A construção do currículo com base no trabalho em equipa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6708 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_28ce61ac588bee57b59546a541095dd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6708 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A construção do currículo com base no trabalho em equipaCurrículoCrecheJardim-de-infânciaInterações em equipaCurriculumCrècheKindergartenTeamworkRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMestrado em Educação Pré-EscolarO objetivo deste Relatório do Projeto de Investigação é refletir e, de algum modo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a construção do currículo com base na valorização do trabalho em equipa. Neste sentido, a sua orientação metodológica insere-se numa abordagem qualitativa/interpretativa dos fenómenos educativos, que perfilha a investigação-ação. Uma vez que o tema é transversal aos dois contextos (creche e jardim-de-infância) o trabalho empírico foi realizado durante os dois momentos de estágio,e pretende compreender e interpretar os processos das relações entre os elementos da equipa e consequentemente visa a reconstrução do currículo em equipa. Para a realização deste trabalho foi necessário proceder à elaboração de um quadro teórico de referência onde apresento perspetivas teóricas de vários autores em torno do tema em estudo, com o intuito de compreender e aprofundar conhecimentos e perceber e para posteriormente interpretar as conceções educativas das educadoras cooperantes. Este estudo permitiu-me refletir e desenvolver competências profissionais no âmbito do trabalho em equipa, nomeadamente sobre a construção do currículo em equipa em prol de um bom desenvolvimento global da criança.The purpose of this Investigation Project Report is to reflect, and somehow, to contribute to deepen the knowledge about the curriculum construction based on the valorization of teamwork. In this sense, is methodological guidance is part of a qualitative / interpretive approach of educational phenomena, which embraces the investigation-action. Once the theme is transverse to both contexts the empirical work was accomplished during the two periods of probation (nursery and kindergarten) and intends to understand and interpret the relationship’s process between team members and consequently the reconstruction of the curriculum as a team. For this work was necessary to draw up a theoretical framework where the theoretical perspectives of various authors around the topic under study are presented, with the intuited to understand and deepen the knowledge, perceive and to posteriorly interpret the educational conceptions of cooperating teachers. This study allowed me to reflect and to develop teamwork professional skills, in particular on the construction of the curriculum as a team towards a good overall development of the child.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRodrigues, IldaRepositório ComumTormenta, Berta Isabel Farrim2014-09-17T11:23:24Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6708TID:203261330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:54.692359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do currículo com base no trabalho em equipa |
title |
A construção do currículo com base no trabalho em equipa |
spellingShingle |
A construção do currículo com base no trabalho em equipa Tormenta, Berta Isabel Farrim Currículo Creche Jardim-de-infância Interações em equipa Curriculum Crèche Kindergarten Teamwork Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
title_short |
A construção do currículo com base no trabalho em equipa |
title_full |
A construção do currículo com base no trabalho em equipa |
title_fullStr |
A construção do currículo com base no trabalho em equipa |
title_full_unstemmed |
A construção do currículo com base no trabalho em equipa |
title_sort |
A construção do currículo com base no trabalho em equipa |
author |
Tormenta, Berta Isabel Farrim |
author_facet |
Tormenta, Berta Isabel Farrim |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rodrigues, Ilda Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tormenta, Berta Isabel Farrim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Creche Jardim-de-infância Interações em equipa Curriculum Crèche Kindergarten Teamwork Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
topic |
Currículo Creche Jardim-de-infância Interações em equipa Curriculum Crèche Kindergarten Teamwork Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12 2013-12-01T00:00:00Z 2014-09-17T11:23:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/6708 TID:203261330 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/6708 |
identifier_str_mv |
TID:203261330 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135324653223936 |