Linguagem formal em situações orais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/21108 |
Resumo: | Relatório de investigação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
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Linguagem formal em situações orais372.46Relatório de investigação de mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino BásicoO presente estudo, levado a cabo pela estagiária investigadora em 2011/2012 com uma turma de ensino do 4.º ano de escolaridade, foi desenvolvido no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo, lecionado na Universidade do Minho. Visou a promoção da linguagem formal em situações orais, procurando atender às necessidades e interesses dos alunos, conciliando-as com as exigências do sistema educativo (programas escolares) e projetos educativos em decurso na turma. Os objetivos de estudo foram: (1) promover a aprendizagem consciente de dois géneros textuais implicados nas competências específicas da compreensão e da expressão oral formal, nomeadamente o da entrevista e o da reportagem; (2) identificar o impacto das estratégias pedagógicas no alargamento das competências linguísticas dos alunos; (3) identificar o impacto das estratégias pedagógicas na consciencialização dos alunos acerca dos géneros linguísticos estudados. Tratou-se de um estudo enquadrado na metodologia de investigação-ação, com recurso a estratégias de recolha de informação predominantemente qualitativas e com uma função simultaneamente pedagógica e investigativa: textos escritos, aprendizagens dos alunos, análise de dados de interação pedagógica (vídeo gravados e transcritos) e diário reflexivo da estagiária. A avaliação dos dados recolhidos permitiu concluir que a experiência despertou os alunos para uma maior consciencialização acerca da temática em estudo e desenvolveu a sua capacidade de aprender a aprender. Ao assumirem um papel ativo nas suas aprendizagens, os alunos tornam-se capazes de construir o seu próprio conhecimento, num processo coletivo que alterou significativamente os modos de aprender e ensinar a língua.The present study was elaborated by a pre-service teacher in 2011/2012 with a fourth grade class. It was developed in the practicum component of the Master in Pre-School Education and Teaching in Basic Education, taught in University of Minho. The study was developed as action research, with a simultaneous pedagogical and investigative function. It aimed to promote the use of formal language in oral situations, seeking to meet the needs and interests of students, combining them with the formal requirements (mostly school programs) and educational projects in progress in the class. The goals were: (1) to promote the learning of two different textual genres involved in formal oral comprehension and expression, namely the interview and the oral report; (2) to identify the impact of the teaching strategies on the growth of the students’ language skills; (3) to identify the impact of the teaching strategies on students’ awareness about the linguistic genres studied. It was developed as a didactic sequence (designed to help students’ learn how to prepare an interview), a writing cycle (planned to help students’ learn how to produce an oral report), and a self-evaluation questionnaire (prepared to help students think about their learning and how they learned). Qualitative and quantitative data were collected, using data collecting techniques such as: texts written and orally produced by children, questionnaires, pedagogical interaction (recorded and transcribed) and the teachers’ reflexive journal. The analysis of the data revealed that the pedagogical experience promoted students’ learning, helping them to develop knowledge and awareness about the topics that were studied, besides developing their ability to learn how to learn by doing so. The teacher ends up reflecting about the relevance of this experience in her own professional learning.Pereira, Iris Susana PiresUniversidade do MinhoSilva, Margarida Torres da20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/21108porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:03:25Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/21108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:53:33.481790Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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