O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ezequiel Nunes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13208
Resumo: Neste relatório consta o trabalho final do estágio pedagógico realizado no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por fundamento a investigação feita sobre o ensino da Filosofia através do ensino à distância em modo atípico provocado pela pandemia Covid-19, usufruindo da ferramenta Google Classroom para fomentar a possibilidade real do processo de ensino e de aprendizagem na singularidade do ensino à distância. Primeiramente, será abordado o panorama dos pressupostos didáticos inerentes ao ensino à distância e, seguidamente, a vantagem na diversificação de procedimentos estratégicos e de meios, relevando o texto filosófico como instrumento dialógico para encontro com a Filosofia. É, também, elaborada uma resenha acerca da relação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino à distância. Investigamos, também, a aliança entre o ensino à distância e as Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Filosofia, munindo-nos da plataforma Google Classroom, enquanto ferramenta protocolada para a continuidade do ensino e das aprendizagens à distância. O segundo capítulo incide sobre o aspeto prático, expondo-se as estratégias e os recursos experimentados na prática letiva realizada no estágio. Na conclusão recuperam-se os objetivos propostos e o corolário das aulas lecionadas no contexto do estágio pedagógico.
id RCAP_28fff115b3d6248baba5f0a8ccbaf087
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13208
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google ClassroomEnsino à DistânciaEnsino da FilosofiaGoogle ClassroomLiberdade e DeterminismoRelatório de EstágioDomínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e ReligiãoNeste relatório consta o trabalho final do estágio pedagógico realizado no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por fundamento a investigação feita sobre o ensino da Filosofia através do ensino à distância em modo atípico provocado pela pandemia Covid-19, usufruindo da ferramenta Google Classroom para fomentar a possibilidade real do processo de ensino e de aprendizagem na singularidade do ensino à distância. Primeiramente, será abordado o panorama dos pressupostos didáticos inerentes ao ensino à distância e, seguidamente, a vantagem na diversificação de procedimentos estratégicos e de meios, relevando o texto filosófico como instrumento dialógico para encontro com a Filosofia. É, também, elaborada uma resenha acerca da relação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino à distância. Investigamos, também, a aliança entre o ensino à distância e as Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Filosofia, munindo-nos da plataforma Google Classroom, enquanto ferramenta protocolada para a continuidade do ensino e das aprendizagens à distância. O segundo capítulo incide sobre o aspeto prático, expondo-se as estratégias e os recursos experimentados na prática letiva realizada no estágio. Na conclusão recuperam-se os objetivos propostos e o corolário das aulas lecionadas no contexto do estágio pedagógico.This report contains the final work of the pedagogical internship carried out within the scope of the Master's in Philosophy Teaching in Secondary Education and is based on the investigation carried out on the teaching of Philosophy through distance learning in an atypical manner caused by the Covid-19 pandemic, taking advantage of the Google Classroom tool to promote the real possibility of the teaching and learning process in the uniqueness of distance learning. First, the panorama of didactic assumptions inherent to distance learning will be addressed, and then, the advantage in the diversification of strategic procedures and means, highlighting the philosophical text as a dialogical instrument for the meeting with Philosophy. A review of the relationship between Information and Communication Technologies and distance learning is also contemplated. We also investigate the alliance between distance learning and Information and Communication Technologies in the teaching of Philosophy, using the Google Classroom platform, as a protocol tool for the continuity of teaching and learning in the distance teaching. The second chapter focuses on the practical aspect, exposing the strategies and resources experienced in the teaching practice conducted in the internship. At the conclusion, the proposed objectives and the corollary of the classes taught in the context of the pedagogical internship are recovered.Amaral, José António Campelo de SousaDomingues, José António DuarteuBibliorumGomes, Ezequiel Nunes2023-02-22T14:11:00Z2022-03-092022-02-072022-03-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13208TID:203226429porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:56:41Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13208Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:52:41.176079Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom
title O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom
spellingShingle O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom
Gomes, Ezequiel Nunes
Ensino à Distância
Ensino da Filosofia
Google Classroom
Liberdade e Determinismo
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
title_short O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom
title_full O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom
title_fullStr O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom
title_full_unstemmed O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom
title_sort O ensino da Filosofia no ensino à distância através da ferramenta Google Classroom
author Gomes, Ezequiel Nunes
author_facet Gomes, Ezequiel Nunes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Amaral, José António Campelo de Sousa
Domingues, José António Duarte
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Ezequiel Nunes
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino à Distância
Ensino da Filosofia
Google Classroom
Liberdade e Determinismo
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
topic Ensino à Distância
Ensino da Filosofia
Google Classroom
Liberdade e Determinismo
Relatório de Estágio
Domínio/Área Científica::Humanidades::Filosofia, Ética e Religião
description Neste relatório consta o trabalho final do estágio pedagógico realizado no âmbito do mestrado em Ensino da Filosofia no Ensino Secundário e tem por fundamento a investigação feita sobre o ensino da Filosofia através do ensino à distância em modo atípico provocado pela pandemia Covid-19, usufruindo da ferramenta Google Classroom para fomentar a possibilidade real do processo de ensino e de aprendizagem na singularidade do ensino à distância. Primeiramente, será abordado o panorama dos pressupostos didáticos inerentes ao ensino à distância e, seguidamente, a vantagem na diversificação de procedimentos estratégicos e de meios, relevando o texto filosófico como instrumento dialógico para encontro com a Filosofia. É, também, elaborada uma resenha acerca da relação entre as Tecnologias de Informação e Comunicação e o ensino à distância. Investigamos, também, a aliança entre o ensino à distância e as Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino da Filosofia, munindo-nos da plataforma Google Classroom, enquanto ferramenta protocolada para a continuidade do ensino e das aprendizagens à distância. O segundo capítulo incide sobre o aspeto prático, expondo-se as estratégias e os recursos experimentados na prática letiva realizada no estágio. Na conclusão recuperam-se os objetivos propostos e o corolário das aulas lecionadas no contexto do estágio pedagógico.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-09
2022-02-07
2022-03-09T00:00:00Z
2023-02-22T14:11:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/13208
TID:203226429
url http://hdl.handle.net/10400.6/13208
identifier_str_mv TID:203226429
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136414801068032