Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/4114 |
Resumo: | II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. |
id |
RCAP_e5e070e8806219fa06ef69ab0dbd57dc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/4114 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada VulnerabilidadeAssertividadeEnvolvimento EscolarAdesão à EscolaSucesso EscolarAlunosII Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016.ENQUADRAMENTO CONCEPTUAL: O arquipélago dos Açores é apontado como a região de Portugal com a taxa de insucesso escolar mais elevado, dificultando o cumprimento das metas preconizadas na estratégia 2020 para a educação. Por sua vez, o envolvimento escolar é considerado um fator influente dos resultados dos alunos e protetor de situações de disrupção e abandono. Conjugando estas duas condições, neste estudo caracterizam-se alunos do 3º ciclo e do ensino secundário de São Miguel - Açores em termos de variáveis familiares, escolares e psicológicas, com enfoque no envolvimento escolar e na condição de repetência. Situando-nos na ótica da psicologia, pretende-se perceber que meios podem ser colocados ao dispor das escolas e do sistema educativo para minimizar este flagelo regional. OBJETIVO: Caracterizar a situação face à escola de alunos do 3º ciclo e ensino secundário, com vista a descortinar variáveis, designadamente psicológicas, que possam estar a dificultar o sucesso escolar. METODOLOGIA: 455 alunos de 15 turmas dos 8º e 10º anos de seis escolas do ensino básico e secundário de cinco concelhos da ilha de São Miguel, ilha que reúne mais de metade da população dos Açores. RESULTADOS: Encontraram-se resultados com diferenças estatísticas entre alunos com reprovações e sem reprovações nas seguintes variáveis psicológicas: assertividade e envolvimento escolar. Resultados em outras variáveis, como a inteligência emocional ou a ansiedade, não foram tão discriminativos. CONCLUSÃO: Parece ser importante apostar na criação de condições favorecedoras de atributos proacadémicos, como a capacidade de iniciar, manter e terminar interações sociais, recusar pedidos; fazer pedidos ou solicitar favores, e expressar sentimentos negativos e positivos, assim como na criação de vínculos à escola, para além do investimento no currículo académico. Tratando-se de variáveis de enfoque psicológico, a acção dos SPOs poderá favorecer mudanças num sentido positivo. Eventualmente, importa repensar o papel a desempenhar por estes serviços num sistema ecológico de minimização de vulnerabilidade.Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT); Universidade de Lisboa; Instituto de EducaçãoUniversidade de Lisboa, Instituto de EducaçãoRepositório da Universidade dos AçoresTavares, Marta JanuárioCaldeira, Suzana NunesSilva, Osvaldo2017-04-24T15:59:33Z2016-122016-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/4114porTavares, M., Caldeira, S., & SIlva, O. (2016). "Insucesso Escolar: Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 514-526). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9.978-989-8753-35-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:32:22Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/4114Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:26:38.832293Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade |
title |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade |
spellingShingle |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade Tavares, Marta Januário Assertividade Envolvimento Escolar Adesão à Escola Sucesso Escolar Alunos |
title_short |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade |
title_full |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade |
title_fullStr |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade |
title_full_unstemmed |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade |
title_sort |
Insucesso Escolar : Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade |
author |
Tavares, Marta Januário |
author_facet |
Tavares, Marta Januário Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo |
author_role |
author |
author2 |
Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tavares, Marta Januário Caldeira, Suzana Nunes Silva, Osvaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Assertividade Envolvimento Escolar Adesão à Escola Sucesso Escolar Alunos |
topic |
Assertividade Envolvimento Escolar Adesão à Escola Sucesso Escolar Alunos |
description |
II Congresso Internacional "Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico)". Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 11, 12 e 13 de Julho de 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12 2016-12-01T00:00:00Z 2017-04-24T15:59:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/4114 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/4114 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Tavares, M., Caldeira, S., & SIlva, O. (2016). "Insucesso Escolar: Contributos da Psicologia para um Região de Elevada Vulnerabilidade". In Feliciano H. Veiga (coord.), Atas do II Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspetivas da Psicologia e Educação (Motivação para o Desempenho Académico), (pp. 514-526). Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. ISBN 978-989-8753-35-9. 978-989-8753-35-9 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Lisboa, Instituto de Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130720691552256 |