Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Yasmin Rodrigues de Sá
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/758
Resumo: O presente trabalho foi elaborado com intuito de compreender em que medida o turismo pedagógico inserido na educação básica da rede pública de ensino pode contribuir para a aprendizagem das disciplinas tradicionais do currículo escolar. Com isso, o objetivo geral deste estudo foi analisar as possíveis contribuições do turismo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos tradicionais das disciplinas do currículo da educação básica da rede pública de ensino. A partir do objetivo geral, foram definidos como objetivos específicos: analisar a relação entre turismo e educação, com vistas a delimitar o turismo pedagógico na educação básica. E também, levantar práticas de turismo em escolas públicas bem como discutir as contribuições que o turismo pedagógico pode trazer ao processo educativo. E por fim, identificar as possíveis contribuições que as atividades de turismo pedagógico acrescentaram no desenvolvimento escolar dos alunos. A metodologia deste estudo consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito da relação de turismo e educação, com delimitações no turismo pedagógico. E após o levantamento de informações, foi realizada uma análise sobre o caso de turismo pedagógico do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Para obter informações mais detalhas foram elaboradas duas técnicas de pesquisa: a realização de um grupo focal com alunos participantes da atividade e uma entrevista semiestruturada com a professora idealizadora da atividade. Por fim, tal análise nos permitiu identificar as contribuições trazidas pelo turismo pedagógico quando inserido no projeto político pedagógico de uma escola pública
id UFF-2_1d7b375eb005da77848aa4fde85c70db
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/758
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educaçãoTurismoEducaçãoTurismo pedagógicoEscola públicaEducação básicaTurismoEducaçãoEscola públicaTourismEducationPedagogical tourismPublic schools basicEducationO presente trabalho foi elaborado com intuito de compreender em que medida o turismo pedagógico inserido na educação básica da rede pública de ensino pode contribuir para a aprendizagem das disciplinas tradicionais do currículo escolar. Com isso, o objetivo geral deste estudo foi analisar as possíveis contribuições do turismo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos tradicionais das disciplinas do currículo da educação básica da rede pública de ensino. A partir do objetivo geral, foram definidos como objetivos específicos: analisar a relação entre turismo e educação, com vistas a delimitar o turismo pedagógico na educação básica. E também, levantar práticas de turismo em escolas públicas bem como discutir as contribuições que o turismo pedagógico pode trazer ao processo educativo. E por fim, identificar as possíveis contribuições que as atividades de turismo pedagógico acrescentaram no desenvolvimento escolar dos alunos. A metodologia deste estudo consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito da relação de turismo e educação, com delimitações no turismo pedagógico. E após o levantamento de informações, foi realizada uma análise sobre o caso de turismo pedagógico do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Para obter informações mais detalhas foram elaboradas duas técnicas de pesquisa: a realização de um grupo focal com alunos participantes da atividade e uma entrevista semiestruturada com a professora idealizadora da atividade. Por fim, tal análise nos permitiu identificar as contribuições trazidas pelo turismo pedagógico quando inserido no projeto político pedagógico de uma escola públicaThe present study was elaborated with the intent of comprehending to which extent pedagogical tourism while inserted in the basic education of public schools can contribute to the learning of traditional subjects of the school curriculum. Hence, the general objective of this study was to analyze the possible contributions of pedagogical tourism in the teaching-learning process of the traditional content in the basic education curriculum of public schools. From the general objective, the specific objectives were defined: analyze the relation between tourism and education, with a view to delimit pedagogical tourism in basic education; survey tourism practices in public schools as well as discussing the contributions that pedagogical tourism can bring to the educational process; identify the possible contributions that the actions of pedagogical tourism added to the school development of the students. The methodology of this study consisted in a bibliographical survey about the relation between tourism and education, with delimitations in pedagogical tourism. After gathering information, an analysis was made regarding the case of pedagogical tourism in the Guilherme Briggs State School. To obtain more detailed information two research techniques were elaborated: the conducting of a focus group with the students that participated in the activities and a semi-structured interview with the teacher that idealized the activity. Finally, that analysis allowed us to identify the contributions brought by pedagogical tourism when inserted in the political project of a public schoolFonseca Filho, Ari da SilvaGuimarães, Valéria LimaMoraes, Claudia Corrêa de AlmeidaFonseca, Yasmin Rodrigues de Sá2015-09-08T17:37:00Z2015-09-08T17:37:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/758CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-11-24T18:04:18Zoai:app.uff.br:1/758Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T11:00:04.203028Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
title Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
spellingShingle Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
Fonseca, Yasmin Rodrigues de Sá
Turismo
Educação
Turismo pedagógico
Escola pública
Educação básica
Turismo
Educação
Escola pública
Tourism
Education
Pedagogical tourism
Public schools basic
Education
title_short Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
title_full Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
title_fullStr Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
title_full_unstemmed Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
title_sort Turismo pedagógico em escolas públicas: uma atividade ao auxílio da educação
author Fonseca, Yasmin Rodrigues de Sá
author_facet Fonseca, Yasmin Rodrigues de Sá
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fonseca Filho, Ari da Silva
Guimarães, Valéria Lima
Moraes, Claudia Corrêa de Almeida
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Yasmin Rodrigues de Sá
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo
Educação
Turismo pedagógico
Escola pública
Educação básica
Turismo
Educação
Escola pública
Tourism
Education
Pedagogical tourism
Public schools basic
Education
topic Turismo
Educação
Turismo pedagógico
Escola pública
Educação básica
Turismo
Educação
Escola pública
Tourism
Education
Pedagogical tourism
Public schools basic
Education
description O presente trabalho foi elaborado com intuito de compreender em que medida o turismo pedagógico inserido na educação básica da rede pública de ensino pode contribuir para a aprendizagem das disciplinas tradicionais do currículo escolar. Com isso, o objetivo geral deste estudo foi analisar as possíveis contribuições do turismo pedagógico no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos tradicionais das disciplinas do currículo da educação básica da rede pública de ensino. A partir do objetivo geral, foram definidos como objetivos específicos: analisar a relação entre turismo e educação, com vistas a delimitar o turismo pedagógico na educação básica. E também, levantar práticas de turismo em escolas públicas bem como discutir as contribuições que o turismo pedagógico pode trazer ao processo educativo. E por fim, identificar as possíveis contribuições que as atividades de turismo pedagógico acrescentaram no desenvolvimento escolar dos alunos. A metodologia deste estudo consistiu em um levantamento bibliográfico a respeito da relação de turismo e educação, com delimitações no turismo pedagógico. E após o levantamento de informações, foi realizada uma análise sobre o caso de turismo pedagógico do Colégio Estadual Guilherme Briggs. Para obter informações mais detalhas foram elaboradas duas técnicas de pesquisa: a realização de um grupo focal com alunos participantes da atividade e uma entrevista semiestruturada com a professora idealizadora da atividade. Por fim, tal análise nos permitiu identificar as contribuições trazidas pelo turismo pedagógico quando inserido no projeto político pedagógico de uma escola pública
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2015-09-08T17:37:00Z
2015-09-08T17:37:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/758
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/758
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1811823631986065408