Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/41902 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
id |
RCAP_28789a6f4f58277ebafd4ab9d59ce5d7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/41902 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenhoEnsino-aprendizagemArtes visuaisCidadaniaTransformaçãoComunidadeRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019Este projeto, realizado no âmbito da Prática em Ensino Supervisionada, e visando constituir-se como um desafio de consciencialização e de educação patrimonial e cultural nas artes visuais, integrou-se numa metodologia de investigaçãoação sequencial, concretizada com os alunos do 10.º E de Artes Visuais, da Escola Secundária de Casquilhos, no Barreiro, na disciplina de Desenho A. O projeto teve como objeto o edifício do Convento da Madre de Deus da Verderena, localizado no Barreiro, numa perspetiva de valorização e proteção do património local e nacional. No âmbito da educação patrimonial e cultural, pretendeu fomentar-se a observação, a identificação, a interrogação, a reflexão, a interpretação, a apropriação, a experimentação e a resolução de problemas, bem como intervenção e transformação. Estes processos foram apoiados na criação de soluções gráficas próprias, recorrendose a diferentes suportes, materiais, instrumentos e processos, e no pensamento crítico e criativo. Procurou trabalhar-se a iniciativa, a autonomia e o envolvimento, com qualidade e exigência, conciliados com o relacionamento interpessoal positivo e as boas práticas de cidadania. Este processo seguiu as seguintes etapas: (1) abordagem ao projeto e trabalho de pesquisa na biblioteca, (2) realização de inquéritos para diagnóstico e aferição dos resultados do projeto, (3) visita orientada e observação in situ dos processos de degradação do convento, (4) registo fotográfico dos elementos em degradação, (5) realização de dois exercícios de desenho com base nos referentes captados durante a visita, recorrendo-se à reunião de técnicas propostas pelo programa da disciplina, (6) composição de dois painéis com os trabalhos realizados pelos alunos, (7) trabalho interdisciplinar na disciplina de Língua Portuguesa e (8) realização de duas exposições. Mantendo a premissa de educar através da arte, as exposições constituíram-se como um meio de aumentar a abrangência deste projeto de sensibilização patrimonial à comunidade exterior, contribuindo-se para o sentido de identidade local.This project, accomplished within a Supervised Teaching Practice, and aiming to be a challenge of consciousness to the heritage and cultural education in the visual arts, was integrated in a methodology of sequential action-research in the discipline Drawing A, with the students of the 10th E class of Visual Arts, of the Secondary School of Casquilhos, in Barreiro. The case study of this project was the Convent of Madre de Deus da Verderena, located in Barreiro, within a valuing and protection perspective of local and national heritage. In the context of heritage and cultural education, the aim was to promote the observation, identification, interrogation, reflection, interpretation, appropriation, experimentation and problems solving ability, as well as the intervention and transformation. These steps were supported with the creation of single graphical solutions, with the use of several different supports, materials, instruments and processes, and with a creative and critical way of thinking. There was an effort to work with initiative, autonomy and involvement, in a demanding, and rigorous way, conciliating these with positive interpersonal relationships and good practices in citizenship. This process was achieved according to the following steps: (1) introduction to the project and research work in the library, (2) realization of surveys for diagnostic assessment and projects results, (3) guided tour and in situ observation of deterioration processes in the convent, (4) photographic records of deteriorated parts, (5) accomplishment of two drawing exercises made with the techniques proposed by the discipline program, and inspired in the photographic records made during the visit to the convent (6) production of two panels achieved with the reunion of the works done by the students, (7) interdisciplinary work within the Portuguese Language class, (8) accomplishment of two exhibitions. In an attempt to maintain the premise of educating through art, the exhibitions became a mean to increase the scope of this project of heritage consciousness to the outside community, contributing to a sense of local identity.Alves, Alice Nogueira, 1977-Repositório da Universidade de LisboaSimão, Paula Cristina Madureira, 1994-2020-02-18T15:50:55Z20192019-10-082019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41902TID:202380475porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41902Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:05.318164Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho |
title |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho |
spellingShingle |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho Simão, Paula Cristina Madureira, 1994- Ensino-aprendizagem Artes visuais Cidadania Transformação Comunidade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho |
title_full |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho |
title_fullStr |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho |
title_full_unstemmed |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho |
title_sort |
Educação patrimonial e cultural no exercício do desenho |
author |
Simão, Paula Cristina Madureira, 1994- |
author_facet |
Simão, Paula Cristina Madureira, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Alves, Alice Nogueira, 1977- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Simão, Paula Cristina Madureira, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino-aprendizagem Artes visuais Cidadania Transformação Comunidade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Ensino-aprendizagem Artes visuais Cidadania Transformação Comunidade Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-10-08 2019-01-01T00:00:00Z 2020-02-18T15:50:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/41902 TID:202380475 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/41902 |
identifier_str_mv |
TID:202380475 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134491073052672 |