A construção do currículo com base no trabalho em equipa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tormenta, Berta Isabel Farrim
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6708
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_28ce61ac588bee57b59546a541095dd1
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6708
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A construção do currículo com base no trabalho em equipaCurrículoCrecheJardim-de-infânciaInterações em equipaCurriculumCrècheKindergartenTeamworkRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioMestrado em Educação Pré-EscolarO objetivo deste Relatório do Projeto de Investigação é refletir e, de algum modo, contribuir para aprofundar o conhecimento sobre a construção do currículo com base na valorização do trabalho em equipa. Neste sentido, a sua orientação metodológica insere-se numa abordagem qualitativa/interpretativa dos fenómenos educativos, que perfilha a investigação-ação. Uma vez que o tema é transversal aos dois contextos (creche e jardim-de-infância) o trabalho empírico foi realizado durante os dois momentos de estágio,e pretende compreender e interpretar os processos das relações entre os elementos da equipa e consequentemente visa a reconstrução do currículo em equipa. Para a realização deste trabalho foi necessário proceder à elaboração de um quadro teórico de referência onde apresento perspetivas teóricas de vários autores em torno do tema em estudo, com o intuito de compreender e aprofundar conhecimentos e perceber e para posteriormente interpretar as conceções educativas das educadoras cooperantes. Este estudo permitiu-me refletir e desenvolver competências profissionais no âmbito do trabalho em equipa, nomeadamente sobre a construção do currículo em equipa em prol de um bom desenvolvimento global da criança.The purpose of this Investigation Project Report is to reflect, and somehow, to contribute to deepen the knowledge about the curriculum construction based on the valorization of teamwork. In this sense, is methodological guidance is part of a qualitative / interpretive approach of educational phenomena, which embraces the investigation-action. Once the theme is transverse to both contexts the empirical work was accomplished during the two periods of probation (nursery and kindergarten) and intends to understand and interpret the relationship’s process between team members and consequently the reconstruction of the curriculum as a team. For this work was necessary to draw up a theoretical framework where the theoretical perspectives of various authors around the topic under study are presented, with the intuited to understand and deepen the knowledge, perceive and to posteriorly interpret the educational conceptions of cooperating teachers. This study allowed me to reflect and to develop teamwork professional skills, in particular on the construction of the curriculum as a team towards a good overall development of the child.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalRodrigues, IldaRepositório ComumTormenta, Berta Isabel Farrim2014-09-17T11:23:24Z2013-122013-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6708TID:203261330porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:53Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6708Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:54.692359Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A construção do currículo com base no trabalho em equipa
title A construção do currículo com base no trabalho em equipa
spellingShingle A construção do currículo com base no trabalho em equipa
Tormenta, Berta Isabel Farrim
Currículo
Creche
Jardim-de-infância
Interações em equipa
Curriculum
Crèche
Kindergarten
Teamwork
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
title_short A construção do currículo com base no trabalho em equipa
title_full A construção do currículo com base no trabalho em equipa
title_fullStr A construção do currículo com base no trabalho em equipa
title_full_unstemmed A construção do currículo com base no trabalho em equipa
title_sort A construção do currículo com base no trabalho em equipa
author Tormenta, Berta Isabel Farrim
author_facet Tormenta, Berta Isabel Farrim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rodrigues, Ilda
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Tormenta, Berta Isabel Farrim
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Creche
Jardim-de-infância
Interações em equipa
Curriculum
Crèche
Kindergarten
Teamwork
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
topic Currículo
Creche
Jardim-de-infância
Interações em equipa
Curriculum
Crèche
Kindergarten
Teamwork
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12
2013-12-01T00:00:00Z
2014-09-17T11:23:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6708
TID:203261330
url http://hdl.handle.net/10400.26/6708
identifier_str_mv TID:203261330
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135324653223936