunos
description II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12
2016-12-01T00:00:00Z
2017-04-24T15:59:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.3/4114
url http://hdl.handle.net/10400.3/4114
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tavares, M., Caldeira, S., & SIlva, O. (2016). "Insucesso Escolar: Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 514-526). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.
978-989-8753-35-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Lisboa, Instituto de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130720691552256