A medida na educação pré-escolar : um estudo centrado em experiências integradoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Liliana Magalhães
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1380
Resumo: O presente estudo, centrado no domínio da Matemática, tem como principal objetivo compreender a forma como crianças do pré-escolar desenvolvem competências de medição de grandezas através do desenvolvimento de experiências de aprendizagem integradoras. De forma a refletir sobre esta problemática, foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que processos de medição são evidenciados pelas crianças nestes contextos?; (2) Como evoluem nas estratégias utilizadas?; e (3) Que dificuldades apresentam? Assim sendo, optou-se por realizar um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, cujo foco foi o grupo de crianças do contexto da Prática de Ensino Supervisionada II. Na recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas, nomeadamente, a observação participante, entrevistas semiestruturadas, gravações áudio e vídeo e registos fotográficos, e recolha de documentos. A proposta pedagógica delineada para o trabalho de campo englobou uma sequência de cinco tarefas, centradas em situações problemáticas que envolviam a medição, tendo como referência experiências de aprendizagem integradoras. Através da análise dos dados foi possível verificar que as crianças evidenciaram motivação na exploração de cada tarefa, tendo utilizado diferentes processos de medição. A utilização de materiais diversificados e o apelo a situações do quotidiano potenciaram o recurso a múltiplos processos de medição, que enriqueceram as aprendizagens das crianças, permitindo que evoluíssem na sua utilização. Foram também identificadas algumas dificuldades, relacionadas com aspetos associados ao sentido de número e, de forma pontual, à desadequação das unidades de medida aplicadas a uma dada grandeza.
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