O desenvolvimento da competência da escrita no ensino secundário: estratégias de planificação, textualização e revisão
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/2122 |
Resumo: | Numa era marcada por enormes avanços tecnológicos que obrigam o indivíduo a ser activo, crítico e competente nas mais diversas áreas, uma coisa parece ser inevitável: só com um domínio efectivo das competências da escrita e da leitura aquele poderá ser verdadeiramente um cidadão com efectiva competência comunicativa. Todavia, a nossa prática pedagógica bem como estudos vários, como por exemplo o PISA, têm vindo a evidenciar o fraco desempenho dos alunos quer em relação à escrita quer em relação à compreensão na leitura. No intuito de perceber as possíveis causas destas dificuldades, procedeu-se à elaboração de uma sequência didáctica centrada na técnica do resumo, por ser aqui vital o domínio da compreensão na leitura, bem como a capacidade de traduzir, através da escrita, o conhecimento ou a representação do conteúdo resultante dessa leitura. Por outro lado, encarando-se a escrita enquanto processo que necessita de uma efectiva aprendizagem, trabalharam-se os diferentes subprocessos envolvidos nesta competência, com o intuito de verificar as suas repercussões no desenvolvimento da escrita. A fim de dar corpo a este estudo, optou-se por centrar a acção pedagógica no ensino explícito da técnica do resumo, a qual é definida como técnica tendente à mestria na leitura. Os resultados acabaram por demonstrar que o ensino explícito é um modelo que contribui inequivocamente para o desenvolvimento da autonomia do aluno no âmbito da compreensão na leitura. Ao nível da escrita do texto, há ainda um longo percurso a percorrer para se atingir o nível do escritor competente no interior da sala de aula. Sendo a escrita um processo aberto, o aluno deverá saber gerar e gerir (Barbeiro e Pereira: 2007) as possibilidades ao seu alcance para a produção de texto, o que ainda não é comum para a generalidade dos alunos que compõem a amostra deste estudo. Portanto, saber transformar o próprio processo de escrita será o grande desafio do processo de aprendizagem, cabendo à escola este papel vital. Mediante o exposto, considera-se que o resumo é uma das técnicas textuais que melhor servirá este desiderato: a leitura inerente ao processo de desenvolvimento de produção da escrita. Tal desempenho será mais eficaz, quando o aluno for capaz de reflectir acerca das suas produções escritas bem como de outros colegas, pelo que se defende aqui a escrita colaborativa como estratégia eficaz no desenvolvimento de estratégias metadiscursivas e metacognitivas. |
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O desenvolvimento da competência da escrita no ensino secundário: estratégias de planificação, textualização e revisãoCompreensão leitoraEnsino secundárioNuma era marcada por enormes avanços tecnológicos que obrigam o indivíduo a ser activo, crítico e competente nas mais diversas áreas, uma coisa parece ser inevitável: só com um domínio efectivo das competências da escrita e da leitura aquele poderá ser verdadeiramente um cidadão com efectiva competência comunicativa. Todavia, a nossa prática pedagógica bem como estudos vários, como por exemplo o PISA, têm vindo a evidenciar o fraco desempenho dos alunos quer em relação à escrita quer em relação à compreensão na leitura. No intuito de perceber as possíveis causas destas dificuldades, procedeu-se à elaboração de uma sequência didáctica centrada na técnica do resumo, por ser aqui vital o domínio da compreensão na leitura, bem como a capacidade de traduzir, através da escrita, o conhecimento ou a representação do conteúdo resultante dessa leitura. Por outro lado, encarando-se a escrita enquanto processo que necessita de uma efectiva aprendizagem, trabalharam-se os diferentes subprocessos envolvidos nesta competência, com o intuito de verificar as suas repercussões no desenvolvimento da escrita. A fim de dar corpo a este estudo, optou-se por centrar a acção pedagógica no ensino explícito da técnica do resumo, a qual é definida como técnica tendente à mestria na leitura. Os resultados acabaram por demonstrar que o ensino explícito é um modelo que contribui inequivocamente para o desenvolvimento da autonomia do aluno no âmbito da compreensão na leitura. Ao nível da escrita do texto, há ainda um longo percurso a percorrer para se atingir o nível do escritor competente no interior da sala de aula. Sendo a escrita um processo aberto, o aluno deverá saber gerar e gerir (Barbeiro e Pereira: 2007) as possibilidades ao seu alcance para a produção de texto, o que ainda não é comum para a generalidade dos alunos que compõem a amostra deste estudo. Portanto, saber transformar o próprio processo de escrita será o grande desafio do processo de aprendizagem, cabendo à escola este papel vital. Mediante o exposto, considera-se que o resumo é uma das técnicas textuais que melhor servirá este desiderato: a leitura inerente ao processo de desenvolvimento de produção da escrita. Tal desempenho será mais eficaz, quando o aluno for capaz de reflectir acerca das suas produções escritas bem como de outros colegas, pelo que se defende aqui a escrita colaborativa como estratégia eficaz no desenvolvimento de estratégias metadiscursivas e metacognitivas.Nowadays the massive technological advances compel each individual to be active, critical and skilled in several areas and one thing seems to be predictable: only with an effective knowledge of writing and reading competences can we be plain/complete citizens with an effective communicative competence. However our educational practice as well as several studies, PISA for instance, have been showing the students’ weak performance in writing and in reading comprehension. Aiming at fully realising the possible causes of these difficulties, we produced both a didactic sequence focused on the abridgement technique, for the vital prevailing importance of the reading comprehension domain and the ability to rewrite what of the contents has been apprehended through the reading experience. On the other hand, facing writing while a process that needs an effective acquisition of knowledge, we have worked on the different process levels engaged in this competence to confirm their repercussions on writing development. To accomplish this study, the emphasis was set in the pedagogic action by an explicit teaching of the abridgement technique, which is defined as a master one in the reading skill. The results have shown the explicit teaching to be a pattern which undoubtedly leads to the student’s autonomy in reading comprehension matters. In what concerns text writing there’s still a long way to go in order to reach the quality of the competent writer inside the classroom. Writing is an open process, and the student should be able to generate and manage (Barbeiro e Pereira: 2007) the possibilities at his reach to produce a text, which isn’t a common procedure for the majority of the students which make up the sample focus on this study. So, being able to transform their own writing process will be the very challenge in the learning process, giving to school a vital role in this process. Therefore, we consider that the abridgement is the text writing technique that better serves this desideratum: reading is innate to the development process of writing production. Such performance will be more effective when the students will be able to think over his and his colleagues written productions; therefore we support cooperative writing as an effective strategy for the development of metadiscursive and metacognitive strategies.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumRelvas, Ana Maria da Silva2014-07-28T09:09:56Z2008-062008-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2122porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:57Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:49.622005Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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