A medida na educação pré-escolar : um estudo centrado em experiências integradoras
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1380 |
Resumo: | O presente estudo, centrado no domínio da Matemática, tem como principal objetivo compreender a forma como crianças do pré-escolar desenvolvem competências de medição de grandezas através do desenvolvimento de experiências de aprendizagem integradoras. De forma a refletir sobre esta problemática, foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que processos de medição são evidenciados pelas crianças nestes contextos?; (2) Como evoluem nas estratégias utilizadas?; e (3) Que dificuldades apresentam? Assim sendo, optou-se por realizar um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, cujo foco foi o grupo de crianças do contexto da Prática de Ensino Supervisionada II. Na recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas, nomeadamente, a observação participante, entrevistas semiestruturadas, gravações áudio e vídeo e registos fotográficos, e recolha de documentos. A proposta pedagógica delineada para o trabalho de campo englobou uma sequência de cinco tarefas, centradas em situações problemáticas que envolviam a medição, tendo como referência experiências de aprendizagem integradoras. Através da análise dos dados foi possível verificar que as crianças evidenciaram motivação na exploração de cada tarefa, tendo utilizado diferentes processos de medição. A utilização de materiais diversificados e o apelo a situações do quotidiano potenciaram o recurso a múltiplos processos de medição, que enriqueceram as aprendizagens das crianças, permitindo que evoluíssem na sua utilização. Foram também identificadas algumas dificuldades, relacionadas com aspetos associados ao sentido de número e, de forma pontual, à desadequação das unidades de medida aplicadas a uma dada grandeza. |
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A medida na educação pré-escolar : um estudo centrado em experiências integradorasEducação pré-escolarMatemáticaGeometria e medidaAprendizagens integradorasPre-school educationMathematicsGeometry end measurementIntegrated learningO presente estudo, centrado no domínio da Matemática, tem como principal objetivo compreender a forma como crianças do pré-escolar desenvolvem competências de medição de grandezas através do desenvolvimento de experiências de aprendizagem integradoras. De forma a refletir sobre esta problemática, foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que processos de medição são evidenciados pelas crianças nestes contextos?; (2) Como evoluem nas estratégias utilizadas?; e (3) Que dificuldades apresentam? Assim sendo, optou-se por realizar um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, cujo foco foi o grupo de crianças do contexto da Prática de Ensino Supervisionada II. Na recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas, nomeadamente, a observação participante, entrevistas semiestruturadas, gravações áudio e vídeo e registos fotográficos, e recolha de documentos. A proposta pedagógica delineada para o trabalho de campo englobou uma sequência de cinco tarefas, centradas em situações problemáticas que envolviam a medição, tendo como referência experiências de aprendizagem integradoras. Através da análise dos dados foi possível verificar que as crianças evidenciaram motivação na exploração de cada tarefa, tendo utilizado diferentes processos de medição. A utilização de materiais diversificados e o apelo a situações do quotidiano potenciaram o recurso a múltiplos processos de medição, que enriqueceram as aprendizagens das crianças, permitindo que evoluíssem na sua utilização. Foram também identificadas algumas dificuldades, relacionadas com aspetos associados ao sentido de número e, de forma pontual, à desadequação das unidades de medida aplicadas a uma dada grandeza.This study, with focus in Mathematics, had the main goal of understanding how pre-school children develop abilities of measurement through integrating experiences. In order to reflect about this problem, the following questions were posed: (1) What measurement processes are mobilized by children in these contexts?; (2) How do they evolve in the strategies they use?; and (3) What kind of difficulties do they present? In this sense, the study is framed by a construtivist paradigm, following a qualitative methodology, translated into a case study, focused on the group of children of the PES II context. To collect data several techniques were used like participant observation, semistructured interviews, audio and video recordings, photographic registers and documents. The didactical proposal planned for this study integrated a sequence of five tasks, centered in problems involving measurement, linked to integrating learning experiences. It was possible to conclude, through data analysis, that these children showed motivation in exploring the tasks proposed, having applied different measurement processes. The use of different materials and the reference to daily life situations induced the use of multiple measurement processes that enriched children’s’ leaning, allowing them to evolve in this extent. Some difficulties were identified, related to number sense abilities and, in a few cases, related to the inappropriate application of measurement units to a certain attribute.2015-11-20T10:00:43Z2012-07-31T00:00:00Z2012-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1380porMonteiro, Liliana Magalhãesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:32Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1380Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:45.955579Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente estudo, centrado no domínio da Matemática, tem como principal objetivo compreender a forma como crianças do pré-escolar desenvolvem competências de medição de grandezas através do desenvolvimento de experiências de aprendizagem integradoras. De forma a refletir sobre esta problemática, foram formuladas as seguintes questões de investigação: (1) Que processos de medição são evidenciados pelas crianças nestes contextos?; (2) Como evoluem nas estratégias utilizadas?; e (3) Que dificuldades apresentam? Assim sendo, optou-se por realizar um estudo enquadrado por um paradigma construtivista, seguindo uma metodologia de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, cujo foco foi o grupo de crianças do contexto da Prática de Ensino Supervisionada II. Na recolha de dados foram utilizadas diversas técnicas, nomeadamente, a observação participante, entrevistas semiestruturadas, gravações áudio e vídeo e registos fotográficos, e recolha de documentos. A proposta pedagógica delineada para o trabalho de campo englobou uma sequência de cinco tarefas, centradas em situações problemáticas que envolviam a medição, tendo como referência experiências de aprendizagem integradoras. Através da análise dos dados foi possível verificar que as crianças evidenciaram motivação na exploração de cada tarefa, tendo utilizado diferentes processos de medição. A utilização de materiais diversificados e o apelo a situações do quotidiano potenciaram o recurso a múltiplos processos de medição, que enriqueceram as aprendizagens das crianças, permitindo que evoluíssem na sua utilização. Foram também identificadas algumas dificuldades, relacionadas com aspetos associados ao sentido de número e, de forma pontual, à desadequação das unidades de medida aplicadas a uma dada grandeza. |
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