As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Viegas, Ana Filipa da Mota
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/6309
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_7eb1c83552225fba69543c8b6eb0cde3
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/6309
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadorasAtividade lúdicaPerceçãoConstruçãoCrecheJardim-de-infânciaRelatório de projeto de investigaçãoRelatório de estágioPlayful activityPerceptionConstructionNurseryKindergartenMestrado em Educação Pré-EscolarO principal objetivo deste projeto de investigação é compreender e interpretar de que forma as atividades lúdicas simbólicas potenciam, nas crianças, a construção da perceção de si e dos outros, assim como, perceber quais as conceções e práticas que os educadores assumem relativamente a este tema. Este projeto possui a abordagem investigação-ação como método de trabalho, e tem como principal objetivo dar a conhecer o processo de interpretação das informações recolhidas nos dois contextos educativos, creche e jardim-de-infância, assim como, a intervenção realizada por mim. As principais fontes de recolha de informação são a observação participante, os inquéritos realizados às educadoras cooperantes e a análise documental. Os contextos educativos usados como objeto de estudo, inserem-se nas instituições onde foram desenvolvidos os estágios no âmbito do curso Mestrado em Educação Pré-Escolar, sendo que, os participantes do estudo são as educadoras cooperantes que me acompanharam durante todo o estágio. Após a concretização deste projeto de investigação, posso referir que, na opinião de ambas as educadoras cooperantes atividades que participaram neste estudo, as atividades lúdicas simbólicas são consideradas como atividades fundamentais, que são muito importantes para a construção e perceção que a criança faz de si e dos outros.The main purpose of this research project is understanding and interpreting how the symbolic play activities could potentiate, in children, the building of the perception of self and others; as perceiving the conceptions and practices that educators assume regarding this issue. This project has the investigation-action method as the working method, and the main purpose is showing the process of interpretation of information gathered in the two educational contexts, nursery and kindergarten, as well as the intervention made by me. The main information sources are participating observation, surveys conducted at cooperating teachers and documentary analysis. The educational contexts that were used as study objects, are inserted in the institutions where the stages were developed within the course Masters in Preschool Education, and the study participants are cooperating teachers who accompanied me throughout the stage. After the concretion of this research project, I can refer that, in the opinion of both cooperating teachers who participated in this study, the symbolic play activities are considered as core activities, that are very important in the construction and perception that child makes of himself and others.Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de SetúbalPinheiro, AugustoRepositório ComumViegas, Ana Filipa da Mota2014-05-16T09:51:02Z2014-032014-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/6309TID:201682524porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:42Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/6309Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:44.352249Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
title As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
spellingShingle As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
Viegas, Ana Filipa da Mota
Atividade lúdica
Perceção
Construção
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Playful activity
Perception
Construction
Nursery
Kindergarten
title_short As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
title_full As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
title_fullStr As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
title_full_unstemmed As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
title_sort As atividades lúdicas simbólicas na construção da perceção de si e dos outros: conceções e práticas das educadoras
author Viegas, Ana Filipa da Mota
author_facet Viegas, Ana Filipa da Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinheiro, Augusto
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Viegas, Ana Filipa da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade lúdica
Perceção
Construção
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Playful activity
Perception
Construction
Nursery
Kindergarten
topic Atividade lúdica
Perceção
Construção
Creche
Jardim-de-infância
Relatório de projeto de investigação
Relatório de estágio
Playful activity
Perception
Construction
Nursery
Kindergarten
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-16T09:51:02Z
2014-03
2014-03-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/6309
TID:201682524
url http://hdl.handle.net/10400.26/6309
identifier_str_mv TID:201682524
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135322277150720