A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/52394 |
Resumo: | Ahead of print |
id |
RCAP_289a1cc284a4971862a76b49ec38a73b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52394 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidadesFormação de ProfessoresPesquisa na FormaçãoPIBIDTeachers’ FormationResearch in TrainingCiências Sociais::Ciências da EducaçãoAhead of printA Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Essa pesquisa objetiva investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência dos licenciandos, focalizando a construção da identidade docente como professores pesquisadores e reflexivos, no contexto de um Instituto Federal de Ciências, Educação e Tecnologia, por meio de narrativas e análise documental. Evidenciou-se que o PIBID pode se constituir em um espaço de reflexão, em que o formando é incitado a desenvolver postura investigativa, elaborar e executar projeto de ensino e de investigação; entretanto, os estudos e reflexões sobre a pesquisa deve também ser assumido pelos demais professores formadores para que esta atividade seja fortalecida na instituição.The Training in and for Research in PIBID: possibilities and weaknesses. This research aims to investigate contributions of the Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência [Institutional Scholar- ship for Teaching Initiation Program] - (PIBID) to the learning of teachers. It is focused on the construction of the professional identity as researchers and reflective teachers, in the context of a Federal Institute of Sciences, Education and Technology, by means of narratives and documents analysis. It was evident that the PIBID may constitute a space for reflection, where the student is encouraged to develop an investigative approach and to prepare and implement educational and research projects; however, studies and reflections concerning research should also be taken by other trainer teachers so that such activity will be strengthened in the institution.CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho (UI 317 da FCT), Portugal; Fundos Nacionais através da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)Universidade do MinhoPaniago, Rosenilde NogueiraSarmento, Teresa20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/52394porPaniago, R. N., & Sarmento, T. (2017). A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, 42(2)0100-31432175-623610.1590/2175-623658411http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/58411info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:56:09Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52394Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:46.376730Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades |
title |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades |
spellingShingle |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades Paniago, Rosenilde Nogueira Formação de Professores Pesquisa na Formação PIBID Teachers’ Formation Research in Training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades |
title_full |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades |
title_fullStr |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades |
title_full_unstemmed |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades |
title_sort |
A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades |
author |
Paniago, Rosenilde Nogueira |
author_facet |
Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa |
author_role |
author |
author2 |
Sarmento, Teresa |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paniago, Rosenilde Nogueira Sarmento, Teresa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores Pesquisa na Formação PIBID Teachers’ Formation Research in Training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Formação de Professores Pesquisa na Formação PIBID Teachers’ Formation Research in Training Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Ahead of print |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/52394 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/52394 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Paniago, R. N., & Sarmento, T. (2017). A Formação na e para a Pesquisa no PIBID: possibilidades e fragilidades. Educação & Realidade, 42(2) 0100-3143 2175-6236 10.1590/2175-623658411 http://www.seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/58411 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132211812761601 |