Impacto de uma intervenção para aumento do consumo de hortofrutícolas em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Sara Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/36977
Resumo: Os hábitos alimentares adquiridos e desenvolvidos na infância e adolescência são de uma elevada importância. Uma alimentação completa, variada e equilibrada, que desde cedo se oriente pela roda dos alimentos, contribui para a diminuição do risco de vários problemas imediatos, como a anemia, a obesidade, os distúrbios do comportamento alimentar e as cáries dentárias, e podem prevenir complicações de saúde a longo prazo, como doenças cardiovasculares, hipertensão, cancro e osteoporose. Para além disto, os hábitos alimentares adquiridos nesta fase tendem a permanecer para a idade adulta. Os hortofrutícolas assumem um papel central numa alimentação saudável e sistematicamente diferentes estudos mostram que o consumo destes é inferior ao recomendado. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi estudar o impacto de uma intervenção, constituída por seis atividades lúdico-pedagógicas, no aumento do consumo de hortofrutícolas em crianças em idade pré-escolar. Participaram neste estudo 43 crianças do Centro Paroquial Social S. Jorge sendo que 23 eram do sexo feminino e 20 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Para a elaboração deste estudo foi solicitado o preenchimento de um questionário pelos progenitores, focando, entre outros, a ingestão de hortofrutícolas pelas crianças, em casa. Foi também avaliado o desperdício alimentar, no que respeita a hortofrutícolas, em três almoços realizados no Centro. Ambas as avaliações – o questionário aplicado aos progenitores e a avaliação do desperdício alimentar – foram realizadas antes e após a intervenção. A avaliação do impacto da intervenção para aumento do consumo de hortofrutícolas, em idade pré-escolar, revelou que as crianças que participaram no estudo apresentavam elevadas frequências de ingestão de hortofrutícolas na avaliação inicial, mas que, mesmo assim, a intervenção conseguiu ser eficaz, especialmente no que respeita aos vegetais no prato, que era a componente estudada consumida com menor frequência. Curiosamente, a intervenção surtiu também efeito na frequência de ingestão de hortofrutícolas pelos progenitores.
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Os hortofrutícolas assumem um papel central numa alimentação saudável e sistematicamente diferentes estudos mostram que o consumo destes é inferior ao recomendado. Desta forma, o objetivo do presente estudo foi estudar o impacto de uma intervenção, constituída por seis atividades lúdico-pedagógicas, no aumento do consumo de hortofrutícolas em crianças em idade pré-escolar. Participaram neste estudo 43 crianças do Centro Paroquial Social S. Jorge sendo que 23 eram do sexo feminino e 20 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos. Para a elaboração deste estudo foi solicitado o preenchimento de um questionário pelos progenitores, focando, entre outros, a ingestão de hortofrutícolas pelas crianças, em casa. Foi também avaliado o desperdício alimentar, no que respeita a hortofrutícolas, em três almoços realizados no Centro. Ambas as avaliações – o questionário aplicado aos progenitores e a avaliação do desperdício alimentar – foram realizadas antes e após a intervenção. A avaliação do impacto da intervenção para aumento do consumo de hortofrutícolas, em idade pré-escolar, revelou que as crianças que participaram no estudo apresentavam elevadas frequências de ingestão de hortofrutícolas na avaliação inicial, mas que, mesmo assim, a intervenção conseguiu ser eficaz, especialmente no que respeita aos vegetais no prato, que era a componente estudada consumida com menor frequência. Curiosamente, a intervenção surtiu também efeito na frequência de ingestão de hortofrutícolas pelos progenitores.Dietary habits acquired and developed during childhood and adolescence are extremely important. A wholesome, varied and balanced nutrition, guided by the food balance wheel from an early age, contributes to decreasing the risk of several immediate health issues, such as anaemia, obesity, eating disorders and dental caries, and it may prevent long-term health problems, such as cardiovascular diseases, hypertension, cancer and osteoporosis. Moreover, dietary habits acquired at this stage are likely to remain throughout adulthood. Fruits and vegetables have a pivotal role on healthy diets and research has systematically shown that their consumption is lower than recommended. Thus, the purpose of this study was investigating the impact of an intervention composed by six educational and recreational activities increasing the fruit and vegetable consumption in pre-school children. 43 children from the parish centre of Centro Paroquial Social S. Jorge took part in this study, with 23 female children and 20 male children aged 3 to 6 years old. Their parents were asked to fill a questionnaire, which was used for this study, focusing, among other issues, on the fruit and vegetables consumption by children at home. Fruit and vegetable waste from three meals provided at the centre was also assessed. Both assessments – the questionnaire applied to the parents and the vegetables’ waste assessment – were made prior and after the intervention. The study on the impact of this intervention to increase the fruit and vegetable consumption in pre-school children revealed that the children included in this study presented a high frequency of fruit and vegetable intake in the early stage, and that the intervention was efficient, particularly regarding vegetables included in meals, which was the least consumed component. Interestingly, the intervention had also an effect in the parents' fruit and vegetable intake.Pinto, Elisabete Cristina BastosVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaSousa, Sara Santos2022-03-10T14:31:58Z2015-07-202015-012015-07-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/36977TID:201487810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/36977Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:03.707179Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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