Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedroso, Carmen Fabrício
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/1972
Resumo: A promoção de uma educação literária junto dos alunos tem sempre como recurso pedagógico privilegiado o texto de literatura. Partindo de um livro podemos levar os alunos a falar dos textos com as suas próprias palavras. É através da leitura que os alunos vêem, descobrem o mundo e se descobrem ou redescobrem a eles próprios. É através da leitura que o aluno se torna acolhedor e produtor de cultura, a interagir com o texto. À medida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, muitas vezes, a problemas de compreensão leitora. Muitas vezes é o próprio manual escolar que acaba por afastar o aluno dos livros e da leitura. O objectivo deste estudo é tentar perceber as causas da fraca compreensão que os alunos têm dos textos que lêem e analisar o modo como através das perguntas estes podem ser interpretados. No primeiro capítulo, far-se-á uma primeira abordagem a um dos principais agentes da leitura, o manual escolar, para de seguida se decompor todo o complexo processo da compreensão leitora. No segundo capítulo, apresentamos o trabalho realizado numa escola secundária durante um ano lectivo.
id RCAP_160b94ce22e9432781e11b1532a5c91b
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1972
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundárioCompreensão leitoraA promoção de uma educação literária junto dos alunos tem sempre como recurso pedagógico privilegiado o texto de literatura. Partindo de um livro podemos levar os alunos a falar dos textos com as suas próprias palavras. É através da leitura que os alunos vêem, descobrem o mundo e se descobrem ou redescobrem a eles próprios. É através da leitura que o aluno se torna acolhedor e produtor de cultura, a interagir com o texto. À medida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, muitas vezes, a problemas de compreensão leitora. Muitas vezes é o próprio manual escolar que acaba por afastar o aluno dos livros e da leitura. O objectivo deste estudo é tentar perceber as causas da fraca compreensão que os alunos têm dos textos que lêem e analisar o modo como através das perguntas estes podem ser interpretados. No primeiro capítulo, far-se-á uma primeira abordagem a um dos principais agentes da leitura, o manual escolar, para de seguida se decompor todo o complexo processo da compreensão leitora. No segundo capítulo, apresentamos o trabalho realizado numa escola secundária durante um ano lectivo.Promoting a literary education in students always has the literary text as a privileged pedagogical resource. Using a book we can take students to talk about texts using their own words. It is through reading that students see, find the world and discover or rediscover themselves. It is through reading that the student becomes culture receiver and producer interacting with the text. As a student grows up, his/her motivation to read often diminishes due to problems of reading understanding. Many times it is the school book itself that deviates the student from books and from reading. This study’s aim is try to perceive the causes of the small understanding students have of the texts they read and to analyse the way how they can be interpreted through questions. The first chapter will contain an approach to one of the weak reading agents, the school book, and after we will decompose all the complex process of reading understanding. In the second chapter we will present a work performed in a secondary school during a school year.Universidade da Beira InteriorSardinha, Maria da Graça Guilherme de AlmeidauBibliorumPedroso, Carmen Fabrício2014-07-02T09:11:43Z2010-062010-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/1972porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:45Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/1972Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:42.807914Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário
title Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário
spellingShingle Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário
Pedroso, Carmen Fabrício
Compreensão leitora
title_short Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário
title_fullStr Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário
title_full_unstemmed Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário
title_sort Classificação de perguntas em compreensão leitora: relatório de 2º ciclo em ensino do Português no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário e de Espanhol nos ensinos básico e secundário
author Pedroso, Carmen Fabrício
author_facet Pedroso, Carmen Fabrício
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sardinha, Maria da Graça Guilherme de Almeida
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedroso, Carmen Fabrício
dc.subject.por.fl_str_mv Compreensão leitora
topic Compreensão leitora
description A promoção de uma educação literária junto dos alunos tem sempre como recurso pedagógico privilegiado o texto de literatura. Partindo de um livro podemos levar os alunos a falar dos textos com as suas próprias palavras. É através da leitura que os alunos vêem, descobrem o mundo e se descobrem ou redescobrem a eles próprios. É através da leitura que o aluno se torna acolhedor e produtor de cultura, a interagir com o texto. À medida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, muitas vezes, a problemas de compreensão leitora. Muitas vezes é o próprio manual escolar que acaba por afastar o aluno dos livros e da leitura. O objectivo deste estudo é tentar perceber as causas da fraca compreensão que os alunos têm dos textos que lêem e analisar o modo como através das perguntas estes podem ser interpretados. No primeiro capítulo, far-se-á uma primeira abordagem a um dos principais agentes da leitura, o manual escolar, para de seguida se decompor todo o complexo processo da compreensão leitora. No segundo capítulo, apresentamos o trabalho realizado numa escola secundária durante um ano lectivo.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-06
2010-06-01T00:00:00Z
2014-07-02T09:11:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/1972
url http://hdl.handle.net/10400.6/1972
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Beira Interior
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136335766749184