TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingos, Sandra Isabel dos Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12140
Resumo: O Turismo tornou-se numa das atividades mais competitivas a nível mundial o que desafia a qualidade dos recursos humanos. Assim, a competitividade exige profissionais com uma bagagem de competências, nomeadamente no que se refere ao “saber-fazer”, “saber-ser” e “saber-estar”. Assim, o presente estudo tem como objetivo perceber as implicações de um modelo de referência como o TEDQUAL na perceção da qualidade ao nível da formação profissional. Desta forma, esta pesquisa pretende verificar a influência que as variáveis independentes: expectativas e satisfação dos educandos, satisfação dos educadores, perceções dos empregadores e as expectativas que os empregados têm na variável dependente perceções da qualidade. Torna-se importante definir os conceitos de satisfação, expectativas e perceções e enfatizar a sua importância nas perceções da qualidade do curso técnico de turismo nas escolas profissionais. Constatou-se que um maior grau de recomendação dos empregadores e empregados influência positivamente as perceções da qualidade do curso, assim como a satisfação dos educadores. Também se concluiu que existe correlação entre as variáveis expetativas e satisfação dos alunos no que respeita às perceções da qualidade. Podemos concluir que os alunos que frequentam ou frequentaram o curso técnico de turismo ficaram satisfeitos com o processo de ensino-aprendizagem, tendo este correspondido às suas expectativas e que existe uma forte relação entre a formação e o mercado de trabalho, representado pelas empresas do setor turístico.
id RCAP_2882a993876ab171eb03ad0608d01e5f
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12140
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismoMESTRADO EM TURISMOTURISMOTEDQUALEDUCAÇÃOESCOLAS PROFISSIONAISTOURISMTEDQUALEDUCATIONPROFESSIONAL SCHOOLSO Turismo tornou-se numa das atividades mais competitivas a nível mundial o que desafia a qualidade dos recursos humanos. Assim, a competitividade exige profissionais com uma bagagem de competências, nomeadamente no que se refere ao “saber-fazer”, “saber-ser” e “saber-estar”. Assim, o presente estudo tem como objetivo perceber as implicações de um modelo de referência como o TEDQUAL na perceção da qualidade ao nível da formação profissional. Desta forma, esta pesquisa pretende verificar a influência que as variáveis independentes: expectativas e satisfação dos educandos, satisfação dos educadores, perceções dos empregadores e as expectativas que os empregados têm na variável dependente perceções da qualidade. Torna-se importante definir os conceitos de satisfação, expectativas e perceções e enfatizar a sua importância nas perceções da qualidade do curso técnico de turismo nas escolas profissionais. Constatou-se que um maior grau de recomendação dos empregadores e empregados influência positivamente as perceções da qualidade do curso, assim como a satisfação dos educadores. Também se concluiu que existe correlação entre as variáveis expetativas e satisfação dos alunos no que respeita às perceções da qualidade. Podemos concluir que os alunos que frequentam ou frequentaram o curso técnico de turismo ficaram satisfeitos com o processo de ensino-aprendizagem, tendo este correspondido às suas expectativas e que existe uma forte relação entre a formação e o mercado de trabalho, representado pelas empresas do setor turístico.Tourism has become one of the most competitive activities in the world which challenges the quality of human resources. Thus, competitiveness requires professionals with a range of skills, in particular as regards "know-how" and "knowledge". Thus, the present study aims to understand the implications of a reference model such as TEDQUAL in the perception of quality in professional training. In this way, this research intends to verify the influence that the independent variables: expectations and satisfaction of the students, the satisfaction of the educators, the perceptions of the employers and the expectations that employees have in the dependent variable perceptions of quality. It is important to define the concepts of satisfaction, expectations and perceptions and to emphasize their importance in the perceptions of the quality of the technical course of tourism in vocational/professional schools. It was found that a higher degree of recommendation from employers and employees positively influences the perceptions of course quality, as well as educators' satisfaction. It was also concluded that there is correlation between the variables expectations and students' satisfaction with regard to quality perceptions. We can conclude that the students who attended or attended the technical course of tourism were satisfied with the teaching-learning process, which corresponded to their expectations and that there is a strong relationship between training and the labour market, represented by companies in the tourism sector.2021-08-03T10:00:45Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12140TID:202738809porDomingos, Sandra Isabel dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12140Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:43.723886Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
title TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
spellingShingle TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
Domingos, Sandra Isabel dos Santos
MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
TEDQUAL
EDUCAÇÃO
ESCOLAS PROFISSIONAIS
TOURISM
TEDQUAL
EDUCATION
PROFESSIONAL SCHOOLS
title_short TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
title_full TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
title_fullStr TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
title_full_unstemmed TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
title_sort TEDQUAL na formação profissional : uma aplicação às escolas profissionais no turismo
author Domingos, Sandra Isabel dos Santos
author_facet Domingos, Sandra Isabel dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingos, Sandra Isabel dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
TEDQUAL
EDUCAÇÃO
ESCOLAS PROFISSIONAIS
TOURISM
TEDQUAL
EDUCATION
PROFESSIONAL SCHOOLS
topic MESTRADO EM TURISMO
TURISMO
TEDQUAL
EDUCAÇÃO
ESCOLAS PROFISSIONAIS
TOURISM
TEDQUAL
EDUCATION
PROFESSIONAL SCHOOLS
description O Turismo tornou-se numa das atividades mais competitivas a nível mundial o que desafia a qualidade dos recursos humanos. Assim, a competitividade exige profissionais com uma bagagem de competências, nomeadamente no que se refere ao “saber-fazer”, “saber-ser” e “saber-estar”. Assim, o presente estudo tem como objetivo perceber as implicações de um modelo de referência como o TEDQUAL na perceção da qualidade ao nível da formação profissional. Desta forma, esta pesquisa pretende verificar a influência que as variáveis independentes: expectativas e satisfação dos educandos, satisfação dos educadores, perceções dos empregadores e as expectativas que os empregados têm na variável dependente perceções da qualidade. Torna-se importante definir os conceitos de satisfação, expectativas e perceções e enfatizar a sua importância nas perceções da qualidade do curso técnico de turismo nas escolas profissionais. Constatou-se que um maior grau de recomendação dos empregadores e empregados influência positivamente as perceções da qualidade do curso, assim como a satisfação dos educadores. Também se concluiu que existe correlação entre as variáveis expetativas e satisfação dos alunos no que respeita às perceções da qualidade. Podemos concluir que os alunos que frequentam ou frequentaram o curso técnico de turismo ficaram satisfeitos com o processo de ensino-aprendizagem, tendo este correspondido às suas expectativas e que existe uma forte relação entre a formação e o mercado de trabalho, representado pelas empresas do setor turístico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2021-08-03T10:00:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/12140
TID:202738809
url http://hdl.handle.net/10437/12140
identifier_str_mv TID:202738809
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131224496668672