O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paniago, Rosenilde Nogueira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sarmento, Teresa, Rocha, Simone Albuquerque da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57848
Resumo: Este texto resulta de pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais e em narrativas orais de nove licenciandos dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de três professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Entretanto, foram constatadas vulnerabilidades, entre elas: a ausência de práticas efetivas dos formandos com alunos da educação básica, ausência de formação pedagógica dos formadores e inexperiência com a investigação nesse nível de ensino.
id RCAP_4b59b745fba6abdc391df612a96f4812
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57848
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemasFormação de professoresAprendizagem da docênciaPIBIDCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEste texto resulta de pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais e em narrativas orais de nove licenciandos dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de três professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Entretanto, foram constatadas vulnerabilidades, entre elas: a ausência de práticas efetivas dos formandos com alunos da educação básica, ausência de formação pedagógica dos formadores e inexperiência com a investigação nesse nível de ensino.This article results from a research investigating the contribution of the Institutional Program of Initiation to Teaching Scholarship (PIBID) for teaching formation for the early years of education. From a qualitative approach, we collected data in documental sources and in oral narratives of nine students of Mathematics, Biology and Chemistry courses and of three teachers from the institution that was locus of this research. The results indicate that the PIBID has contributed significantly to the teaching of the trainees because it stimulates immersion in diverse activities of teaching formation and initiation to research. However, vulnerabilities were observed, such as the absence of effective practices of the trainees with students of basic education, lack of pedagogical formation of the trainers and inexperience with research and teaching in basic education.Apoio financeiro do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança, IE, UMinho; UI 317 da FCT, Portugal) através do Projeto Estratégico UID/CED/00317/2013, financiado através dos Fundos Nacionais da FCT (Fundação para a Ciência e a Tecnologia), cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) com a referência POCI-01-0145-FEDER-007562info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade do MinhoPaniago, Rosenilde NogueiraSarmento, TeresaRocha, Simone Albuquerque da20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57848por1982-662110.1590/0102-4698190935info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:34:06Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57848Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:43.224075Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
title O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
spellingShingle O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
Paniago, Rosenilde Nogueira
Formação de professores
Aprendizagem da docência
PIBID
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
title_full O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
title_fullStr O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
title_full_unstemmed O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
title_sort O PIBID e a inserção à docência: experiências, possibilidade e dilemas
author Paniago, Rosenilde Nogueira
author_facet Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa
Rocha, Simone Albuquerque da
author_role author
author2 Sarmento, Teresa
Rocha, Simone Albuquerque da
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Paniago, Rosenilde Nogueira
Sarmento, Teresa
Rocha, Simone Albuquerque da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Aprendizagem da docência
PIBID
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Formação de professores
Aprendizagem da docência
PIBID
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Este texto resulta de pesquisa que objetivou investigar a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a aprendizagem da docência na formação inicial. De abordagem qualitativa, recolhemos dados em fontes documentais e em narrativas orais de nove licenciandos dos cursos de Matemática, Biologia e Química e de três professores da instituição locus da pesquisa. Os resultados sinalizam que o PIBID tem contribuído significativamente para a aprendizagem da docência dos formandos por ensejar a imersão em diversas atividades de aprendizagem à docência e iniciação à pesquisa. Entretanto, foram constatadas vulnerabilidades, entre elas: a ausência de práticas efetivas dos formandos com alunos da educação básica, ausência de formação pedagógica dos formadores e inexperiência com a investigação nesse nível de ensino.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57848
url http://hdl.handle.net/1822/57848
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1982-6621
10.1590/0102-4698190935
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132797882859520