As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/6309 |
Resumo: | Mestrado em Educação Pré-Escolar |
id |
RCAP_7eb1c83552225fba69543c8b6eb0cde3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6309 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadorasAtividade lúdicaPerceçãoConstruçãoCrecheJardim-de-infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioPlayful activityPerceptionConstructionNurseryKindergartenMestrado em Educação Pré-EscolarO principal objetivo deste projeto de investigação é compreender e interpretar de que forma as atividades lúdicas simbólicas potenciam, nas crianças, a construção da perceção de si e dos outros, assim como, perceber quais as conceções e práticas que os educadores assumem relativamente a este tema. Este projeto possui a abordagem investigação-ação como método de trabalho, e tem como principal objetivo dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas nos dois contextos educativos, creche e jardim-de-infância, assim como, a intervenção realizada por mim. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, os inquéritos realizados às educadoras cooperantes e a análise documental. Os contextos educativos usados como objeto de estudo, inserem-se nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que, os participantes do estudo são as educadoras cooperantes que me acompanharam durante todo o estágio. Após a concretização deste projeto de investigação, posso referir que, na opinião de ambas as educadoras cooperantes atividades que participaram neste estudo, as atividades lúdicas simbólicas são consideradas como atividades fundamentais, que são muito importantes para a construção e perceção que a criança faz de si e dos outros.The main purpose of this research project is understanding and interpreting how the symbolic play activities could potentiate, in children, the building of the perception of self and others; as perceiving the conceptions and practices that educators assume regarding this issue. This project has the investigation-action method as the working method, and the main purpose is showing the process of interpretation of information gathered in the two educational contexts, nursery and kindergarten, as well as the intervention made by me. The main information sources are participating observation, surveys conducted at cooperating teachers and documentary analysis. The educational contexts that were used as study objects, are inserted in the institutions where the stages were developed within the course Masters in Preschool Education, and the study participants are cooperating teachers who accompanied me throughout the stage. After the concretion of this research project, I can refer that, in the opinion of both cooperating teachers who participated in this study, the symbolic play activities are considered as core activities, that are very important in the construction and perception that child makes of himself and others.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoRepositório ComumViegas, Ana Filipa da Mota2014-05-16T09:51:02Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6309TID:201682524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:44.352249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras |
title |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras |
spellingShingle |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras Viegas, Ana Filipa da Mota Atividade lúdica Perceção Construção Creche Jardim-de-infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Playful activity Perception Construction Nursery Kindergarten |
title_short |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras |
title_full |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras |
title_fullStr |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras |
title_full_unstemmed |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras |
title_sort |
As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras |
author |
Viegas, Ana Filipa da Mota |
author_facet |
Viegas, Ana Filipa da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinheiro, Augusto Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viegas, Ana Filipa da Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade lúdica Perceção Construção Creche Jardim-de-infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Playful activity Perception Construction Nursery Kindergarten |
topic |
Atividade lúdica Perceção Construção Creche Jardim-de-infância Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio Playful activity Perception Construction Nursery Kindergarten |
description |
Mestrado em Educação Pré-Escolar |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-16T09:51:02Z 2014-03 2014-03-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/6309 TID:201682524 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/6309 |
identifier_str_mv |
TID:201682524 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135322277150720 |