Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Márcia Rafaela da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/41907
Resumo: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
id RCAP_75b46971df0ee712a0ffaeaccd68cbc7
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/41907
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenhoArtes visuaisEmoçõesIdentidadeAuto-retratoRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2019Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019O presente relatório, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada, apresenta uma unidade didática intitulada “Emocional’minto – mostro ou escondo o que sinto?”, desenvolvida através de uma metodologia projetual, na disciplina de Desenho A, em articulação com Oficina de Artes, numa turma de 12º ano do curso científico-humanístico de Artes Visuais, na Escola Secundária de Mem Martins. O projeto decorreu de forma faseada, durante os três períodos letivos do respetivo ano de 2018/2019, e dividiu-se em quatro partes: as três primeiras realizadas no âmbito de Desenho A, e a quarta no âmbito de Oficina de Artes, perfazendo 90 horas de leccionação. Para a sua realização foram considerados alguns documentos oficiais, como as aprendizagens essenciais e o programa curricular de Desenho A, inserindo-se o projeto no contexto curricular do 12º ano em Artes Visuais, abordando temas e conteúdos a ser desenvolvidos neste nível de escolaridade. O projeto foi dividido em quatro partes, sendo que as três primeiras se realizaram no âmbito da disciplina de Desenho A, e a quarta realizou-se no âmbito da disciplina de Oficina de Artes, atingindo um total de 90 horas de lecionação. As crises de identidade, dúvidas e incertezas típicas da adolescência e o quanto isso pode influenciar as emoções, foram o ponto de partida para a realização do projeto “Emocional’minto – mostro ou escondo o que sinto?”. A temática das emoções e da procura da identidade, foi também escolhida tendo em conta o interesse dos alunos, para que não faltasse motivação, interesse e empenho. O retrato, a representação da figura humana e a transformação da forma são conteúdos presentes no programa de Desenho A. Através do desenho e das artes plásticas, pretendeu-se que os alunos olhassem para si próprios e para as relações que estabelecem com os outros ao seu redor, aplicando as suas interpretações de si num autorretrato e em auto-representações mais criativas. O projeto abordou estes e outros conteúdos para que os alunos disfrutassem da oportunidade de aprofundar conhecimentos com um propósito bastante concreto, desenvolvendo ainda aptidões técnicas no manuseamento de diversos materiais.This report, conducted in the context of supervised teaching practice, presents a didactic unit entitled “Emotional'minto – mostro ou escondo o que sinto?”, Developed on a project methodology in the discipline of “Desenho A” in articulation with the “Oficina de Artes”, in a 12th grade class of the visual arts scientific-humanistic course at Mem Martins High School. The project took place in a phased manner during the three academic periods of the respective year 2018/2019 and was divided in four parts, the first three parts took place in the scope of “Desenho A” dicipline, and the fourth one within “Oficina de Artes”, reaching 90 hours of teaching. For the realization of the project some official documents were taked in consideration such as the essential learning and the learning program of “Desenho A”, inserting the project in the curriculum context of the 12th grade in Visual Arts, addressing themes and content to be developed at this level of education. The project was divided in four parts, the first three parts took place in the scope of “Desenho A” dicipline, and the fourth one within “Oficina de Artes”, reaching total of 90 hours of teaching. The identity crises, doubts and uncertainties typical of adolescence and how much this can influence emotions, were the starting point for the realization of the project “Emocional'minto – mostro ou escondo o que sinto?”. In consideration of the students interests, the theme of emotions and search for identity was chosen, so that there was no lack of motivation and commitment from them. The portrait, the representation of the human figure and the transformation of from, are contents present on “Desenho A” program. Through drawing and the fine arts, students were expected to look at themselves and their relationships with others around them, applying their interpretations of themselves in self-portrait and more creative self-representations. The project approach these and other contents so that students enjoy the opportunity to enhance knowledge with a very concrete purpose, developing technical skills in handling of various materials.Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-Repositório da Universidade de LisboaMarques, Márcia Rafaela da Costa2020-02-18T16:57:57Z20192019-10-072019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/41907TID:202380424porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:41:36Zoai:repositorio.ul.pt:10451/41907Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:55:05.730346Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho
title Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho
spellingShingle Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho
Marques, Márcia Rafaela da Costa
Artes visuais
Emoções
Identidade
Auto-retrato
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho
title_full Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho
title_fullStr Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho
title_full_unstemmed Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho
title_sort Emocional’minto - mostro ou escondo o que sinto? : demonstração das emoções através do desenho
author Marques, Márcia Rafaela da Costa
author_facet Marques, Márcia Rafaela da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sousa, Ana Isabel Tudela de, 1980-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Márcia Rafaela da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Artes visuais
Emoções
Identidade
Auto-retrato
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Artes visuais
Emoções
Identidade
Auto-retrato
Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2019
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2019
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-10-07
2019-01-01T00:00:00Z
2020-02-18T16:57:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/41907
TID:202380424
url http://hdl.handle.net/10451/41907
identifier_str_mv TID:202380424
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134491094024192