A socialização do conhecimento arqueológico da pré-história como património primordial e sua praxis na educação infantil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/20945 |
Resumo: | A implementação de uma nova abordagem no âmbito da socialização do conhecimento da Pré-História é um processo cuja importância não se pode negar na atualidade. No entanto, a falta de documentação específica, direcionada ao ensino formal de 1º ciclo, em Portugal, impede-nos de ter uma ideia definida sobre este tema. Por esta razão, o principal objetivo desta proposta é o de contribuir para a constituição desta documentação, enquanto instrumento de trabalho e difusão do conhecimento sobre a Pré-História, tomando como referência para a proposta a população de Mação. Para tal, analisar-se-á a literatura pertinente aos temas tratados e far-se-á a análise do processo de criação e implementação de uma proposta para a socialização do conhecimento em Arqueologia Pré-Histórica. Uma vez que não existe documentação específica e concreta sobre o assunto, procurar-se-á, através de uma pesquisa por aproximação, encontrar respostas que corroborem ou não com as pesquisas e métodos, resultados desta análise. Desta forma, foi feita a análise, de áreas já relativamente estudadas, na educação e outras em áreas primordiais como a arqueologia e o património local. Quanto à descrição e análise do caso, observa-se quais estratégias aplicadas para desenvolver o estudo da Arqueologia Pré-Histórica e, em que medida se procurou ampliar para o universo infantil (alunos do 1º ciclo). Na proposta realizada, procurou-se integrar as comunidades discentes, docentes e pesquisadores, e permitir que esta fosse identificada de forma eficaz, num universo cada vez mais povoado de novos saberes. |
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A socialização do conhecimento arqueológico da pré-história como património primordial e sua praxis na educação infantilUma proposta didáticaArqueologiaPré-históriaPatrimónioSocialização do conhecimentoPráxis pedagógicaDomínio/Área Científica::Humanidades::História e ArqueologiaA implementação de uma nova abordagem no âmbito da socialização do conhecimento da Pré-História é um processo cuja importância não se pode negar na atualidade. No entanto, a falta de documentação específica, direcionada ao ensino formal de 1º ciclo, em Portugal, impede-nos de ter uma ideia definida sobre este tema. Por esta razão, o principal objetivo desta proposta é o de contribuir para a constituição desta documentação, enquanto instrumento de trabalho e difusão do conhecimento sobre a Pré-História, tomando como referência para a proposta a população de Mação. Para tal, analisar-se-á a literatura pertinente aos temas tratados e far-se-á a análise do processo de criação e implementação de uma proposta para a socialização do conhecimento em Arqueologia Pré-Histórica. Uma vez que não existe documentação específica e concreta sobre o assunto, procurar-se-á, através de uma pesquisa por aproximação, encontrar respostas que corroborem ou não com as pesquisas e métodos, resultados desta análise. Desta forma, foi feita a análise, de áreas já relativamente estudadas, na educação e outras em áreas primordiais como a arqueologia e o património local. Quanto à descrição e análise do caso, observa-se quais estratégias aplicadas para desenvolver o estudo da Arqueologia Pré-Histórica e, em que medida se procurou ampliar para o universo infantil (alunos do 1º ciclo). Na proposta realizada, procurou-se integrar as comunidades discentes, docentes e pesquisadores, e permitir que esta fosse identificada de forma eficaz, num universo cada vez mais povoado de novos saberes.Instituto Politécnico de Tomar. Universidade de Trás-os-Montes e Alto DouroOostetbeek, LuizRepositório ComumBahia, Izabela Rezende2018-02-01T16:05:12Z2012-092012-09-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/20945TID:201827239porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-20T10:52:07Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/20945Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:36:51.470669Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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